Você teve seu currículo selecionado entre diversos outros, passou pela entrevista e foi admitido para seu primeiro emprego. Parabéns! Muita gente não percebe a importância do início no novo posto, mas já é a partir desse momento que a empresa começa a conhecê-lo melhor e se familiarizar com a presença de um novo funcionário.
Sabemos que não é tão fácil lidar com a nova rotina, novos colegas de trabalho, uma cultura diferente e principalmente com um ambiente completamente novo e diferente daquele que você vive ou viveu na faculdade. Afinal, no mundo corporativo as cobranças são maiores e você precisa se mostrar útil, dedicado e principalmente sociável se quiser se manter na vaga e continuar crescendo.
Mas, com as dicas que selecionamos para você se destacar em seu primeiro emprego, você vai tirar isso de letra! Vem ver!
1. Seja simpático e atencioso
Os primeiros dias são um dos mais importantes na sua chegada ao novo emprego. São muitas novidades, e sempre diversas informações indispensáveis, que precisam de muita atenção e dedicação para que não passem despercebidas.
Você vai conhecer as pessoas com quem vai trabalhar, os processos internos da empresa, aprender sobre suas tarefas e obrigações. Portanto, procure ser simpático com as pessoas, cumprimente-as sempre sorrindo, sendo gentil e, principalmente, atencioso.
2. Tenha disciplina e responsabilidade
Uma das coisas que os gestores e chefes mais observam é a pontualidade, que é algo muito bem visto pelos superiores. Dessa forma, procure chegar sempre na hora, ou até um pouco mais cedo, na empresa e tente não esticar o horário do almoço.
A confiança em receber as demandas do seu cargo também são importantes, assim como as roupas que você usa para ir trabalhar. Cada lugar segue o seu próprio dress code, e é importante estar atento a ele. Busque algo que represente a empresa, sem deixar apagar a sua própria personalidade.
É imprescindível que haja sensibilidade para perceber que as cobranças são outras. No ambiente corporativo, você passa por provas todos os dias, mostrando o seu diferencial, sua dedicação e vontade de aprender e entregar sempre o melhor para a empresa.
Saber cumprir os prazos e entregar as tarefas sempre na hora combinada é sinal de disciplina e responsabilidade com o trabalho, respeito pela sua equipe e comprometimento com sua função.
3. Interesse-se pelas atividades da empresa
Mostre interesse pela empresa em que trabalha, procure informações sobre ela, qual é a sua missão, os valores, a participação no mercado, seus planos no pequeno, médio e longo prazo.
Se for uma daquelas organizações que possuem muitos setores, então, busque saber mais sobre como eles funcionam e também se já apoiam alguma causa social. Isso certamente vai destacá-lo no quesito comprometimento com a cultura da organização.
4. Crie boas relações
Estar em um novo emprego significa ter que lidar com novas pessoas, e isso é sinônimo de jogo de cintura. Evite panelinhas, participar de fofocas e, se um dia ouvir algo, jamais propague!
Em vez disso, crie bons relacionamentos no ambiente de trabalho, busque grupos que compartilham conhecimento e estão dispostos a ajudar, principalmente, os colaboradores mais novos da empresa.
Na vida profissional, o networking é muito importante, e você precisa aproveitar os primeiros dias para extrair o máximo que você conseguir, já que a atenção estará voltada para aqueles que estão chegando.
5. Respeite as normas
Todas empresas possuem um conjunto de normas para seus funcionários. Quer essas regras sejam escritas em um código de conduta, ou propagadas por meio da cultura oral, é fundamental que, como recém-chegado, você procure se inteirar sobre o que dizem essas normas.
O conteúdo de um código de conduta pode variar, indo desde o uso de celulares no ambiente de trabalho, tom de voz, até a forma com que você assina seus e-mails.
Todos os pontos devem ser respeitados e propagados aos demais colegas, pois os seus superiores vão observar a importância que você dá às normas e à cultura da empresa.
6. Mostre o seu ponto de vista
Está tendo uma discussão sobre algum assunto e, de repente, você não concorda com um ponto que foi levantado. Então, o que fazer?
Procure a forma mais adequada para expor seu ponto de vista, mas não embarque em brigas.
Você pode abordar tudo que pensa, explicar a forma que acredita ser melhor e mais eficiente de resolver um problema. Tendo uma postura diferente e madura, seus colegas e líderes o verão com mais postura para lidar com situações consideradas conflitantes.
7. Faça o dever de casa
É comum se deparar com termos, processos e práticas desconhecidos no primeiro emprego. Aliás, isso acontece com bastante frequência. A solução é simples! Ao chegar em casa, estude as palavras novas, o uso de ferramentas, os métodos mais eficientes e, claro, procure a melhor forma de se atualizar para que seus conhecimentos não fiquem defasados.
Não é motivo de vergonha não saber como se faz uma coisa ou outra, afinal, é o seu primeiro emprego e você ainda vai conquistar muita bagagem. Se você tiver dificuldades em relação à prática de alguma tarefa, pergunte, tire dúvidas. O que não pode é comprometer a si e à sua equipe por não ter perguntado como exercer tal função.
8. Invista em conhecimento
Agora que você está começando sua carreira, que tal aprender mais sobre as tarefas que lhe designaram? Manter o cérebro sempre nutrido com informações relevantes é o segredo para o sucesso de um bom profissional.
Vale um curso rápido, acompanhar um blog ou canal interessante que lhe ajude a se desenvolver no cargo e trazer resultados eficientes para a nova empresa.
Além disso, o profissional que estuda e procura se aprimorar é muito bem visto pelos superiores, podendo se destacar até mais do que os antigos funcionários da empresa.
Saber se portar no novo emprego é uma das principais dificuldades dos recém-contratados. No entanto, acreditamos que, com essas dicas, você vai se sair muito bem e conseguirá se destacar! Fique atento aos feedbacks e procure melhorar sempre, tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional.
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