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DHO: a importância de uma área focada no desenvolvimento de pessoas

Escrito por ManpowerGroup Brasil | 15/02/24

Você sabia que 40% dos empregadores consideram o desenvolvimento profissional como o fator mais importante de produtividade da força de trabalho? Essa estatística, que faz parte do relatório huManpower, de 2024, é apenas uma amostra do impacto que o DHO pode ter nas organizações. 

Mais do que uma tendência, o DHO tem se revelado uma necessidade. Afinal, além de preparar os colaboradores para os desafios de um mercado em constante evolução, ele atende às expectativas dos próprios talentos por oportunidades de aprendizado. 

Quer entender como essa área pode ser a peça-chave na construção de uma equipe altamente engajada, que entrega os melhores resultados? Então, junte-se a nós na leitura do artigo. 

O que é DHO?

DHO é a sigla para Desenvolvimento Humano e Organizacional, nome dado à área responsável por gerir e promover o desenvolvimento integral dos colaboradores, tanto em aspectos profissionais quanto pessoais. 

Ao focar no aprimoramento de habilidades e competências importantes, o DHO visa melhorar o desempenho individual e coletivo, contribuindo para o aumento de competitividade da organização e, consequentemente, para o seu crescimento sustentável.  

Diferença entre RH e DHO 

Se você se acostumou com a ideia de que o RH é a área responsável por apoiar o desenvolvimento de talentos das empresas, é bem provável que esteja se perguntando qual é a diferença entre ela e o DHO. 

Portanto, vamos esclarecer: enquanto o RH mantém um foco mais amplo na gestão de pessoas, abrangendo desde o recrutamento até a gestão de desempenho, o DHO se concentra especificamente no desenvolvimento estratégico dos colaboradores. 

Na prática, o DHO é considerado um dos subsistemas do RH. Mas, como se tratam de frentes complementares, muitas organizações integram elementos de ambas para criarem ambientes de trabalho mais dinâmicos, eficientes e centrados nas pessoas. 

Pilares do Desenvolvimento Humano e Organizacional 

Agora que o conceito de DHO está claro, chegou o momento de nos aprofundarmos na atuação desta área. Para isso, precisamos falar sobre os cinco pilares que a compõem. São eles: 

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 

A implementação de programas de treinamento e desenvolvimento (T&D), que promovam a atualização constante dos colaboradores diante das demandas do mercado, é uma das essências da área de DHO. 

O foco dessas iniciativas é, sobretudo, garantir que os profissionais tenham as habilidades e os conhecimentos necessários para desempenharem suas funções de maneira eficaz. 

OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO 

Outra grande responsabilidade do DHO é definir quais os requisitos que os colaboradores precisam atender para continuarem crescendo na organização, sempre considerando o que cada profissional almeja para a própria carreira. 

Um ponto a ser observado é que, por meio dessa definição, a equipe também é estimulada a assumir o protagonismo na busca por novas habilidades, potencializando o papel do DHO.  

GESTÃO DE COMPETÊNCIAS 

Alinhar as competências dos colaboradores aos objetivos estratégicos da empresa também está entre os pilares da área de DHO. 

Aliás, esse pilar caminha de mãos dadas com as estratégias de T&D, já que após a identificação das habilidades e conhecimentos necessários para o sucesso individual e organizacional, é preciso traçar ações efetivas para desenvolvê-las. 

CULTURA ORGANIZACIONAL 

A cultura organizacional é um fundamento do DHO. Afinal, é ela quem define os valores, as normas e os comportamentos que orientam as interações na empresa, bem como a gestão de pessoas. 

Por regra, o DHO deve trabalhar para cultivar uma cultura positiva e alinhada aos objetivos da organização, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo, inclusivo e orientado para o crescimento mútuo. 

EXPERIÊNCIA DAS PESSOAS COLABORADORAS 

Completando a lista dos pilares que formam a base sólida do departamento de DHO, temos o Employee Experience, ou experiência do colaborador, que nada mais é do que a percepção individual de cada profissional sobre a empresa. 

Essa percepção engloba desde benefícios e políticas de bem-estar até a comunicação interna eficaz e a conduta da liderança. Mas passa, também, pelas oportunidades de crescimento oferecidas. 

O ideal é que as estratégias de Desenvolvimento Humano e Organizacional contribuam diretamente para uma experiência mais enriquecedora. O que, no fim das contas, também pode ajudar a promover um ambiente de trabalho positivo para todos. 

6 benefícios de ter a área de DHO dentro do RH

Quando os cinco pilares que acabamos de apresentar se unem, eles trazem como resultado uma série de benefícios competitivos para os negócios. Entre eles, os mais significativos são: 

  1. colaboradores qualificados e preparados para enfrentar os desafios do ambiente de trabalho; 
  2. aumento da motivação dos talentos, que se sentem mais valorizados e capacitados para contribuir positivamente com os objetivos da empresa; 
  3. redução do turnover, tendo em vista que profissionais que recebem oportunidades adequadas de desenvolvimento têm maior probabilidade de permanecerem na organização; 
  4. maior flexibilidade e resiliência da equipe diante de transformações no ambiente de trabalho, favorecendo a adaptação mais rápida às mudanças; 
  5. criação de um ambiente de trabalho propício à inovação, já que a promoção de uma cultura de aprendizado incentiva a busca por novas ideias e abordagens; 
  6. contribui para a experiência do colaborador e, consequentemente, para o fortalecimento da marca empregadora. Afinal, profissionais satisfeitos tendem a falar bem sobre a empresa. 

Em conjunto, esses benefícios também se traduzem em produtividade. Isso porque uma equipe mais qualificada e engajada é, naturalmente, uma equipe capaz de desempenhar suas funções de maneira mais eficaz. 

Além disso, reter colaboradores experientes e qualificados reduz a necessidade de recrutamento constante, economizando tempo e recursos. 

Como implementar estratégias de DHO na sua empresa? 

Se os benefícios acima chamaram sua atenção e fizeram você considerar a implementação de um departamento de DHO na sua empresa, confira agora algumas diretrizes para garantir a eficácia das estratégias encabeçadas por essa área:  

  • inicie realizando uma análise detalhada das necessidades de desenvolvimento na empresa; 
  • determine o que alcançar com as iniciativas de DHO e como esses objetivos se conectam com a estratégia geral da organização; 
  • com base nas necessidades identificadas, desenvolva programas de treinamento e desenvolvimento personalizados; 
  • incentive uma cultura organizacional que valorize o aprendizado contínuo a fim de manter a equipe engajada nas ações implementadas; 
  • crie mecanismos de avaliação contínua para medir a eficácia dos programas de DHO e fazer ajustes conforme surgirem novas necessidades.  

Para aumentar as chances de sucesso dessas etapas, vale contar com uma empresa especializada em DHO para fornecer insights e expertise, não é mesmo?  

Afinal, especialistas externos podem trazer experiência diversificada, melhores práticas do setor e uma visão imparcial, contribuindo para o sucesso das estratégias de desenvolvimento. 

Esse é o caso da Talent Solutions, do ManpowerGroup Brasil, que oferece soluções para todo o ciclo de vida dos colaboradores, a fim de ajudar as organizações a gerenciarem e desenvolverem talentos em escala e de maneira mais eficiente. Acesse o site e saiba mais 

Agora que você já aprendeu sobre DHO, que tal se aprofundar nas outras áreas que impactam a gestão de pessoas? Confira nosso artigo sobre o ciclo de vida do colaborador e veja como criar uma experiência positiva do início ao fim!  

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