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Uma das frases mais batidas do universo da gestão de pessoas – e que todos concordamos – é “As pessoas são o maior recurso de uma empresa”. Mas como fazer com que seus colaboradores se mantenham motivados e produtivos? Para responder a essa pergunta surgiu o employee experience, que visa valorizar a experiência que um profissional tem dentro de uma organização, aumentando seus índices de engajamento e produtividade.
Neste artigo vamos explicar o que é este conceito, porque e como aplicá-lo. Vamos lá?
O que é employee experience:
Quando nós vamos a uma lanchonete, a nossa experiência no estabelecimento não está apenas no preço do sanduíche e no seu sabor, mas também no ambiente, na decoração, limpeza, se as mesas e cadeiras são confortáveis, se os atendentes são educados e prestativos e até as atitudes dos outros clientes.
No mundo do trabalho é a mesma coisa. O employee experience nada mais é do que a soma de todas as experiências que um colaborador tem dentro de uma organização, desde o dia de sua contratação, passando por seu convívio com outros colaboradores e gestores, seu trabalho propriamente dito, até o fim do seu vínculo. Ou seja, em linhas gerais, o employee experience é como uma empresa se transforma de um local onde as precisam ir para um ambiente onde elas gostam de estar.
Mas por que o employee experience é tão importante?
Como falamos logo no começo deste artigo, o sucesso de uma organização passa obrigatoriamente pelas pessoas que fazem parte dela. É por meio da produtividade de seus colaboradores que é possível alcançar metas e objetivos estabelecidos pela empresa.
E para que eles continuem a performar da melhor maneira possível é preciso empregar estratégias que mantenham a sua percepção de experiência na empresa positiva.
Como enxergar o employee experience na sua empresa?
Antes de colocar em prática melhorias do employee experience é preciso entender quais são os aspectos que mais influenciam na experiência do seu colaborador.
Jacob Morgan, autor do livro The employee experience advantage, definiu que existem três ambientes que criam a experiência do colaborador: o ambiente físico, o ambiente tecnológico e o ambiente cultural.
Físico
O ambiente físico da sua organização é aquele que podemos ver, tocar. Disto fazem parte a decoração das paredes, as plantas e até as pessoas com quem trabalhamos. Além disso, também estão todas as vantagens e desvantagens que podemos ter, como por exemplo, uma boa copa para refeições, um lounge para funcionários relaxarem, armários e banheiros privativos.
Então para aplicar o employee experience neste quesito, pense: quando vou ao escritório, me sinto energizado e empolgado com o ambiente e as pessoas ou me sinto oprimido e com pouca vontade?
A tendência no mercado atual é de escritórios cada vez mais convidativos, que emulam um sentimento mais agradável ao colaborador – claro que para fazer isso é importante conhecer o perfil dos seus colaboradores e criar o ambiente adequado para eles.
Tecnológico
O ambiente tecnológico da organização refere-se às ferramentas que os funcionários usam para realizar seus trabalhos. Isso inclui tudo, desde a rede social interna que sua empresa pode usar até os dispositivos como laptops, desktop, softwares e aplicativos. Isso também inclui ferramentas de aprendizado e o design do espaço que facilita o trabalho.
Não é difícil entender porque o ambiente tecnológico é parte importante do employee experience. Lembre das suas experiências de trabalho, você já ficou frustrado por tentar fazer algum trabalho e seu computador “travou” e acabou te atrasando? Isso atrapalha a experiência do colaborador. O uso de tecnologias desatualizadas e mal projetadas tornará mais difícil a comunicação e a colaboração com os funcionários, aumentará drasticamente a quantidade de tempo que você leva para realizar seu trabalho e criará um ambiente que o deixará frustrado, irritado e improdutivo.
Para melhorar esse aspecto, é preciso entender o que cada colaborador precisa de tecnologia para conseguir desempenhar seu trabalho da melhor maneira possível e sem preocupações e entregar – dentro das condições da sua organização – os equipamentos e sua manutenção periódica.
Cultural
Por último, mas não menos importante, está o aspecto cultural da empresa. Se o ambiente físico é sobre o que você toca e o tecnológico o que você usa, o ambiente cultural é aquele que você sente. É a “vibração” que você tem quando entra pela porta. Isso passa pelo estilo de liderança, o senso de propósito que seus funcionários sentem, a estrutura organizacional e as pessoas que compõem sua organização.
Este é talvez o aspecto mais importante da experiência do colaborador. Todos nós já experimentos empresas onde a cultura nos colocava para baixo ou nos motivava ainda mais. Por isso, para aplicar o employee experience neste quesito, você deve se atentar ao fit cultural na sua empresa. Vendo como adequar sua cultura aos colaboradores e contratar novos profissionais que estejam de acordo com a visão da organização.
As organizações que quiserem vencer a Escassez de Talentos deverão se concentrar no ambiente físico, no ambiente tecnológico e no ambiente cultural, criando e projetando experiências.
Como criar o seu employee experience?
Existem aspectos importantes para desenvolver o employee experience na sua organização:
Ouça seus colaboradores
O primeiro passo é ouvir sua equipe. Para que a experiência dos colaboradores possa ser real, as pessoas da organização precisam participar ativamente do processo, falando de necessidades, desejos e opiniões.
Por isso, é importante ter ferramentas de comunicação que viabilizem uma pesquisa direta com seus colaboradores.
Garanta oportunidades de crescimento
Um dos pontos centrais do employee experience é oferecer oportunidades de crescimento para os colaboradores.
Então inclua no seu plano de gestão de pessoas programas de treinamento, sucessão, mentoria ou outras ações ligadas ao desenvolvimento profissional.
Cumpra o combinado
É importantíssimo ao desenvolver uma estratégia de employee experience, cumprir aquilo que foi combinado. Portanto, ao dizer por exemplo que irá melhorar as ferramentas de informática da sua equipe, estabeleça um prazo e cumpra-o. Pois, caso não o faça, a frustração pode tornar a experiência do colaborador ainda pior.
Cultura de feedback
O processo de experiência do colaborador é contínuo. Por isso você deve criar uma cultura de feedback na sua organização. Essa prática permite que colaboradores e gestores conversem entre si, troquem informações e possibilita o aprimoramento de práticas e processos da empresa que influenciam diretamente no employee experience.
O futuro do trabalho está relacionado a novas estratégias como o employee experience. Saiba mais sobre outras tendências clicando aqui.