Você sabia que 86% dos colaboradores se sentem mais leais às empresas que realizam ações sociais? Esse dado, levantado pela Deloitte, é um pequeno spoiler do quanto o voluntariado corporativo pode valer a pena.
Com a responsabilidade socioambiental pesando cada vez mais na percepção dos talentos, esse vem se mostrando um caminho eficaz para fortalecer o propósito organizacional e o engajamento dos colaboradores.
Então, que tal começar a conhecer as oportunidades que os programas de voluntariado oferecem? Neste artigo, você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre o assunto.
Se você já trabalhou em uma empresa que promovia ações para apoiar comunidades, causas ou instituições locais, então já teve um contato com o que chamamos de voluntariado corporativo.
Basicamente, esse conceito envolve iniciativas organizadas ou incentivadas pela empresa para os seus colaboradores poderem contribuir com causas sociais, ambientais ou culturais.
Alguns exemplos de trabalho voluntário corporativo incluem:
As possibilidades do voluntariado corporativo são muitas. O melhor é que, além de fazer o bem para as pessoas diretamente atendidas, essas ações também trazem ganhos para quem participa como voluntário e para a própria empresa.
Agora que você já conhece o conceito, chegou a hora de entender mais a fundo por que essa é uma iniciativa que merece a atenção do RH. Em geral, organizações que contam com programas de voluntariado colhem diversos benefícios.
Saiba mais a seguir.
Se a sua empresa se orgulha de ser socialmente responsável e de cultivar valores como empatia, colaboração e solidariedade, o voluntariado corporativo é uma maneira excelente de tornar esses princípios visíveis.
Afinal, não basta falar: é preciso transformar o discurso em ação.
Ao envolver os colaboradores em projetos voluntários, a companhia traduz seus valores em atitudes concretas, fortalece a cultura interna e inspira todos a se engajarem com o propósito organizacional.
Você se lembra do dado da pesquisa que mencionamos no início deste texto?
A mesma pesquisa revelou que 82% dos entrevistados são influenciados a permanecer na empresa quando ela oferece programas de voluntariado.
Um dos principais motivos para isso é o senso de pertencimento e de realização que essas iniciativas trazem.
Quando os colaboradores veem que seu trabalho também pode impactar positivamente a comunidade, eles se sentem mais conectados à organização e mais motivados a contribuir com seu crescimento.
Se você conversar com alguém que já participou de um trabalho voluntário, provavelmente vai ouvir: “mais se recebe quando se doa”. Essa é uma fala comum entre as pessoas voluntárias e evidencia os benefícios que essas ações trazem também para quem as pratica.
Uma das mais significativas é desenvolver habilidades que fazem toda a diferença, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, como liderança, comunicação assertiva, empatia e trabalho em equipe.
Ao investir em voluntariado corporativo, as empresas também impulsionam o crescimento e a evolução das suas equipes!
Não são apenas os colaboradores que querem fazer parte de empresas comprometidas com a construção de um mundo melhor. Esse é um fator que também pesa na decisão dos investidores, clientes, parceiros e da sociedade.
Então, se a sua empresa quer se posicionar como uma marca responsável, ética e engajada, o voluntariado corporativo pode ser um excelente ponto de partida.
Uma coisa leva à outra: à medida que os colaboradores sentem orgulho de trabalhar em uma organização, a tendência é que queiram permanecer nela por mais tempo.
Da mesma forma, quando candidatos valorizam empresas que demonstram compromisso com a sociedade, atender a essa expectativa pode ser um diferencial decisivo na hora de atrair profissionais estratégicos.
Conseguimos te convencer do potencial das ações voluntárias? Se a resposta for sim, é hora de colocar a mão na massa. A seguir, você encontra algumas dicas para começar:
Investir em voluntariado corporativo não é apenas fazer o bem: é transformar a cultura da sua empresa, engajar as equipes e fortalecer sua marca no mercado.
Cada ação conta e o interessante é que existem muitas formas de começar, desde pequenas iniciativas locais até programas estruturados com impacto duradouro.
Quer descobrir ainda mais formas de engajar sua equipe e melhorar o desempenho organizacional? Leia o nosso artigo Planeje seu 2026: 8 tendências de gestão de pessoas que merecem atenção e confira insights importantes para planejar o próximo ano com foco total em pessoas e resultados.