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Educação corporativa: o que é e como implementar? Entenda aqui!

5 min de leitura

Publicado em 01/10/18

Atualizado em Julho 28, 2021

Entender o que é a educação corporativa e como implementá-la em seu negócio pode melhorar os resultados obtidos por sua empresa por meio do engajamento e da capacitação dos colaboradores envolvidos nesse processo.

Afinal, se os funcionários estão mais preparados isso se refletirá em outros profissionais diretamente ligados ao seu empreendimento, como fornecedores, clientes e a comunidade atrelada à atuação do seu negócio.

Se quer entender com maior profundidade tudo isso e se beneficiar das vantagens que a educação corporativa oferece, continue lendo e aprenda com as informações a seguir!

O que é educação corporativa?

Como o próprio nome sugere, é o processo de capacitação de colaboradores capaz de prepará-los para agir com maior eficiência e agilidade em suas atividades, mas também os tornar mais satisfeitos e engajados com o trabalho que fazem.

As empresas já entenderam que um bom salário e uma boa posição podem não ser suficientes para reter um talento se ele não se identificar com o que faz e obtiver satisfação pela função exercida.

Nesse sentido, a educação corporativa entra como forma de alinhá-lo com os objetivos macro da empresa e fazê-lo entender que não é só um número ali, mas um ser humano e um profissional essencial para o bom desenvolvimento da corporação e dele próprio.

Pense que ao investir em capacitação e formação humana dentro das empresas não é só a organização que sai ganhando, mas o próprio colaborador, que expandirá o seu know how a cada aula ou workshop do qual participa.

Outra questão que mencionamos rapidamente na introdução e que faz parte da educação corporativa é a inclusão dos fornecedores, da comunidade e até da família dos profissionais da empresa nesse processo — tudo depende do quanto se quer investir e aonde se quer chegar com isso. As possibilidades são muitas e os resultados também podem ser incríveis.

Quais as vantagens da educação corporativa?

Para começar, você não precisa contar com um corpo docente externo ao seu negócio para poder realizar a educação corporativa. Inclusive, valendo-se dos próprios gestores e colaboradores de destaque você os valoriza e cria uma relação muito mais rica nas aulas, palestras e workshops ofertados, já que os profissionais estarão entre iguais que conhecem de perto os desafios enfrentados diariamente.

Tal estratégia une o útil ao agradável, já que os professores serão gente de casa e você não precisará contratar uma equipe de fora, coisa que muitas vezes sai caro e pode pesar no orçamento da organização.

Outro ponto importante é que a educação corporativa promove o alinhamento das expectativas e objetivos dos colaboradores da empresa, evitando ou mesmo diminuindo consideravelmente mal-entendidos, falta de motivação e diversos obstáculos aos bons resultados e à alta produtividade.

Isso se dá tanto pelo diálogo possibilitado nesse ambiente educacional como pelas diretrizes indicadas pelos professores, o que fortalece a cultura empresarial e melhora significativamente o clima organizacional — duas questões que costumam andar juntas e influenciar uma à outra. 

Como as empresas são beneficiadas por ela?

Conforme mencionamos no primeiro tópico, os verdadeiros talentos da sua empresa não trabalharão apenas por um bom salário e uma alta posição na sua empresa, independentemente se ela é de pequeno, médio ou grande porte.

Pode até ser que em um primeiro momento esses quesitos relativos às finanças e ao status agradem o profissional, mas, pensando estrategicamente no médio ou longo prazo, pode se cansar de executar uma tarefa que não tem mais sentido para ele.

Por isso, um dos pontos mais fortes da educação corporativa é o fortalecimento da retenção de talentos, um assunto que tem sido a preocupação de muitas empresas, já que encontrar um profissional assim não é tão fácil e ao trabalhar na empresa por determinado tempo ele levará consigo o conhecimento e a experiência obtidos ali, podendo ser uma perda enorme para o negócio.

Claro que esse não é o objetivo principal desse modelo educacional, já que todos os envolvidos nesse processo poderão melhorar suas atitudes em relação ao trabalho e o desempenho de uma forma geral. Já dissemos que a educação corporativa ultrapassa uma só frente da empresa e acaba resvalando também nos fornecedores, na comunidade e até nos familiares por meio de colaboradores mais eficientes, cultos e satisfeitos.

Quais as principais características e como implementá-la?

Bom, após ter acesso a todas essas informações você deve estar ávido se perguntando: ok, mas como implementar a educação corporativa na minha empresa e quais seriam suas principais características? Pois bem, para fechar com chave de ouro, vamos destrinchar tudo isso para você neste tópico final.

Vamos começar pelas questões fundamentais que devem guiar o seu planejamento para a efetivação desse projeto educacional. Algumas delas são:

  • quem eu quero atingir com essas aulas? Seria apenas para colaboradores ou estenderei a outros públicos?

  • por que esse público é importante para os objetivos da empresa na implementação da educação corporativa?

  • quais as principais dores de cada equipe e como saná-las (tanto as de cunho interpessoal como de habilidade profissional)?

  • quais serão os formatos das aulas e onde elas acontecerão?

  • como prepararei o material das aulas, o que constará neles e em qual formato acontecerá (vídeo, livros, e-books etc)?

Essas são apenas algumas das perguntas que poderão delinear as características principais da educação corporativa em sua empresa e, para efetivá-la, você ainda precisa pensar em mais alguns pontos. Confira a seguir.

Prepare o conteúdo das aulas e invista em materiais auxiliares

Bom, todo curso, seja ele um workshop de algumas horas ou uma graduação que dura anos, tem início, meio e fim e uma linha condutora que guia esse processo. Pense bem em como introduzirá os assuntos e considere a possibilidade de realizar uma aula inaugural explicando primeiramente o conceito de educação corporativa a fim de alinhar as expectativas quanto ao curso e engajar os colaboradores nesse propósito.

Se a ideia é justamente fugir de formatos comuns e dar um caráter mais prático à formação, então, considere também contar com materiais auxiliares, como videoaulas, videoconferências e demais possibilidades que enriqueçam essa experiência.

Vale lembrar que é muito comum contar com empresas especializadas que oferecem cursos a distância aptos a atenderem às mais diversas demandas do mundo corporativo. Mesmo que você não contrate um curso completo, considere a possibilidade de receber alguns direcionamentos dessas organizações que se dedicam a essa formação.

Acompanhe e analise os resultados

Acompanhar e analisar os resultados é um dos cernes de todo negócio bem-sucedido. Afinal, agir apenas por “achismo” pode te levar a atitudes equivocadas enquanto acredita que está fazendo a coisa certa. 

Tenha a frieza de avaliar o que vem sendo feito e quais melhorias têm sido alcançadas ao longo desse processo. Aproveite também para fazer os ajustes necessários e assim colher os melhores desdobramentos.

Como pôde ver, são muitas as vantagens de se investir na capacitação e engajamento dos seus colaboradores. Utilize as informações dadas aqui para fazer a diferença em seu empreendimento.

Se gostou de saber o que é educação corporativa e como implementá-la no seu negócio, aproveite para entender como a diversidade no trabalho melhora o mundo e os negócios.

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