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Começando um novo trabalho remotamente

3 min de leitura

Publicado em 22/10/20

Atualizado em Julho 28, 2021

Quando você está começando em um novo trabalho, seu primeiro dia normalmente seria com uma reunião com seu novo líder, a entrega do seu equipamento, tentar aprender os nomes de seus colegas e descobrir onde ficam os banheiros e impressoras. Mas e se seu novo trabalho for remoto? Como você conhecerá seus colegas, ficará atualizado sobre sua função ou saberá quem procurar quando tiver dúvidas?
Aqui estão algumas dicas para tornar seu primeiro dia no trabalho remoto um grande sucesso.

Entenda o processo de integração

Fale com antecedência com seu gerente ou contato de RH para saber como será a integração. A organização pode enviar um laptop para você ou pode pedir que você use seu próprio aparelho. Eles podem guiá-lo em seu primeiro dia via Zoom, Skype ou Microsoft Teams, ou talvez lhe enviem um manual do colaborador ou passo a passo por e-mail. A própria empresa pode ainda estar tentando formalizar seus procedimentos de trabalho remoto, então talvez o processo não seja tão tranquilo como de costume. Certifique-se de combinar a logística do processo de integração com antecedência e entender completamente o que esperar.

Pratique a “rota” até o trabalho

É comum fazer o trajeto até o seu novo trabalho antes do primeiro dia para ter certeza de que não vai ter problemas ou se perder para chegar. Você pode fazer o mesmo no seu primeiro dia virtual. Faça o login mais cedo para ter tempo de resolver dificuldades técnicas. Certifique-se também de que todos os softwares que você precisa sejam baixados com antecedência e que você saiba como usar cada um deles.

Preste atenção na sua presença

É provável que em seu primeiro dia você tenha ao menos uma reunião virtual com seu gerente ou equipe. Embora você possa estar acostumado a trabalhar em casa com roupas casuais, lembre-se de se vestir de maneira profissional para causar uma boa primeira impressão. Preste atenção ao seu ambiente virtual, incluindo a iluminação, itens de fundo e tente minimizar o ruído externo.

Descubra como sua equipe se comunica

É importante aprender como seu gerente e sua equipe preferem interagir. Eles dependem muito do e-mail ou tendem a utilizar chamadas de vídeo ou voz? Eles usam alguma rede interna, como Teams, Slack ou Yammer para se manter em contato? Com relação ao seu gerente, ele gosta de receber perguntas à medida que surgem por e-mail ou prefere resolver tudo em uma ligação individual semanal? Existem horas específicas do dia ou da semana em que eles preferem não ser incomodados? Lembre-se de que seus colegas ainda podem estar tentando definir suas preferências à medida que se adaptam à nova rotina. Mas conhecer os estilos de comunicação de seus colegas ajudará você a se integrar com a equipe mais rapidamente e promover interações positivas.

Seja notado

Normalmente, quando você inicia um novo emprego, é imediatamente apresentado a muitas pessoas no escritório e aprende o que elas fazem. Você também encontraria novas pessoas no elevador ou na cozinha e iniciaria novos relacionamentos dessa forma. Este processo provavelmente demorará um pouco mais e exigirá mais esforço quando você começar no seu novo trabalho remoto. Deixe as pessoas saberem que você é a nova pessoa em qualquer rede online como Slack ou Yammer, ou enviando alguns e-mails curtos para outras pessoas do seu departamento. Se houver uma reunião de equipe, tente encontrar um momento para se apresentar e apresentar sua função. Você pode até precisar lembrar às pessoas quem você é ao contatá-las por e-mail ou em uma teleconferência, uma vez que elas não verão você no dia a dia. Antes de fazer um comentário sobre uma chamada em grupo, simplesmente diga quem você é e mencione que você é novo na empresa.

Encontre colegas de trabalho

Já que você não vai conversar com colegas na cozinha enquanto toma um café e nem terá um almoço de boas-vindas, é uma boa ideia ser proativo para conhecer seus novos colegas melhor. Marque um bate-papo virtual para descobrir mais sobre suas funções, os projetos em que estão trabalhando e tudo o que acham que você deve saber sobre a organização. Compartilhe quaisquer dúvidas que você possa ter e peça recomendações sobre outras pessoas que você deve conhecer dentro da empresa. Que ideias eles podem compartilhar com você sobre a cultura da organização?

Procure oportunidades

A pandemia está causando mudanças no mundo do trabalho como nunca vimos e as circunstâncias estão evoluindo rapidamente. Devido à essa velocidade, você pode não estar tão atarefado quanto esperava, ou mesmo certos projetos em que esperava trabalhar podem ser arquivados e outras tarefas priorizadas. Em vez de achar isso ruim, tente identificar oportunidades onde você pode agregar valor. Procure outras pessoas para oferecer sua ajuda e fale nas reuniões para sugerir ideias. Pense no valor adicional que você pode agregar ao negócio.
Não há dúvida de que este é um momento difícil para a transição para uma nova função. Mas, sendo proativo, paciente e flexível, você pode se integrar facilmente à sua nova equipe e provar seu valor para a organização.

*texto originalmente publicado em: https://www.manpowergroup.co.uk/the-word-on-work/starting-new-job-remotely/

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