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Contratar profissionais de TI: como uma empresa de RH pode ajudar?

5 min de leitura

Publicado em 04/09/18

Atualizado em Julho 28, 2021

Encontrar funcionários qualificados, comprometidos e com bom relacionamento interpessoal é um grande desafio para as empresas. Atualmente, contratar profissionais de TI exige bastante planejamento, sensibilidade e bom senso.

Ao errar na escolha de um colaborador para a área de tecnologia da informação, uma organização pode perder tempo na implementação de sistemas importantes para aumentar a eficiência da companhia. Isso pode influenciar na manutenção e na aquisição de clientes, o que é imprescindível para qualquer negócio.

Neste post, destacamos o que deve ser observado antes de contratar um profissional do setor de TI e o funcionamento do processo seletivo. Também abordamos a importância de uma consultoria para auxiliar na escolha de um funcionário e as vantagens de contar com apoio especializado para o recrutamento e a seleção.  

Veja o que levar em consideração ao contratar profissionais de TI

Para selecionar candidatos que possam apresentar bons resultados, uma organização deve estar atenta a uma série de aspectos. No setor de TI, há muitas características valorizadas pelas empresas. Com a intenção de ajudá-lo a fazer uma boa escolha, vamos citar algumas. Acompanhe!

Flexibilidade

O segmento de tecnologia da informação passa por constantes mudanças. Uma linguagem de programação, por exemplo, apresenta modificações com muita rapidez. Se um profissional não for flexível para conviver com as alterações na rotina de trabalho, vai prejudicar o andamento dos serviços e o desempenho da equipe.

As empresas querem colaboradores interessados em adotar novas soluções de TI com agilidade e eficiência. Dessa forma, conseguirão melhores resultados e terão mais condições de enfrentar a concorrência.   

Empatia

A área de tecnologia da informação presta serviços para os colegas de trabalho e para outros segmentos do público-alvo. Para o atendimento ser de alto nível, é primordial que o colaborador tenha empatia, ou seja, capacidade de se colocar no lugar do outro.

Demonstrar boa escuta, comunicar-se com clareza e ser paciente são aspectos essenciais para um funcionário alcançar bom desempenho. Esses fatores são ainda mais relevantes para os profissionais de TI, que devem orientar os clientes a usarem um equipamento ou sistema da melhor forma possível. 

Visão de negócio  

Estar disposto a obter novos conhecimentos e apresentar bom relacionamento interpessoal são características analisadas pelas companhias ao contratar profissionais de qualquer área atualmente. Para conquistar um emprego, também é importante mostrar envolvimento com as atividades da companhia.

À medida que um colaborador conhece o funcionamento de uma empresa, mais condições ele terá de expor ideias e de implementá-las para aperfeiçoar o desempenho da instituição.

Mesmo antes de começar a exercer as atividades no local de trabalho, é possível obter informações sobre os serviços realizados. Isso pode ser feito consultando veículos de comunicação corporativos (site, redes sociais etc.) ou conversando com funcionários. 

No caso de um membro da equipe de TI, a visão estratégia se torna um diferencial ainda mais relevante. Afinal, a tecnologia é um instrumento bastante utilizado para reduzir custos, aumentar a produtividade e prestar melhores serviços ao público-alvo.

Entenda como contratar profissionais de TI

A organização das etapas do processo seletivo e a divulgação da abertura da vaga devem ser feitas com muito cuidado para obter os resultados esperados. Antes de fazer o anúncio, é interessante definir as características necessárias para escolher quem está habilitado para a função.

Além de avaliar o currículo e as características pessoais por meio de entrevistas, a empresa contratada pode analisar se um candidato realmente está capacitado para trabalhar no setor de tecnologia da informação.

Algumas companhias já estão realizando testes práticos para verificar a competência técnica dos que participam do processo seletivo. Essa medida é interessante para as empresas, porque identifica os que estão mais preparados para executar as atividades.

Também é uma forma de o candidato escolhido já começar a se adaptar ao novo ambiente de trabalho, o que é muito importante para a produtividade e o convívio com os colegas da corporação. 

Com certeza, uma análise correta do perfil comportamental e uma avaliação eficiente das competências técnicas contribuem para contratar profissionais de TI que ajudarão uma organização a prestar melhores serviços para o público-alvo.

Conheça as dificuldades para encontrar o funcionário ideal

Não é simples selecionar um colaborador para o setor de tecnologia da informação devido a vários fatores. Um deles é a carência de profissionais com as principais certificações do mercado.

Outro fator é que muitos trabalhadores da área apresentam dificuldades de acompanhar as modificações impostas pelo avanço tecnológico, o que abrange o uso de novas soluções e mudanças nas linguagens de programação.

Também não é fácil encontrar um profissional que apresente ao mesmo tempo o conhecimento técnico ideal (domínio das ferramentas, fluência em inglês etc.) e as características comportamentais desejadas pelas companhias. Se uma empresa não identificar e enfrentar as dificuldades durante o processo seletivo, haverá mais chances de ocorrem equívocos na contratação. 

Peça o apoio de uma consultoria de RH

Para o processo de contratação de funcionários do setor de tecnologia da informação atingir o objetivo proposto, o trabalho de uma consultoria de RH pode ser fundamental. Isso porque ela pode avaliar o ambiente interno de uma empresa e verificar as suas reais necessidades.

A medida viabiliza elaborar os requisitos ideais para os ocupantes do cargo e as avaliações corretas para selecionar os candidatos.  Assim, a consultoria propicia a criação de uma estratégia que permita ao cliente escolher os profissionais mais preparados.

Dependendo da consultoria, é possível elaborar filtros bem específicos para contratar os profissionais. Um bom exemplo é o teste técnico, que varia de acordo com a necessidade de cada corporação.

Essa iniciativa faz com que a empresa tenha mais segurança ao escolher um candidato, pois não ficará restrita somente às informações apresentadas no currículo e na entrevista.

Se uma organização contratar um funcionário do setor de tecnologia por conta própria, pode ter dificuldades de adotar os melhores métodos para selecionar um candidato. Por isso, o apoio de uma consultoria é importante para a escolha ser feita de maneira correta, ágil e eficiente.

Visualize as vantagens de contar com uma consultoria de RH

Há muitos benefícios ao investir em uma consultoria para contratar profissionais de TI. Os mais relevantes são:

  • adotar boas práticas para atrair e reter os melhores talentos;
  • ter mais chances de escolher um funcionário que se adaptará mais rapidamente à cultura organizacional;
  • usar critérios que tornarão o processo seletivo mais moderno e justo;
  • identificar os pontos fortes e fracos dos candidatos com precisão, o que propicia obter maior índice de acerto na escolha.

Inegavelmente, contratar profissionais de TI exige que as organizações estejam atentas às próprias necessidades e aos fatores que comprovam a capacidade de um colaborador da área de tecnologia da informação. Nesse cenário, o apoio de uma consultoria de RH contribui bastante para o processo de contratação alcançar o resultado esperado.

Por isso, vale a pena não perder tempo e entrar em contato com a nossa equipe. Temos as melhores opções para a sua empresa ter um RH mais estratégico e eficiente!

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