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O que acontece após um desligamento diz muito sobre a empresa. É exatamente para tornar esse momento mais empático e humano que o Outplacement existe.
Ao apoiar a recolocação profissional do colaborador que está deixando a organização, essa estratégia minimiza os impactos que a demissão pode causar, protegendo, inclusive, o Employer Branding.
Quer entender melhor como esses dois temas se conectam? Então, continue a leitura do texto!
O que é Outplacement?
Para falarmos sobre a relação entre Outplacement e Employer Branding, vamos explicar esses dois conceitos separadamente.
Embora o termo Outplacement ainda seja novo para algumas pessoas, essa prática existe no Brasil desde os anos 1980, sendo conhecida também como recolocação profissional.
Em resumo, o Outplacement engloba uma série de recursos que reforçam a preocupação e o comprometimento das empresas com o bem-estar dos colaboradores que estão sendo desligados.
Esse cuidado está presente em como a demissão é planejada e comunicada, mas, principalmente, nas orientações dadas ao profissional a partir de então, para que ele encontre novas oportunidades de carreira mais rapidamente.
Entre as principais estratégias que compõem os programas de Outplacement, podemos citar:
- mentoria para auxiliar o colaborador a determinar os próximos passos de sua jornada profissional;
- aprimoramento das competências e conhecimentos, conforme o caminho que será trilhado;
- participação em cursos, treinamentos e eventos sobre o mercado de trabalho;
- suporte na busca de vagas alinhadas ao perfil do profissional.
Por meio dessas práticas, o Outplacement torna o processo de desligamento mais empático e estratégico, gerando benefícios para todas as partes envolvidas.
O que é Employer Branding?
O Employer Branding, ou marca empregadora, por sua vez, é um termo que se refere à reputação da empresa enquanto local de trabalho.
Em outras palavras, ele diz respeito à forma como a organização é percebida por quem já faz parte dela e por profissionais que podem integrar o time no futuro.
Para construir e fortalecer essa imagem, as companhias precisam adotar diferentes estratégias. Quando fazem isso da maneira certa, atrair e reter talentos se torna mais fácil.
Porém, o verdadeiro segredo está na consistência: as ações de Employer Branding devem estar presentes em toda a jornada do colaborador, desde o primeiro contato com a empresa até o desligamento.
É exatamente nesse ponto que o Employer Branding e o Outplacement se encontram!
Como esses dois conceitos se complementam?
Agora que você já sabe o que é Outplacement e Employer Branding, vamos entender como essas estratégias se conectam para gerar os melhores resultados?
Como dissemos antes, a maneira como uma empresa conduz a demissão de seus talentos diz muito sobre quem ela é enquanto marca empregadora.
Ao promover um relacionamento positivo com o colaborador, mesmo no término da relação de trabalho, o Outplacement reforça a imagem da organização como um lugar que realmente se preocupa, escuta e acolhe as suas pessoas.
Isso é importante por quatro razões principais:
- o impacto da demissão vai além da empresa: com as redes sociais e as plataformas de avaliação, como a Glassdoor, o tratamento que a organização entrega a seus colaboradores pode facilmente se tornar um tema público;
- a percepção do público interno faz diferença na atração de talentos: estima-se que mais de 70% dos candidatos pesquisem sobre a marca empregadora antes de se candidatarem a uma vaga;
- quem sai pode voltar no futuro: profissionais que vivenciam um desligamento respeitoso e empático têm mais chances de indicar a empresa para outros talentos ou até mesmo retornar em novas oportunidades;
- o clima organizacional também é afetado: desligamentos bem conduzidos transmitem segurança para quem continua na equipe, impactando positivamente a produtividade, o engajamento e a lealdade dos talentos.
Considerações finais
As informações que você viu até aqui reforçam um ponto essencial: cuidar dos colaboradores, mesmo nos momentos de transição, é uma escolha que fala muito sobre a cultura de uma empresa.
Oferecer suporte no processo de demissão é um gesto de empatia — e uma estratégia para fortalecer a marca empregadora, preservar relacionamentos e construir um ambiente mais saudável e respeitoso para todas as pessoas.
Na Right Management, já ajudamos mais de 3,5 milhões de pessoas no mundo todo a darem o próximo passo com mais confiança. Nossos programas de Outplacement oferecem apoio personalizado para que empresas e profissionais enfrentem esse momento com mais preparo, incluindo o uso da plataforma NEXT, que torna a jornada mais conectada e eficiente.
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