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7 perguntas que você deve fazer na entrevista para o cargo de gerência

4 min de leitura

Publicado em 18/07/17


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Uma das etapas mais importantes, em qualquer processo de seleção, é a entrevista. O contato frente a frente com o candidato permite observar o seu comportamento, descobrir mais sobre suas habilidades e competências e apresentar as particularidades do cargo desejado. Porém, uma entrevista para o cargo de gerência não pode seguir o mesmo roteiro de uma entrevista comum.

Existem algumas diferenças fundamentais no perfil do profissional que almeja a posição de gerente. Liderança, experiência, ambição e flexibilidade são características imprescindíveis para ter sucesso na carreira.

Por isso, ao contrário de entrevistas para outros cargos, a conversa deve ser focada em suas experiências profissionais e vivências em outras empresas.

Dessa forma, por meio de seus relatos, o entrevistador pode avaliar sua capacidade de pensar estrategicamente, sua visão de mundo e seus valores e determinar se ele pode ou não contribuir positivamente para a empresa.

A melhor maneira de estimular o diálogo e obter respostas honestas e verdadeiras é fugir das perguntas clichês, elaborando questões criativas e com propósito. Confira algumas perguntas que podem ser feitas em uma entrevista para o cargo de gerência:

1. O que a empresa precisa saber sobre você e que não está no seu currículo?

O currículo, normalmente, é o primeiro contato do candidato com a empresa. Suas informações permitem filtrar os profissionais que possuem a formação desejada para cada vaga. Porém, os dados informados no CV não são suficientes para conhecer de forma completa o candidato.

Por isso, uma boa forma de começar a entrevista é permitir que o entrevistado fale livremente sobre si mesmo. Ele deve ser estimulado a falar sobre sua personalidade, sua formação e outras características relevantes, que não podem ser sintetizadas em um currículo.

Além de conhecer mais sobre o interessado, essa pergunta permite que o entrevistador avalie que tipo de informações o candidato considera relevantes para o cargo em questão.

2. Como você venderia o produto/serviço da empresa?

É comum questionar o candidato a respeito da empresa, para testar o seu preparo para a entrevista. Contudo, esse tipo de resposta ensaiada não oferece muitas informações relevantes sobre a capacidade do profissional.

Uma forma mais desafiadora de elaborar a pergunta é pedir que ele ofereça os serviços ou produtos da empresa para um potencial cliente.

À primeira vista, essa pergunta pode parecer deslocada em uma entrevista para o cargo de gerência, mas é uma maneira prática de avaliar a capacidade de improviso, a rapidez de raciocínio e a linha de pensamento de cada candidato. Isso permite identificar um bom profissional, entre outros concorrentes menos qualificados.

3. Qual é a conquista mais significativa na sua carreira, até agora?

Ao questionar o candidato sobre sua maior conquista profissional, é possível avaliar:

  • suas atribuições anteriores e sua visão sobre o trabalho;
  • sua autoconfiança no próprio desempenho;
  • seus valores profissionais e seu senso de responsabilidade;
  • sua humildade, quando ele dividir o crédito com outras pessoas;
  • sua autoconsciência, quando ele apontar erros que foram superados;
  • sua capacidade de aprender com as dificuldades;
  • sua visão pessoal sobre o que é considerado sucesso;
  • sua capacidade de administração de projetos.

4. O que você mudaria no seu último emprego?

As respostas do candidato a essa pergunta podem revelar muitos aspectos de sua personalidade, a começar pelo seu sentido de ética no ambiente corporativo.

Esse tipo de questionamento ainda permite que o entrevistador avalie a postura do profissional e sua habilidade em identificar pontos negativos nas rotinas de trabalho, fazer críticas construtivas e propor soluções e melhorias para a empresa.

Por meio dessa pergunta também é possível perceber o tipo de relacionamento que o candidato tinha com seus superiores e colegas de trabalho, o que revela sua postura profissional, sua capacidade de trabalhar em equipe e liderar.

5. Qual foi a decisão mais difícil que você já teve que tomar em sua carreira?

Tomar decisões é uma das maiores responsabilidades de um gerente e, muitas vezes, é necessário fazer escolhas difíceis buscando proteger os interesses da empresa.

Por isso, questionar o candidato sobre uma decisão difícil relacionada à sua profissão é essencial durante a entrevista para o cargo de gerência. Pode revelar muito sobre sua personalidade e seus valores pessoais.

É importante que o entrevistado fique à vontade para falar sobre como tomou essa decisão. Se consultou alguém, o que levou em consideração e por quanto tempo refletiu sobre o assunto.

6. Você pode me explicar, em cinco minutos, o que você sabe sobre um assunto complexo que você domina?

Perguntas que, na verdade são desafios, são bastante usadas em processos de seleção e dinâmicas de grupo. Mas durante uma entrevista, é mais indicado dar espaço para que o candidato fale. Sobre si mesmo, suas ambições, suas qualidades e, até mesmo, sobre suas paixões.

Essa pergunta pode ser direcionada para um conceito ou termo da área de atuação da empresa. Mas permita que o próprio entrevistado escolha o assunto. Assim, é possível avaliar não apenas seu conhecimento sobre o tema, mas também sua capacidade de desenvolver o raciocínio e ensinar, uma habilidade essencial para quem almeja cargos de liderança.

7. O que você faz para se manter centrado?

Terminar a entrevista com uma pergunta pessoal é interessante. É uma boa maneira de tornar o processo mais leve e descontraído. Questionar sobre hobbies ou atividades nas horas livres é uma prática comum em processos de seleção, mas não acrescenta muito ao entrevistador.

Por outro lado, descobrir o que o candidato faz para se manter centrado, focado e bem consigo mesmo é um ponto chave, que tem relação direta com a empresa, especialmente para um cargo de gerência.

Lidar com pressão, liderar funcionários com perfis diferentes e obter bons resultados, mesmo diante de adversidades, são responsabilidades básicas de um gerente.

Um bom profissional entende que cuidar de si mesmo, de sua vida pessoal, sua espiritualidade e seus relacionamentos familiares é essencial para se manter saudável e dar conta de todas as demandas da vida moderna.

Encontrar o melhor candidato em um processo de seleção é uma grande responsabilidade. Por isso, a entrevista para o cargo de gerência deve fugir das perguntas comuns que pedem respostas padronizadas. Então, surpreenda o entrevistado com questões relevantes. Isso realmente permite conhecer o profissional em busca da vaga.

Fazer as perguntas certas é essencial para receber as respostas certas. Assim, você vai descobrir se o profissional atende às necessidades da empresa.

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