Aproveite para descansar os olhos e ouça esse conteúdo! Clique no play acima!
“O que você quer ser quando crescer?”. Uma pergunta tão simples que nos acompanha desde pequenos, mas que pode ter um peso enorme. Você lembra qual era a sua resposta aos 10 anos? Aos 15? E agora? É bem provável que ela tenha mudado algumas vezes. Quando somos novos, somos mais sonhadores. Com o tempo, pensamos em respostas mais práticas, que têm a ver com a nossa vocação profissional. Se você se sente perdido sobre qual a sua vocação, estamos aqui para explorar este tema e te ajudar a entender melhor como decidir os rumos da sua trilha no mercado de trabalho.
O que é vocação profissional?
O que muitos acham ser um “chamado”, algo que simplesmente aparece, a vocação profissional é, na verdade, uma aptidão ou propensão que você tem para determinada profissão, de acordo com suas habilidades, interesses e talentos. Existe certa pressão para que ela seja decidida ou encontrada desde muito cedo, ainda na adolescência, ou seja, antes de começar efetivamente uma trajetória profissional. O que pode ser motivo de ansiedade, pois este é um passo importante e que não acontece no mesmo tempo para todos.
Testes vocacionais funcionam?
Existem muitos testes na internet – e alguns até em instituições de ensino – que nos indicam qual profissão tem mais a ver com nosso perfil. Os chamados “testes vocacionais” não são nada mais do que uma ferramenta que auxilia no processo de escolha profissional, mas estão longe de dar uma resposta definitiva sobre o tema. Nesse processo, você é levado, por uma série de perguntas, a tomar mais consciência de suas habilidades, características e do que quer para o futuro.
Mas, mesmo seguindo sua vocação, quantos profissionais você conhece que se sentem frustrados com seus trabalhos? Isso tem a ver também com as mudanças no mercado.
As mudanças das relações no trabalho
As novas gerações estão enfrentando desafios diferentes das anteriores no mundo profissional. Enquanto uma graduação era sinônimo de uma boa colocação no mercado, hoje ela não é mais um diferencial tão competitivo assim. As transformações digitais exigem da geração Z e dos Millennials o aprendizado contínuo para manter sua empregabilidade em alta. A nossa pesquisa sobre a Revolução das Competências revelou que mais de 65% das profissões do futuro ainda nem existem. Isso exige o que chamamos de capacidade de aprendizagem daqueles que querem se destacar. A aptidão e vontade de aprender novas habilidades e competências e se adaptar às novas funções é um requisito do futuro do trabalho.
Neste contexto, o conceito de vocação profissional está ficando para trás. A profissão que você estudou para seguir pode ter passado por tantas transformações que, hoje, talvez seja difícil de se reconhecer dentro dela.
Vocação x Propósito
Voltando ao começo deste artigo, a resposta que parecia definitiva para o que “você quer ser quando crescer” pode não fazer mais sentido. Porém, fazemos uma nova reflexão: que tal deixar a vocação profissional de lado e começar a se perguntar: “será que eu sei qual é o meu propósito?”.
Diferente da vocação, este conceito vai muito além de uma escolha de carreira. Em vez de te apontar um caminho a seguir, definir um propósito te dá uma visão muito mais ampla. Norteando suas escolhas pessoais e profissionais para seus objetivos e metas de vida.
“Ter um propósito definido permite maior autonomia nas decisões sobre sua carreira, algo que as nova gerações desejam. É entender, além de suas aptidões, o que você quer como profissional e ser humano e que características precisa desenvolver para chegar lá”.
Wilma Dal Col – Diretora de Gestão Estratégia de Pessoas do ManpowerGroup
Então, quando se entende isso, fica muito mais fácil aceitar mudanças de rumo na sua carreira, por exemplo. Mais do que isso: é possível definir onde você quer chegar. Ou seja, esqueça encontrar apenas um trabalho no qual suas características se adequam e passe a procurar um emprego no qual você se sinta realizado, mesmo que isso signifique mudar de área ou aprender habilidades que você não imaginava que iria precisar, mas que são valorizadas pelo mercado.
Como encontrar o meu propósito?
Pensando no contexto de carreira, ter um propósito é buscar projetos ou trabalhos em que você encontra sentido. E que, ainda por cima, se conecta aos seus objetivos. Podemos dizer que, para descobrir o seu propósito, você deve fazer uma equação na qual algumas partes de você se encaixem. São elas: a sua personalidade, os seus valores, os seus talentos, as suas paixões e a sua visão de sucesso – afinal, sucesso é algo muito pessoal!
Ou seja, o seu propósito é a soma de quem você quer ser e aonde você quer chegar.
Nem sempre essas questões já estão bem definidas para todos. Então, faça a si mesmo perguntas como:
- O que eu gosto de fazer?
- O que eu sou bom em fazer?
- Qual o motivo de fazer o que faço?
- Por que levantar cedo?
- Sou feliz com o que faço?
- O que desejo estar fazendo daqui a 20 anos?
Vivendo (e trabalhando) com propósito
Com essas respostas, você já tem uma boa ideia de “o que você quer ser” profissionalmente. E talvez sua atual colocação no mercado, ou o que você achava ser sua vocação profissional, não esteja alinhada com seu propósito.
Então, é possível que você precise de uma mudança. Para isso, você vai precisar:
- Estudar novos mercados e profissões;
- Adquirir novas habilidades e competências;
- Conversar com pessoas que trabalhem naquilo que você gostaria de fazer;
- Buscar cursos relacionados;
Nenhuma mudança é fácil, mas todo o trabalho compensa para encontrar a realização profissional.
Já se sente mais seguro para traçar o seu caminho considerando também o propósito? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais para ajudar outros profissionais a encontrarem sentido no trabalho. E continue conosco lendo sobre uma das características mais procuradas pelas empresas: a resiliência.