Quer uma experiência diferente? Experimente ouvir o nosso artigo!
Muito se fala sobre o que as empresas buscam nas pessoas candidatas. Porém, o outro lado da história também existe: cada vez mais, os profissionais querem saber como encontrar um emprego que faça sentido para eles.
Quando existe um alinhamento genuíno entre a cultura da empresa e o modo de pensar e agir do colaborador, as chances de crescimento e satisfação são muito maiores para ambos os lados.
Se você está planejando os próximos passos da sua carreira, mas tem dúvidas sobre o que considerar, confira as dicas que preparamos para te ajudar a fazer a melhor escolha!
O ano de 2024 terminou com um cenário positivo para o mercado de trabalho brasileiro: em dezembro, a taxa de desemprego do país ficou em 6,2%, o menor índice da série histórica iniciada em 2012.
As perspectivas para 2025 também são animadoras. Conforme aponta nossa Pesquisa de Expectativa de Emprego, 48% das empresas no Brasil planejam ampliar suas equipes durante o segundo trimestre do ano.
Com tantas oportunidades à vista, este pode ser o momento perfeito para dar um novo rumo à sua carreira.
Mas, para aproveitar ao máximo, não adianta se candidatar a qualquer vaga que surgir. O que você realmente precisa é entender como encontrar o emprego certo para o seu perfil. É exatamente sobre isso que vamos falar no próximo tópico!
Encontrar o emprego ideal requer um processo de avaliação interna e externa. Dito isso, a seguir estão as dicas mais importantes para te guiar nessa jornada.
Para saber se determinada vaga é a certa, você precisará, antes de tudo, entender o que espera da sua carreira atualmente.
Portanto, comece esse processo com uma reflexão, perguntando-se o que é prioridade:
Descobrir a resposta vai ajudar a direcionar seus esforços na busca por oportunidades mais condizentes com seus objetivos.
Além de definir seus objetivos, também é importante conhecer suas fraquezas e seus pontos fortes, ou seja, o que você faz bem e onde sente que pode melhorar, assim como os seus valores.
Ao fazer isso, será mais fácil tomar decisões que combinem com você, sem perder de vista o desenvolvimento profissional.
Ao se conhecer melhor, você também terá mais condições de avaliar se o perfil da empresa combina com o seu.
Imagine que você encontra uma vaga em uma empresa com um clima superdescontraído, horários flexíveis e até videogame e sinuca no escritório.
Parece ótimo, não é mesmo? Mas é importante ponderar se esse é o tipo de ambiente que você realmente precisa para se concentrar e se desenvolver.
Para quem gosta de locais mais silenciosos, com regras claras e um ritmo de trabalho mais tradicional, talvez esse tipo de empresa não seja a melhor opção.
O segredo é pensar com sinceridade. Por mais que algumas condições pareçam inicialmente atraentes, considere o quão confortável e produtivo você se sentirá no dia a dia de trabalho.
A pretensão salarial costuma ser um tópico delicado, já que nem sempre as expectativas de salário do candidato e do empregador coincidem. Ainda assim, é importante que você tenha uma faixa salarial em mente para nortear a sua busca e avaliar as propostas que surgirem.
O grande desafio é encontrar um ponto de equilíbrio:
O ideal é encontrar um valor justo, que reflita seu momento na carreira e as habilidades que você oferece.
Lembre-se também de que, além do salário, benefícios como plano de saúde, bônus ou vale-refeição podem tornar a proposta mais atraente.
Trabalhar em uma organização com boa reputação no mercado é o cenário ideal, não é mesmo? Por isso, nunca deixe de pesquisar sobre os valores, a conduta e o histórico da companhia antes de se candidatar a uma vaga.
Aqui estão alguns tópicos que você pode avaliar:
A ideia central dessa etapa é obter uma visão geral da empresa e avaliar o quanto a conduta dela está alinhada aos seus objetivos e propósito.
Além de avaliar os aspectos acima, lembre-se de considerar as condições de trabalho no dia a dia, como segurança, conforto e respeito à legislação trabalhista.
Também é válido colocar na balança questões como tempo de deslocamento até a empresa e exigências extras, como a possibilidade de ter que trabalhar aos fins de semana ou fazer horas extras.
Esses pontos terão um impacto direto na sua vida pessoal e, com o tempo, podem se tornar desgastantes, afetando sua motivação e qualidade de vida. Por isso, pondere sobre como eles podem influenciar seu bem-estar a longo prazo.
Nossa última dica de como encontrar um emprego dos sonhos é: aprenda a usar a tecnologia a seu favor!
Com tantos recursos disponíveis, você pode expandir suas possibilidades de encontrar a vaga ideal. Saiba como otimizar sua busca:
Como você pôde acompanhar, existem muitas questões que devem ser consideradas na busca pelo “emprego perfeito”, desde entender suas motivações e valores até pesquisar sobre a reputação da empresa.
No entanto, é importante também se abrir para novas oportunidades e desafios. Às vezes, o emprego dos sonhos não vem exatamente como você imaginou. Por isso, esteja disposto a sair da zona de conforto.
Se você gostou deste artigo e quer continuar se preparando para dar o próximo grande passo na sua carreira, aproveite para ler o texto Júnior, Pleno e Sênior: saiba as diferenças e qual é a vaga certa para você.