O mercado de trabalho está em constante evolução, e as empresas enfrentam desafios crescentes para contratar as pessoas certas. Os últimos anos aceleraram a adoção de novas tecnologias e formatos de atuação, exigindo habilidades e conhecimentos cada vez mais específicos e atualizados em todos os segmentos da economia.
Ao mesmo tempo, a competitividade por talentos se intensificou, com as organizações disputando os trabalhadores em um mercado globalizado. As novas gerações também carregam outras expectativas e valores, e chegam às empresas para compartilhar empatia e apoiar a diversidade.
Com essa perspectiva em vista, apresentamos os resultados da mais recente Pesquisa de Expectativa de Emprego ManpowerGroup. Realizamos o estudo trimestralmente, desde 1962, para compreender as intenções de contratação das empresas ao longo dos meses. Agora, focamos nas projeções de admissão para o período de abril a junho de 2024.
Ao longo de todo o processo, conduzimos mais de 40 mil entrevistas em 42 países e territórios, incluindo o Brasil. Das informações obtidas, destacamos alguns dados relevantes para o momento:
- a Expectativa de Emprego Global, para o 2º trimestre de 2024, está em 22%, sendo que 41% das organizações informaram que pretendem contratar no período;
- no Brasil, a mesma Expectativa está em 18%, e 43% das empresas informaram que pretendem realizar contratações. O país ocupa a 18ª posição no ranking global do índice deste trimestre;
- os setores mais otimistas no Brasil são: Tecnologia da Informação (36%), Energia & Serviços de Utilidade Pública (34%), e Saúde & Ciências da Vida (27%);
- dentre os estados brasileiros, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os que mais devem contratar nos meses de abril, maio e junho.
Para acompanhar as tendências do mercado de trabalho, confira outras pesquisas exclusivas.