Aproveite para descansar os olhos e ouça esse conteúdo! Clique no play acima!
O mercado não está nada fácil para quem precisa conseguir um emprego. As empresas estão em busca de profissionais com currículos impecáveis, uma extensa lista de conhecimentos e, principalmente, experiência. A grande pergunta é: conseguir um emprego sem ter experiência?
De fato, a realidade é complicada e pode até chegar a situações em que o candidato se vê prestes a mentir para conseguir a vaga.
A verdade é que não basta conhecimento técnico para sair empregado de uma entrevista de trabalho e, para muitos recrutadores, o que vale mesmo é a experiência e a atitude que o candidato tem para assumir os desafios do dia a dia da corporação.
Portanto, selecionamos algumas dicas para te ajudar a conseguir a vaga certa para o seu perfil, mesmo não tendo experiência. Acompanhe:
Como conseguir um emprego sem ter experiência?
É notável que as companhias não buscam mais por profissionais com uma extensa lista de experiências. Aqueles com um currículo enxuto podem se destacar por pontos como atitude, comprometimento e vontade constante de aprender, crescer e trazer transformações positivas para a corporação.
Mostrar suas habilidades de forma diferente e ter cursos complementares na área de atuação podem ajudar, mas é preciso valorizar as experiências já vivenciadas e destacar o fator comprometimento no momento da entrevista. Confira nossas sugestões abaixo:
Capriche no currículo
Parece clichê, mas o currículo é um recurso indispensável para quem está procurando por emprego. Ele precisa ser bem escrito, ter um layout simples e possuir as principais informações sobre você e suas qualificações, de forma clara e organizada.
Além disso, reserve uma área para falar sobre si, seus diferenciais e como você pode acrescentar para a empresa, levando em consideração a vaga que está sendo oferecida. Lembre-se de não usar um texto genérico: os recrutadores lidam com currículos diariamente e, certamente, vão detectar trechos copiados da internet.
Essa é a hora de usar a sua criatividade e descrever o quanto você será útil para a companhia. Busque transportar-se para a posição de quem está procurando profissionais para juntar-se à sua empresa e desenvolva um pequeno texto para contar como é hábil para exercer as tarefas requeridas na vaga.
Aprenda novas habilidades
Tenha algumas cartas na manga. Isso quer dizer que você pode fazer cursos complementares à sua profissão (ou genéricos) para exercer funções que quase todas as corporações aceitam. Além disso, conhecer outro idioma, como o inglês, valoriza muito o currículo e abre um leque de oportunidades com remunerações até melhores do que você imagina.
Uma das melhores dicas é fazer uma pesquisa entre as oportunidades de emprego, anotar os requisitos em comum para a sua profissão e buscar a qualificação necessária para ocupar tal vaga. Assim, além de demonstrar conhecimento técnico, você terá formações que complementam a sua função — e isso refletirá na prática de suas tarefas cotidianas na empresa.
Tenha alguns cuidados na entrevista de emprego
A entrevista de emprego é um momento decisor. Ali, você pode expor tudo o que sabe e quais são suas intenções ao ocupar a vaga que está sendo oferecida. Para consegui-la, é importante entender o que o recrutador está buscando e entregar isso por meio de um bom discurso, sem parecer genérico ou superficial.
Tenha calma, boa postura, fale de forma clara e compreensível e, ao cumprimentá-lo, dê um aperto de mão firme, passando confiança e segurança. Certifique-se também de que sua aparência e higiene estejam impecáveis.
A aparência é um dos pontos fundamentais. E, como dizem por aí que “a primeira impressão é a que fica”, certamente você não vai querer passar uma má impressão, não é mesmo?
Tenha jogo de cintura
Nem sempre estamos aptos e preparados para mudar de carreira, mas, em momentos nos quais a economia do país está crítica, é necessário ter jogo de cintura e encarar novos desafios. Em algumas empresas, para ocupar cargos importantes, é necessário começar na posição mais simples para, então, ir subindo os degraus do plano de carreira.
Isso é preciso para que a companhia tenha certeza de que um gerente ou coordenador saiba quais são as tarefas, o tempo de execução e as dificuldades dos profissionais que estão iniciando na carreira.
Nem sempre será fácil sair da faculdade e encontrar uma vaga pronta para você ocupar (muito pelo contrário!). Para quem ainda não tem experiência, é indispensável buscar por estágios que validem o conhecimento e já passem credibilidade para o recrutador — que verá algumas experiências e poderá considerá-las mesmo que seja para ocupar outras vagas.
Essa vaga é realmente para mim?
Você até pode estar desempregado, mas nada o impede de selecionar as vagas às quais deseja se candidatar. Todos estão sofrendo com a crise, mas será que isso é motivo para abraçar a primeira oportunidade que aparecer?
Há empregos em que a experiência é necessária. Porém, há outros fatores muito mais atraentes, que podem empregar quem não tem a mínima experiência profissional, e não aquele que já possui um currículo recheado.
Um deles é saber se aquela vaga é realmente para você. Além disso, é necessário ter a sensibilidade de entender o que a empresa busca, como será a sua rotina nesse determinado cargo, quais resultados é preciso entregar e, claro, se você consegue fazer tudo isso com maestria e dedicação.
Encare o período em que ainda está desempregado com positividade e aproveite-o. Aliás, é muito importante manter-se confiante de que as oportunidades aparecerão. Conseguir um emprego na área em que deseja não é tão simples, principalmente devido à crise.
Para passar por isso, use o tempo disponível para estudar e aprender novas habilidades que auxiliem para as vagas que você procura. As empresas estão com sede de profissionais com um diferencial competitivo mais atraente do que apenas ter experiência.
Com as dicas que selecionamos, você vai se desenvolver mais e entender como conseguir um emprego sem ter experiência, se recolocando no mercado e oferecendo exatamente as competências que as empresas buscam em seus futuros colaboradores.
Gostou do artigo de hoje? Siga-nos nas redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube) para ter acesso a mais conteúdos sobre desenvolvimento profissional. Até a próxima!