Sabia que ouvir música no ambiente de trabalho pode aumentar a produtividade? Escolher a melodia correta afeta a atividade cerebral e pode ajudar no foco e concentração durante a realização de tarefas, especialmente aquelas mais repetitivas.
Além disso, as músicas ajudam a deixar o local mais agradável. Melhoram o clima organizacional e dão mais conforto aos profissionais, quebrando a rotina e estimulando a criatividade e o ritmo de execução das atividades.
Acompanhe o nosso post com 6 dicas para melhorar o seu desempenho por meio da música!
Como a música pode ajudar você a trabalhar melhor?
Primeiramente, precisa entender que o ambiente à sua volta influencia a sua produtividade e humor. Assim, se você trabalha com mais pessoas na mesma sala, provavelmente a movimentação ao redor faz com que perca um pouco o foco — e isso acaba prejudicando os seus resultados.
A música pode funcionar como um excelente isolante dessas atividades externas. Isso te ajuda a ficar mais concentrado no trabalho e realizar mais atividades em menos tempo e com qualidade.
Para que traga os resultados esperados, é importante escolher o tipo de música certo. Leve em consideração as suas atividades, suas preferências pessoais, como você está no momento e qual o efeito que cada ritmo provoca no seu corpo.
Entenda melhor os efeitos da música no ambiente de trabalho no cérebro para conseguir fazer a melhor escolha!
Quais são os efeitos da música no cérebro?
Quando você ouve uma música, é ativada uma região do seu cérebro chamada de núcleo accumbens. Essa região domina a liberação de dopamina, o hormônio responsável pelo prazer. A mesma substância é liberada quando você come sua comida favorita ou encontra pessoas que ama.
A liberação desse hormônio é ainda maior quando há um elemento surpresa.Um bom exemplo ocorre quando você está ouvindo uma playlist e se depara com a sua música favorita.
Para que traga resultados em relação à sua produtividade, é importante escolher músicas instrumentais ou mais calmas. Lembre-se que seu cérebro é uma máquina condicionada a adivinhar o que vai acontecer — então, proporcionar audições tranquilas vai ajudar a manter o foco.
O benefício da música também se perde se você a ouve constantemente. Muitas vezes, seu cérebro precisa de todas as atividades cognitivas para funcionar bem. Por isso, escolha alguns momentos de descompressão para que a música possa acompanhar seu ritmo e reserve um tempo em silêncio para atividades administrativas complexas.
Um último detalhe importante: a mesma música tem efeitos diferentes entre as pessoas. Então, nada de impor o seu gosto musical para todos do departamento. Aquela canção que deixa você muito feliz pode fazer com que seu colega fique extremamente irritado. Lembre-se sempre de ouvir sua playlist com um bom fone de ouvido!
Quais músicas ouvir no ambiente de trabalho?
Selecionamos algumas sugestões de música no ambiente de trabalho que vão ajudar na sua produtividade e que funcionam em diferentes situações.
1. Para dar um fôlego pela manhã
A música Happy, de Pharrell Williams, pode dar uma injeção de ânimo e bom humor para enfrentar um dia repleto de atividades e questões para resolver.
Com seu ritmo contagiante e refrão grudento, é o que você precisa para enfrentar problemas com otimismo e bom humor. Por meio de uma postura positiva, certamente você vai conduzir seu dia com excelentes resultados.
2. Para aumentar a criatividade
Suas músicas favoritas são as mais indicadas para aguçar a sua criatividade, afinal elas são um retrato da sua personalidade e trazem à tona as suas características individuais. Outra sugestão é escolher canções mais animadas. Mas que não sejam agitadas o suficiente a ponto de fazer você perder a concentração.
Uma boa indicação é a música Beautiful Day, da banda U2.
3. Para ajudar a terminar uma tarefa difícil
Nesse caso, a trilha deve ser calma o suficiente para que suas mudanças não capturem a atenção do cérebro — ao mesmo tempo em que ajuda a manter você focado e evita que barulhos externos atrapalhem o seu desempenho.
Uma boa pedida são músicas ambientes tocadas em piano, ouvidas em volume baixo. Elas vão formar essa barreira com o exterior ao passo que não vão roubar a sua concentração.
4. Para relaxar antes de tomar decisões
Quando você se depara com uma tomada de decisão difícil, é preciso estar relaxado para conseguir avaliar a situação da maneira mais racional e avaliar todas as consequências. Para isso, indicamos sons mais tranquilos, capazes de baixar a frequência cardíaca e a pressão arterial.
Uma boa sugestão são as músicas do cantor irlandês Gavin James. Tocadas na versão acústica, elas ajudam a esquecer as preocupações e a se concentrar nas decisões.
5. Para trabalhar durante a noite
Trabalhar à noite exige uma alta concentração. Por isso, a sua trilha sonora deve ter uma certa agitação para espantar o sono. Então experimente sons eletrônicos, mas com uma batida mais suave, que não tirem a sua atenção e o mantenham acordado.
A canção Speak to Me, do Pink Floyd, é a escolha ideal para quem vai precisar passar a madrugada finalizando um projeto.
6. Para enfrentar desafios
Momentos desafiadores, como aquela reunião difícil com o seu chefe, pedem músicas animadas e que deixem você pronto para qualquer situação. Nessas horas, vale a pena reservar alguns minutos para ouvir trilhas sonoras de filmes como “A Rede Social”, “Top Gun” ou “De Volta para o Futuro”.
Essas melodias vão elevar a sua energia e deixar você alegre e disposto. Afiando o seu raciocínio para encontrar soluções e firmar acordos.
Dica extra: conheça as Playlists do ManpowerGroup no Spotify! Clique aqui.
Ouvir música no ambiente de trabalho pode fazer toda a diferença nos seus resultados. Elas ajudam a equilibrar as emoções: dão uma dose extra de energia quando você está cansado e ainda tranquilizam naqueles dias em que está sobrecarregado.
Se você quer mais informações que podem ajudar na sua rotina e desempenho profissional, siga os perfis da ManpowerGroup no LinkedIn, Facebook, Twitter e YouTube. Até lá!