Aproveite para descansar os olhos e ouça esse conteúdo! Clique no play abaixo!
Nos últimos dias cheios de incertezas, eu tive também momentos inesperados de alegria ao ver os filhos de meus colegas, suas cozinhas, seus cães e gatos ao longo de um dia de trabalho. Todos nós abrimos uma pequena janela para a vida das outras pessoas em cada vídeo chamada. Ouvimos bebês chorando, crianças brincando e vimos crianças ansiosas para descobrir o que a mamãe e o papai realmente fazem todos os dias.
Eu sempre acreditei em Viver de Forma Autêntica e Viver em Voz Alta. A linha que divide trabalho e casa está se apagando e todos nós caminhamos cada vez mais para uma Vida Única (OneLife), na qual trabalho e casa se tornam mais entrelaçados. No entanto, os últimos dias realmente aceleraram essa mudança.
Empregadores de todos os segmentos e setores estão colocando em primeiro lugar a saúde e o bem-estar de seus funcionários. Ao mesmo tempo, os compromissos familiares também são prioridades e a maneira como o trabalho é realizado teve que mudar para acomodar as crianças fora da escola e os idosos que precisam de mais apoio. Cada vez mais vivemos o OneLife.
Agora é a hora em que a definição tradicional de liderança será desafiada. Líderes não estão apenas liderando pessoas em prol dos negócios, agora líderes estão liderando pessoas em prol de pessoas.
Os líderes precisam ser o exemplo, mostrar todo o seu eu, toda a sua vida e incentivar que os outros façam o mesmo. Agora realmente vemos a vida das pessoas. Reconhecemos as famílias e compreendemos as tensões e alegrias de toda uma vida.
Eu peço a toda a minha equipe de liderança que remova os bloqueadores de câmera e ligue os vídeos, vamos NOS VER na fluidez de nossos dias. Deixe as pessoas saberem que estamos todos juntos nisso. Converse com colegas e clientes sobre a vida das suas famílias, mesmo que você nunca tenha feito isso antes. Reconheça que paira no ar uma ansiedade, pois a vida em casa e as comunidades enfrentam disrupções crescentes e confiamos nas pessoas para realizar o trabalho junto aos seus compromissos.
Não há dúvida de que as próximas semanas serão muito difíceis, mas, olhando para o futuro, eu vejo que a mudança que estamos vivendo agora criará um efeito cascata positivo. Essa combinação de vida e profissão se tornará o normal, e o presenteísmo, no qual o sucesso é medido pelas pessoas que vemos versus o resultado do seu trabalho, se tornará rapidamente uma coisa do passado.
Do chão de fábrica ao escritório – os horários de trabalho serão redefinidos e os funcionários já são muito mais do que quem eles são no trabalho. Quem somos no total nos define – o nosso todo é muito melhor do que uma parte de nós em qualquer cenário.
Pare um momento e veja a mudança. Não se preocupe quando os cães latem na teleconferência ou se o bebê chora – faz parte da sua vida, faz parte da vida de seus colegas, da vida de seus líderes, da vida de seus funcionários. Abrace – não esconda, silencie ou peça desculpas por nada. Acredito que podemos sair melhores dessa situação se possibilitarmos às pessoas que encontrarem novas formas de trabalhar e se dermos o exemplo vivendo e liderando plenamente.
*Texto originalmente publicado por Becky Frankiewicz, Presidente do ManpowerGroup para a América do Norte, no LinkedIn.