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Ciclo de vida do colaborador: crie uma experiência de trabalho positiva

Escrito por ManpowerGroup Brasil | 08/08/23

Com a escassez de talentos alcançando níveis recordes, cuidar da satisfação e da retenção dos profissionais tornou-se uma prioridade para as equipes de RH. Mas, para desenvolver estratégias bem-sucedidas nessa frente, é preciso compreender o ciclo de vida do colaborador.

Ao incluir as etapas principais da relação entre a organização e a sua força de trabalho, esse conceito funciona como um guia para a gestão de pessoas. O melhor de tudo é que ele considera tanto os interesses da empresa quanto as necessidades e as ambições de cada membro da equipe. 

Quer saber quais fases compõem o ciclo de vida do colaborador e como aprimorar a experiência dos talentos em cada uma delas? Então, continue com a leitura do texto. 

O que é o ciclo de vida do colaborador?

O ciclo de vida do colaborador é um conceito que descreve as etapas-chave da jornada de um profissional na organização, desde o momento em que ele é atraído para a vaga até o seu desligamento, por decisão própria ou do empregador. 

Ao mapear os principais pontos de interação entre o colaborador e a empresa, bem como facilitar a tomada de decisões estratégias em cada um deles, essa abordagem é conhecida por contribuir para uma gestão de pessoas mais eficaz. 

Afinal, quando o RH estabelece uma abordagem holística para o gerenciamento do capital humano, ele tem a oportunidade de otimizar o potencial individual e coletivo dos colaboradores, criando assim um ambiente propício à motivação e ao engajamento.  

Quais etapas compõem o ciclo de vida do colaborador?

Essas etapas podem variar conforme a estrutura e as políticas de cada empresa.

Mas, de modo geral, as principais fases desta jornada são:  

1. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

O processo de recrutamento e seleção costuma marcar o primeiro contato dos profissionais com a empresa. Por isso, a experiência deles nessa fase é determinante para o sucesso da relação de trabalho que vai se estabelecer a partir dali. 

Vale lembrar que R&S envolve várias atividades que vão desde a divulgação da vaga e a triagem de currículos, até a realização de entrevistas e avaliações individuais para identificar os candidatos mais adequados.  

O objetivo é favorecer a contratação de profissionais com as habilidades, as experiências e os valores compatíveis com a cultura organizacional, visando garantir um bom encaixe entre a pessoa e o cargo que será ocupado. 

2. ONBOARDING 

O onboarding, ou integração, é o processo de acolhimento do novo colaborador na empresa. Nessa etapa, o profissional é apresentado ao ambiente de trabalho, aos colegas e à cultura da organização.  

O grande foco desta estratégia é proporcionar uma transição suave ao recém-chegado, para que ele se sinta bem-vindo e preparado para exercer a função para a qual foi contratado. 

3. DESENVOLVIMENTO E TREINAMENTO 

Outra etapa bastante importante do ciclo de vida do colaborador na empresa é o aprimoramento das habilidades e competências profissionais para que ele esteja sempre pronto para cumprir com suas tarefas de maneira eficiente. 

Lembrando que as ações de treinamento e desenvolvimento podem incluir a oferta de cursos, workshops, programas de capacitação, planos de desenvolvimento individual e mentoria.  

4. CRESCIMENTO PROFISSIONAL 

Refere-se ao avanço da carreira do colaborador na empresa. É nessa fase da jornada que a organização oferece oportunidades de promoção e maiores desafios, a fim de reconhecer o desempenho alcançado pelo profissional e motivá-lo a continuar progredindo. 

5. DESLIGAMENTO 

O encerramento da relação de trabalho entre um colaborador e a empresa pode acontecer por diversos motivos, como aposentadoria, término de contrato, demissão voluntária ou involuntária.  

Seja qual for a situação, o mais importante é conduzir esse processo de forma respeitosa, ética e humanizada, garantindo que todos os trâmites legais e procedimentos internos sejam seguidos. 

Por que promover uma boa experiência em todas as fases? 

Quando as organizações conseguem promover uma experiência significativa durante a jornada do colaborador, todos saem ganhando. Em geral, esse é um esforço que pode resultar em: 

CONTRATAÇÕES MAIS CERTEIRAS 

Ao estruturar um bom processo de recrutamento e seleção, as empresas aumentam suas chances de atrair e contratar profissionais com boas habilidades técnicas e comportamentais e que se conectem com a cultura organizacional.  

AUMENTO DO ENGAJAMENTO E DA PRODUTIVIDADE 

Quando os colaboradores estão satisfeitos com o trabalho, eles também tendem a se sentirem mais motivados. Isso leva a um maior engajamento e, consequentemente, a um aumento na produtividade e na qualidade das tarefas realizadas. 

FORTALECIMENTO DA MARCA EMPREGADORA 

Colaboradores satisfeitos e motivados falam bem da empresa para terceiros e a recomendam como um bom lugar para se trabalhar. Com o tempo, esse “boca a boca” ajuda a melhorar a imagem da organização no mercado de trabalho, tornando-a mais atraente para potenciais candidatos. 

REDUÇÃO DA ROTATIVIDADE DE PESSOAS 

Ao melhorar o ciclo de vida do colaborador, as empresas também reduzem o turnover e os custos associados à contratação e ao treinamento de novos funcionários. Afinal, colaboradores satisfeitos são propensos a permanecer na organização por mais tempo. 

Como melhorar o ciclo de vida do colaborador? 

Promover uma boa experiência em todas as fases do ciclo de vida do colaborador é um investimento valioso, resultando em profissionais comprometidos em contribuir para o sucesso da organização a longo prazo, como explicamos anteriormente. 

Se isso é algo que a sua empresa ambiciona, veja algumas estratégias que podem ajudar: 

REVISITE O PROCESSO DE CONTRATAÇÃO 

Contar com um processo de R&S eficiente é o caminho para que companhias consigam contratar talentos, em um curto período, sem deixar de garantir uma boa experiência a quem se candidata. 

Entre as soluções que se destacam, por apoiar a implementação de estratégias mais eficientes, está o Recruitment Process Outsourcing , ou RPO, nome dado à terceirização da equipe responsável pelas atividades de recrutamento e seleção.  

DESENVOLVA AS LIDERANÇAS DA EMPRESA 

Investir no desenvolvimento das lideranças é crucial para aprimorar o ciclo de vida do colaborador. Afinal, boa parte da jornada dos profissionais é marcada pela participação dos seus gestores diretos. 

Ao oferecer um programa focado no desenvolvimento e no aperfeiçoamento de competências imprescindíveis para o desempenho da função, as empresas ajudam a construir uma gestão cada vez mais humanizada, que valoriza o bem-estar de cada equipe. 

OFEREÇA GESTÃO DE CARREIRA AOS COLABORADORES 

Proporcionar oportunidades de crescimento profissional é uma forma de melhorar o ciclo de vida do colaborador — e a boa notícia é que existem muitas maneiras de alcançar esse objetivo. 

Além de estabelecer planos de carreira claros para cada função, mostrando possibilidades de crescimento e progressão, as empresas também podem incentivar a movimentação interna dos talentos — prática que ficou conhecida como Redeployment. 

DÊ SUPORTE NO MOMENTO DO DESLIGAMENTO 

Conduzir um processo humanizado de desligamento demonstra que a organização se preocupa, genuinamente, com suas pessoas. É por entender a importância desse momento que muitas empresas já estão investindo em programas de Outplacement 

O objetivo principal da estratégia é fornecer apoio aos colaboradores que estão sendo desligados, minimizando os possíveis impactos desse movimento. Em geral, os projetos de Outplacement incluem desde apoio psicológico até o suporte na busca de vagas alinhadas ao perfil do profissional. 

 

“Quando pensamos em estratégias para reter e engajar os colaboradores, também precisamos considerar o momento de transformação que os negócios estão passando.”  

Wilma Dal Col, Diretora de Gestão Estratégica de Pessoas no ManpowerGroup Brasil 

 

No vídeo a seguir, Wilma Dal Col, Diretora de Gestão Estratégica de Pessoas no ManpowerGroup Brasil, traz outros insights sobre o ciclo de vida dos colaboradores: 

 

 

Considerações finais

Em um cenário altamente competitivo e dinâmico, a promoção de uma experiência positiva durante o ciclo de vida do colaborador é mais do que uma simples estratégia de gestão de pessoas.  

Na prática, esse é um investimento essencial para o sucesso e o crescimento contínuo dos negócios, já que pode trazer benefícios que vão desde a melhora na qualidade das novas contratações, até o aumento da produtividade e a retenção de talentos. 

Ao valorizar os colaboradores em todas as fases de sua jornada na empresa, a organização cria um ambiente acolhedor e inspirador, onde os profissionais se sentem incentivados a alcançar seu potencial máximo e contribuir efetivamente para os objetivos organizacionais. 

Afinal, pessoas satisfeitas são mais propensas a se dedicar, inovar e superar desafios, criando um impacto positivo em todos os níveis da companhia. 

É importante lembrar que, por mais que ter uma equipe engajada e comprometida seja o objetivo de qualquer empresa, é necessário equilíbrio: há uma linha tênue que separa os perfis dedicados daqueles que não conseguem parar de trabalhar. 

Se a sua organização precisa de ajuda para não ultrapassar esse limite, recomendamos a leitura do artigo Workaholic: como lidar com colaboradores que trabalham demais?.