Você já começou ou terminou um dia de trabalho sentindo aquele peso na mente, preocupando-se com tudo o que ainda precisava fazer?
É fácil se perder em meio a tantas tarefas e sentir que elas estão tomando conta do nosso bem-estar. Mas a boa notícia é que dá para virar esse jogo.
Com as estratégias certas, você pode retomar o controle da sua rotina e evitar que o estresse dite o ritmo do seu dia.
Neste texto, reunimos dicas práticas de organização e gestão do estresse para te ajudar a trabalhar com mais equilíbrio e leveza. Vem com a gente!
Os impactos da ansiedade no trabalho
É quase impossível viver no século XXI sem ter ouvido falar sobre ansiedade. Inclusive, essa foi a palavra escolhida pelos brasileiros como a principal do ano em 2024.
Embora possa se manifestar em muitas áreas da nossa vida, a ansiedade se tornou especialmente comum no ambiente de trabalho. Afinal, ter que lidar com prazos apertados, excesso de demandas, pressão por produtividade e a sensação de nunca conseguir dar conta de tudo alimenta um ciclo de preocupações e estresse.
Com o tempo, esse ciclo pode trazer muitos outros desafios, como:
- queda na produtividade;
- fadiga e exaustão;
- irritabilidade;
- maior propensão a erros;
- distúrbios do sono;
- dores físicas e tensão muscular.
A essa altura, vale lembrar que nem toda ansiedade é patológica. Sentir-se ansioso em certas situações, como antes de uma apresentação importante ou na entrega de um projeto, é algo esperado.
Porém, aprender a gerenciar essa sensação desde cedo ajuda a evitar que ela se torne um problema maior, que afete o bem-estar e o desempenho do indivíduo.
Como lidar com a ansiedade pelas tarefas pendentes?
Como vimos, um dos gatilhos para a ansiedade no trabalho é a sensação de estar sempre correndo contra o tempo, sem conseguir concluir todas as demandas.
Parte desse problema precisa ser monitorada pela gestão. Isso porque as organizações têm um papel fundamental na manutenção de um ambiente de trabalho mais saudável.
Ainda assim, também existem ações individuais que podem ajudar a reduzir essa ansiedade e tornar a rotina mais organizada e produtiva. A seguir, vamos falar sobre elas.
ORGANIZE AS TAREFAS POR ORDEM DE PRIORIDADE
Você já ouviu falar que “quando tudo é urgente, nada é urgente”?
É humanamente impossível dar conta de todas as tarefas ao mesmo tempo, sem sentir ansiedade.
Para evitar que isso aconteça, é importante aprender a distinguir o que realmente precisa ser feito agora do que pode ser adiado ou delegado.
Uma dica é começar o dia criando uma lista e organizando as tarefas por ordem de prioridade. Se tiver dificuldades para definir o que é mais urgente, pedir o apoio do seu líder direto pode ser a solução.
USE FERRAMENTAS DE GESTÃO DE TEMPO E PRODUTIVIDADE
Em muitos casos, a ansiedade com tarefas pendentes surge de uma má administração do tempo.
Afinal, se, ao invés dos 30 minutos inicialmente previstos para concluir uma tarefa, acabamos precisando de uma hora, isso pode rapidamente se transformar em uma bola de neve de atrasos e frustrações.
Usar ferramentas de gestão de tempo que ajudem a planejar as atividades eficientemente é uma boa estratégia para evitar esse cenário.
Agendas digitais, aplicativos de produtividade ou metodologias como a Técnica Pomodoro são algumas das opções que você pode incorporar à sua rotina.
FAÇA PAUSAS REGULARES
Pode parecer contraditório, mas não é. Fazer pequenas pausas ao longo do expediente é uma das melhores maneiras de reduzir a ansiedade no trabalho.
Muitas vezes, ficamos tão focados em concluir as tarefas rapidamente que acabamos nos esgotando, aumentando a sensação de sobrecarga.
Ao parar para tomar um café, por exemplo, você permite que sua mente e corpo se recuperem, o que melhora a concentração e o desempenho ao longo do dia, facilitando a conclusão das atividades.
PRATIQUE O AUTOCUIDADO
Aliar as dicas acima com a adoção de hábitos mais saudáveis contribui não somente para a gestão da ansiedade com tarefas pendentes, mas com o bem-estar geral.
Por hábitos saudáveis, estamos nos referindo a:
- alimentação balanceada;
- prática regular de atividades físicas;
- descanso adequado e sono de qualidade;
- momentos de lazer e socialização.
Ao cuidar de si, você fortalece a capacidade de tomar decisões mais claras e objetivas, facilitando a organização no trabalho.
NÃO TENHA MEDO DE PEDIR AJUDA
Por último, mas não menos importante, busque manter uma comunicação transparente com sua liderança e pares.
Ao compartilhar suas dificuldades com as outras pessoas, você pode encontrar soluções mais rápidas e eficazes, criando assim um ambiente de colaboração onde todos trabalham juntos para alcançar os objetivos comuns.
Além disso, não se esqueça da importância de buscar ajuda especializada ao notar que a ansiedade está afetando sua saúde mental e se tornando difícil de controlar somente com as dicas acima.
Profissionais de saúde mental, como psicólogos, podem oferecer uma perspectiva externa e fornecer estratégias personalizadas para lidar com a situação eficazmente.
Considerações finais
Alcançar o equilíbrio entre produtividade e saúde mental é o melhor caminho para um desempenho sustentável no trabalho e para garantir que você se mantenha bem, tanto física quanto emocionalmente.
Se você gostou do que aprendeu até aqui, temos outro conteúdo incrível para te indicar: no episódio 11 do podcast Papo de Talento, conversamos com o professor Luís Mauro Sá Martino, Doutor em Ciências Sociais, sobre o ritmo frenético do mundo do trabalho e como desacelerar sem perder a produtividade. Assista agora!