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Voluntariado corporativo: 5 razões para implementar na sua empresa

9 min de leitura

Publicado em 03/11/25

Atualizado em Novembro 3, 2025

Você sabia que 86% dos colaboradores se sentem mais leais às empresas que realizam ações sociais? Esse dado, levantado pela Deloitte, é um pequeno spoiler do quanto o voluntariado corporativo pode valer a pena. 

Com a responsabilidade socioambiental pesando cada vez mais na percepção dos talentos, esse vem se mostrando um caminho eficaz para fortalecer o propósito organizacional e o engajamento dos colaboradores. 

Então, que tal começar a conhecer as oportunidades que os programas de voluntariado oferecem? Neste artigo, você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre o assunto. 

O que é o voluntariado corporativo?

Se você já trabalhou em uma empresa que promovia ações para apoiar comunidades, causas ou instituições locais, então já teve um contato com o que chamamos de voluntariado corporativo. 

Basicamente, esse conceito envolve iniciativas organizadas ou incentivadas pela empresa para os seus colaboradores poderem contribuir com causas sociais, ambientais ou culturais.  

Alguns exemplos de trabalho voluntário corporativo incluem: 

  • campanhas de arrecadação de alimentos, roupas ou brinquedos; 
  • plantio de árvores, limpeza de áreas verdes ou campanhas de reciclagem; 
  • visitas a hospitais, instituições de acolhimento ou programas de inclusão social; 
  • mentoria e capacitação para jovens em situação de vulnerabilidade ou empreendedores locais; 
  • pintura ou melhoria de espaços comunitários, escolas e centros culturais; 
  • organização de eventos como oficinas, workshops e campanhas de conscientização. 

As possibilidades do voluntariado corporativo são muitas. O melhor é que, além de fazer o bem para as pessoas diretamente atendidas, essas ações também trazem ganhos para quem participa como voluntário e para a própria empresa. 

Por que investir em um programa de voluntariado? 

Agora que você já conhece o conceito, chegou a hora de entender mais a fundo por que essa é uma iniciativa que merece a atenção do RH. Em geral, organizações que contam com programas de voluntariado colhem diversos benefícios.

Saiba mais a seguir. 

1. FORTALECIMENTO DA CULTURA E PROPÓSITO DA EMPRESA 

Se a sua empresa se orgulha de ser socialmente responsável e de cultivar valores como empatia, colaboração e solidariedade, o voluntariado corporativo é uma maneira excelente de tornar esses princípios visíveis. 

Afinal, não basta falar: é preciso transformar o discurso em ação. 

Ao envolver os colaboradores em projetos voluntários, a companhia traduz seus valores em atitudes concretas, fortalece a cultura interna e inspira todos a se engajarem com o propósito organizacional. 

2. MAIOR ENGAJAMENTO DOS COLABORADORES 

Você se lembra do dado da pesquisa que mencionamos no início deste texto? 

A mesma pesquisa revelou que 82% dos entrevistados são influenciados a permanecer na empresa quando ela oferece programas de voluntariado. 

Um dos principais motivos para isso é o senso de pertencimento e de realização que essas iniciativas trazem.  

Quando os colaboradores veem que seu trabalho também pode impactar positivamente a comunidade, eles se sentem mais conectados à organização e mais motivados a contribuir com seu crescimento. 

3. DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES NA EQUIPE 

Se você conversar com alguém que já participou de um trabalho voluntário, provavelmente vai ouvir: “mais se recebe quando se doa”. Essa é uma fala comum entre as pessoas voluntárias e evidencia os benefícios que essas ações trazem também para quem as pratica. 

Uma das mais significativas é desenvolver habilidades que fazem toda a diferença, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, como liderança, comunicação assertiva, empatia e trabalho em equipe. 

Ao investir em voluntariado corporativo, as empresas também impulsionam o crescimento e a evolução das suas equipes! 

4. MELHORIA DA REPUTAÇÃO CORPORATIVA 

Não são apenas os colaboradores que querem fazer parte de empresas comprometidas com a construção de um mundo melhor. Esse é um fator que também pesa na decisão dos investidores, clientes, parceiros e da sociedade.  

Então, se a sua empresa quer se posicionar como uma marca responsável, ética e engajada, o voluntariado corporativo pode ser um excelente ponto de partida. 

5. AUMENTO DOS ÍNDICES DE ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS 

Uma coisa leva à outra: à medida que os colaboradores sentem orgulho de trabalhar em uma organização, a tendência é que queiram permanecer nela por mais tempo. 

Da mesma forma, quando candidatos valorizam empresas que demonstram compromisso com a sociedade, atender a essa expectativa pode ser um diferencial decisivo na hora de atrair profissionais estratégicos. 

Como implementar o voluntariado corporativo? 

Conseguimos te convencer do potencial das ações voluntárias? Se a resposta for sim, é hora de colocar a mão na massa. A seguir, você encontra algumas dicas para começar: 

  • defina o que a organização deseja alcançar com o programa; 
  • identifique causas, projetos ou instituições alinhadas aos valores da empresa; 
  • envolva as lideranças no processo, elas serão um ponto de apoio importante para garantir o reconhecimento e a valorização do programa; 
  • ofereça diferentes formas de participação, permitindo que cada colaborador escolha como e quando contribuir; 
  • divulgue o programa, mostrando os objetivos e as oportunidades; 
  • comunique os resultados das ações implementadas, aumentando o orgulho dos colaboradores e incentivando mais pessoas a participar. 

Investir em voluntariado corporativo não é apenas fazer o bem: é transformar a cultura da sua empresa, engajar as equipes e fortalecer sua marca no mercado.  

Cada ação conta e o interessante é que existem muitas formas de começar, desde pequenas iniciativas locais até programas estruturados com impacto duradouro. 

Quer descobrir ainda mais formas de engajar sua equipe e melhorar o desempenho organizacional? Leia o nosso artigo Planeje seu 2026: 8 tendências de gestão de pessoas que merecem atenção e confira insights importantes para planejar o próximo ano com foco total em pessoas e resultados. 


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