Clique no play e confira a versão em podcast deste conteúdo!
Você com certeza já ouviu falar que o descanso é fundamental para o bem-estar de qualquer pessoa, certo? Mas, no Brasil, o aumento dos casos de distúrbios do sono tem comprometido esse aspecto para grande parte da população.
Segundo pesquisas da Fiocruz, 72% dos brasileiros relatam sofrer de doenças relacionadas ao sono. E não pense que isso afeta apenas o indivíduo: as empresas também estão sentindo os impactos, começando pela queda de produtividade.
Diante disso, que tal refletirmos juntos sobre o que as organizações podem fazer para melhorar a qualidade do sono dos seus colaboradores? A partir de agora, vamos entender a importância de noites bem-dormidas e como promovê-las!
Os distúrbios do sono incluem diferentes condições que afetam a qualidade, a duração ou o padrão do sono de uma pessoa, comprometendo seu descanso adequado e bem-estar.
A apneia e a síndrome das pernas inquietas são alguns deles. Porém, a insônia é certamente o mais conhecido. Segundo a 3ª edição da Classificação Internacional de Distúrbios do Sono (ICSD), a insônia crônica é caracterizada pelos sintomas:
Se houvesse uma única causa para os distúrbios do sono, resolver o problema certamente seria mais simples.
O grande desafio é que a dificuldade para dormir pode surgir por vários motivos, geralmente ligados a fatores físicos, psicológicos e ambientais.
Entre eles, destacam-se:
Aqui, vale ressaltar que as condições de trabalho podem ter um grande impacto no surgimento ou agravamento dos distúrbios do sono. A Síndrome de Burnout, por exemplo, que resulta de excesso de trabalho e estresse crônico, também pode causar insônia e privação de sono.
Além de muitas vezes estarem atrelados a problemas de saúde mental e física, os distúrbios do sono podem trazer vários outros impactos negativos.
Aqui estão alguns dos principais:
Assim como um ambiente de trabalho inadequado pode prejudicar o descanso dos colaboradores, os distúrbios do sono também têm o potencial de impactar negativamente a qualidade do trabalho.
Exatamente por isso, as empresas devem atuar proativamente para prevenir e minimizar esses problemas, garantindo um ambiente saudável e produtivo para todas as pessoas. Confira, a seguir, algumas iniciativas que podem ajudar.
Aumentar a conscientização dos colaboradores sobre a importância de dormir bem é sempre um bom caminho.
Que tal, então, começar a investir em palestras com especialistas da área da saúde para educar a equipe e oferecer estratégias práticas para melhorar a qualidade do sono?
Em paralelo, promover campanhas internas de conscientização, com e-mails e murais, também é uma excelente forma de ampliar o acesso à informação e incentivar mudanças de comportamento.
Existem muitos recursos que, ao promover a saúde geral, também ajudam a melhorar a qualidade do sono.
Ao oferecer benefícios corporativos que incentivam a prática de atividades físicas, por exemplo, as organizações contribuem para a redução do estresse dos colaboradores.
Da mesma forma, disponibilizar sessões de aconselhamento e terapia pode contribuir para o gerenciamento da ansiedade e de outros fatores que costumam afetar o sono.
Permitir que os colaboradores ajustem os horários de trabalho para atender às suas necessidades individuais ou facilitar o trabalho remoto são estratégias eficazes para promover um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal.
Na prática, essas abordagens aumentam a satisfação da equipe com o trabalho e proporcionam mais tempo para que os profissionais descansem e se cuidem.
Criar um ambiente de trabalho positivo e livre de estressores desnecessários, como sobrecarga de tarefas, metas abusivas e até mesmo ruídos excessivos, também faz toda a diferença.
De modo geral, um ambiente organizacional saudável promove o bem-estar dos colaboradores, o que se reflete diretamente na qualidade do sono. Quando os profissionais se sentem valorizados, em um ambiente positivo e livre de estresse excessivo, é mais fácil alcançar um sono profundo e reparador.
Promover pausas ao longo do expediente é outra iniciativa aparentemente simples, mas muito poderosa. Afinal, pequenos momentos de descanso servem para reduzir a fadiga e prevenir o esgotamento.
Além disso, é igualmente importante que a empresa respeite os horários de trabalho, assegurando que os colaboradores possam se desconectar e relaxar sem preocupações após "baterem o ponto".
Como vimos até aqui, a qualidade do sono é indispensável não somente para a manutenção da saúde física e mental, mas também para o desempenho eficiente no trabalho.
É por isso que quando as empresas investem em ações como promover um ambiente de trabalho positivo, oferecer flexibilidade de horário e proporcionar recursos voltados para o bem-estar da equipe, elas só têm a ganhar.
Se você gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de outras estratégias de gestão de pessoas, aproveite para conhecer essas 7 dicas para promover mais saúde para os colaboradores.