As empresas precisam de funcionários qualificados e engajados para produzir bons resultados. Porém, isso apenas se concretiza com a presença de líderes que tenham um elevado grau de influência sobre os colaboradores. Esse fator faz com que as organizações apostem no desenvolvimento de liderança.
É comum, em um grupo social, haver pessoas com mais aptidão para conduzir as outras a um determinado caminho. Apesar disso, é necessário potencializar a capacidade de um funcionário de estimular uma equipe a ser mais produtiva, o que é bastante positivo para qualquer organização.
Neste post, destacaremos como funciona um plano de desenvolvimento de líderes e a necessidade de investir nos colaboradores ideais para alcançar um bom desempenho. Também abordaremos a contribuição de uma empresa de RH para uma companhia ter lideranças expressivas e influentes. Confira!
O que é um plano de desenvolvimento de liderança?
Trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo preparar colaboradores para assumirem funções estratégicas em uma corporação. Para alcançar o sucesso, é fundamental que haja um alinhamento entre os gestores, para que as atividades sejam feitas de maneira adequada.
Em outras palavras, os dirigentes devem servir de modelo para que os funcionários possam compreender os rumos que a empresa deve adotar. O ideal é que haja uma definição bem clara da missão (razão da existência), visão (aonde se pretende chegar) e valores institucionais.
À medida que os funcionários compreendem como a empresa funciona, maiores são as possibilidades de assimilarem o que deve ser feito, fator relevante para atingir uma performance de alto nível. Para a diretora de RH do ManpowerGroup Brasil, Wilma Dal Col, o plano de formação de líderes deve ser trabalhado de maneira contínua, para que a organização tenha pessoas qualificadas para gerenciar equipes e bater metas.
Ela recomenda que haja parâmetros de avaliação dos resultados obtidos com o plano de desenvolvimento de lideranças. Segundo a diretora, assim é mais fácil verificar os pontos de melhoria e as ações que estão sendo devidamente executadas. Uma política de treinamento bem estruturada é indispensável para a capacitação de líderes.
Por que é importante investir nas pessoas certas na empresa?
A formação de lideranças deve ser uma das prioridades de uma corporação. Do contrário, há um grande risco de o investimento não alcançar os objetivos esperados. Esse cenário favorece a implantação de um plano para capacitar alguns colaboradores a exercerem um papel importante na condução da estratégia.
Além disso, exige uma observação muito atenta para identificar os funcionários com habilidades para liderar um projeto ou unidade. Se o programa de treinamento de novos líderes e a indicação dos participantes forem bem executados, a empresa tem grandes chances de obter uma melhoria no rendimento em curto prazo.
Um dos motivos é o fortalecimento da cultura organizacional, porque haverá uma transmissão de valores para as novas lideranças, favorecendo o engajamento e um maior envolvimento com as metas estabelecidas.
Ao estarem identificados com as ações da instituição, os funcionários se sentirão mais à vontade para desenvolver um bom trabalho e inovar. Ou seja, será criado um ambiente mais favorável para as mudanças, que estão cada vez mais presentes no mundo corporativo. Isso mostra que o desenvolvimento de liderança precisa fazer parte da estratégia de uma companhia.
Hoje, as corporações devem se preocupar não apenas com a produtividade dos colaboradores, mas também com a satisfação deles no ambiente de trabalho. Ao ter líderes com elevado grau de empatia, fica mais simples motivar os profissionais e torná-los mais eficientes e preparados para enfrentar a concorrência.
Como uma empresa de RH pode ajudar no desenvolvimento de liderança da sua empresa?
Para o desenvolvimento de liderança ser bem executado, é interessante que haja o apoio de uma empresa de RH habilitada para atender organizações de médio e grande porte. No caso do ManpowerGroup, o trabalho para formação de novos líderes envolve, inicialmente, uma análise do cenário do cliente e uma avaliação do que pode ser feito para atingir os objetivos previstos.
É possível fazer um trabalho de liderança por meio de um programa com alguns módulos de cursos ou com atividades envolvendo pessoas dentro ou fora da organização. Também é viável criar soluções ou oficinas de trabalho, para que os funcionários pratiquem e vivenciem tudo o que foi conceituado.
Por outro lado, essa iniciativa não tem sido muito adotada pela maioria das empresas brasileiras. Hoje, o foco está nos trabalhos mais pontuais com a liderança, como programas de mentoria e de coaching, em que a demanda envolve situações muito específicas ou de maior emergência.
Por exemplo, uma companhia tem líderes que devem deixar o cargo em breve. Nesse caso, é fundamental que os sucessores estejam habilitados para substituí-los no prazo de 2 a 5 anos. Esse trabalho pode ser bem feito, caso haja uma orientação de RH adequada para todos os envolvidos nessa atividade.
Quais são as vantagens de contratar uma empresa de RH?
O desenvolvimento de liderança tem mais chances de alcançar o sucesso com o investimento em uma empresa como o ManpowerGroup. O motivo está na linha de negócios conhecida como Right Management, cuja meta é formar líderes que podem contribuir para melhorar o desempenho de uma equipe e de processos dentro de uma organização.
Na avaliação de Wilma Dal Col, o alcance de bons resultados com essa iniciativa é possível porque o ManpowerGroup adota pesquisas globais para desenvolver programas que propiciem aos novos líderes estarem capacitados para compreender as novas tendências do mercado e dos consumidores. Com estudo e planejamento, os clientes visualizam os cenários em cada segmento de atuação.
A diretora de RH do ManpowerGroup Brasil também destaca que essa postura é muito importante para a implantação de mudanças que são efetivadas. Independentemente do porte da companhia, contar com líderes atentos ao que está acontecendo no mundo corporativo é uma questão de sobrevivência. Uma corporação não se pode dar ao luxo de parar no tempo e prestar os serviços da mesma forma todo dia. O avanço tecnológico e a exigência dos consumidores não permitem mais esse comportamento.
Atualmente, a melhoria contínua nas empresas tem relação direta com o desenvolvimento de liderança, pois os funcionários apenas serão mais produtivos ao serem guiados por pessoas com empatia e capacidade de inovação. Se uma corporação não investir adequadamente na sua equipe, será facilmente engolida pelos concorrentes.
Para o seu negócio contar com profissionais mais engajados e criativos, a dica é procurar o ManpowerGroup agora mesmo. Temos as melhores pessoas e ferramentas para você estar sintonizado com as principais tendências do mercado!