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Como gerenciar e notificar de maneira eficiente a saída de colaboradores | Blog ManpowerGroup

Escrito por ManpowerGroup Brasil | 31/08/20

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Conforme as empresas emergem do impacto da COVID-19 e fazem a transição para o novo normal, elas estão fazendo escolhas difíceis sobre sua força de trabalho que refletem a realidade econômica. De acordo com a Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroupquedas nas contratações são previstas no terceiro trimestre em 35 dos 43 países e territórios pesquisados. Além disso, 54% dos empregadores acreditam que não retornarão aos níveis pré-pandêmicos até abril de 2021. 

A comunicação rápida e eficaz é o primeiro passo para dar suporte adequado aos colaboradores durante a transição da força de trabalho – notificando-os sobre a redução, como isso os afeta e como eles podem seguir em frente. 

 

A preparação para a notícia 

Uma reunião de notificação bem-sucedida depende de os gerentes estarem preparados e prontos para entregar a mensagem certa no momento certo e, como resultado, o colaborador pode começar a se concentrar em seguir em frente. É fundamental que haja um roteiro bem elaborado do racional para reforçar a decisão que inclua o tom certo e seja um reflexo da cultura da empresa. O funcionário notificado precisa de uma compreensão clara da situação, bem como de uma orientação sólida e clara sobre como usar os recursos disponibilizados pela companhia para encontrar uma nova oportunidade. Uma pessoa designada pode fornecer informações sobre a rescisão ou apresentar o profissional de RH que compartilhará essas informações com o colaborador. 

 

Criando o tom e o espaço apropriados 

Ninguém gosta de dar ou receber notícias indesejadas, mas identificar o momento e o lugar apropriados permitirá que as pessoas lidem com as emoções e se preparem para os próximos passos. A reunião de notificação deve ser realizada em um local privado. É importante que haja uma agenda compartilhada entre aqueles que darão essa notícia, os profissionais de RH e consultores para gerenciar o processo de forma eficaz. Também é importante planejar a notificação dos colaboradores que seguem na empresa, e a maneira como eles saberão dos recentes desligamentos é um componente importante. 

 

Dando os próximos passos 

Para o funcionário que está saindo, é importante que ele saiba como suas responsabilidades serão transferidas, o que o tempo restante na empresa significará e como a organização irá apoiá-lo no momento da transição. Isso incluirá a comunicação de quaisquer benefícios vinculados à rescisão, treinamento para funcionários que estão assumindo novas responsabilidades e suporte adicional de outplacement para ajudá-lo a iniciar o próximo capítulo de sua carreira. 

Para as companhiasmudanças na sua força de trabalho são sempre difíceis, quer isso signifique aumentar ou diminuir. Em ambos os casos, preparação, treinamento e comunicação são fundamentais. Ser claro e direto, e ao mesmo tempo comunicar compaixão e respeito, ajudará no longo prazo. Para as empresas, a disposição de ajudar durante a transição pode minimizar os prejuízos da separação e ajudar todos a voltarem ao caminho da recuperação e do crescimento. 

Os programas de Outplacement da Right Management permitem que as pessoas que estão saindo da sua organização encontrem novas e melhores oportunidades mais rapidamente, minimizando para o indivíduo e para a empresa os impactos da transição de carreira, ao mesmo tempo em que apoiam os colaboradores remanescentes no desenvolvimento de carreira na forma de coaching e upskilling. 

Essa abordagem holística fortalece o seu Employer Branding e garante a continuidade dos negócios por meio do engajamento e retenção de talentos essenciais. 

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