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Storytelling: como contar histórias pode ajudar o RH a ter destaque

4 min de leitura

Publicado em 07/03/18

Atualizado em Julho 28, 2021

Você já ouviu falar em storytelling? Essa é uma prática bastante conhecida no mundo do marketing, que a utiliza para encantar e engajar os consumidores por meio da contação de uma história.

A premissa do storytelling é contar algo que seja real, porém, criando um universo novo para essas informações, com uma história que tenha começo, meio e fim e que prenda a atenção de quem está recebendo o conteúdo.

Sendo assim, aplicar o storytelling no RH pode ajudar no engajamento dos colaboradores, além de trazer outros benefícios para a empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue sua leitura.

Como inserir o storytelling no RH?

Quando aplicado no setor de Recursos Humanos, o público do storytelling passa a ser seus colaboradores. O intuito dos gestores, neste caso, é engajar os funcionários e, assim, conquistar melhores resultados.

O importante aqui é utilizar dados concretos e reais sobre as informações que devem ser transmitidas, porém criando um enredo — fictício ou não —, que desperte uma identificação do público com a história que está sendo contada. Para isso, entender qual é o perfil e as preferências pessoais e profissionais de seus colaboradores é fundamental.

Quais técnicas podem ser aplicadas no setor?

Para saber como essa técnica será útil no dia a dia do seu setor, confira abaixo algumas das ações baseadas nas técnicas do storytelling no RH!

Processo seletivo

O storytelling pode começar sendo aplicado no processo seletivo, dependendo das técnicas de recrutamento e seleção utilizadas pela sua empresa. Por exemplo, é possível pedir que o candidato crie uma história contando sobre a sua trajetória profissional e o porquê ele deseja fazer parte da organização.

Por meio desta tarefa, o recrutador poderá analisar competências como a criatividade, a oratória, o poder de persuasão, dentre outros.

Durante o processo seletivo, o storytelling também pode ser usado na apresentação da empresa para os candidatos, encantando-os e fazendo com que eles já entrem na companhia inspirados a fazer um bom trabalho.

Comunicação interna

A comunicação interna das empresas tende a ser algo monótono, que apenas transmite uma informação à comunidade, sem envolver os colaboradores.

Para melhorar isso, o storytelling pode ser bastante útil, pois, ao contar histórias nos materiais de comunicação interna — como vídeos institucionais, convites para eventos e comunicados sobre regras de conduta —, o funcionário poderá se identificar com os personagens e se sentir parte importante do negócio.

Cultura organizacional

Muitas empresas têm materiais completos e ricos que contam toda a história da instituição e reforçam a sua cultura organizacional para que seus colaboradores possam se sentir inseridos em seu ambiente. Porém, é comum ver funcionários que acabam nem lendo essas informações e, assim, não se adaptam à cultura proposta pela companhia.

Neste ponto, usar o storytelling para explicar a cultura organizacional para além da simples apresentação de dados e fatos pode fazer toda a diferença!

Treinamentos e capacitações

Contar histórias ao aplicar treinamentos e capacitações também pode ser uma maneira mais didática e de fácil entendimento para seus funcionários.

Quando uma história é contada, as pessoas visualizam melhor os temas abordados e isso ajuda bastante na memorização do conteúdo passado. Desta maneira, os treinamentos são muito mais efetivos, além de promover maior interação entre os membros.

Endomarketing

As ações de endomarketing também podem ganhar uma cara nova com o uso do storytelling. Sabe aquelas campanhas que sua empresa cria para os funcionários, mas encontra grandes dificuldades de adesão?

Por meio da contação de uma história bem-elaborada e que tenha a ver com o dia a dia de seus funcionários — suas expectativas e necessidades —, é possível aproximar e engajar esse público e conseguir um número maior de participantes.

Integrações

O storytelling também pode ser usado para promover integrações entre a equipe na entrada de novos funcionários, entre setores ou, até mesmo, dinâmicas aplicadas com os colaboradores antigos.

O importante aqui é usar a criatividade e abusar de histórias divertidas e emocionantes que valorizem o profissional.

Quais são os benefícios de usar o storytelling no RH?

Você já percebeu como o storytelling pode ser usado amplamente no setor de RH de sua empresa, não é mesmo? Os benefícios dessa técnica, quando bem aplicada, são facilmente perceptíveis e impulsionam sua companhia para o sucesso. Veja abaixo os principais!

Ajuda a engajar os colaboradores

Com essa comunicação mais próxima e empática, os colaboradores se sentem finalmente como peças fundamentais para o andamento da organização e, como querem crescer junto a ela, dão o seu melhor no desempenho de suas funções.

Reforça a cultura da empresa

Como seus funcionários estarão mais atentos aos comunicados e mensagens transmitidos por meio da comunicação interna, essa é uma excelente forma de reforçar características da cultura organizacional, garantindo o alinhamento de todos.

Promove um melhor processo de recrutamento

Como já dito anteriormente, o storytelling pode ser útil tanto para a seleção dos novos membros quanto para encantá-los.

Deste modo, é possível contratar colaboradores mais engajados desde o início, promovendo a melhora do clima organizacional e motivação da equipe.

Porém, não se esqueça que todas as informações sobre o cargo e a organização devem ser muito bem alinhadas com quem vai entrar na empresa, evitando os altos índices de turnover.

Auxilia nos treinamentos internos

Muitos treinamentos internos são aplicados pelos próprios líderes da companhia, que não têm formação profissional voltada para o ensino e, por isso, podem encontrar dificuldades em transmitir seu conhecimento de maneira didática.

Com o storytelling, os treinamentos podem ter uma nova roupagem: basta usar estratégia e criatividade para prender a atenção do público, sendo essa técnica uma grande ajuda.

Ou seja, sempre que a empresa quer transmitir uma mensagem ao seu público interno, seja em um comunicado ou em meios mais dinâmicos como a internet, por exemplo, ela pode optar por utilizar o storytelling. Assim, a companhia conta uma história e envolve o espectador nela, fazendo com ele sinta a emoção do que está sendo dito.

E você, o que achou do post? Já usou o storytelling no RH e obteve resultados positivos? Compartilhe sua experiência conosco aqui nos comentários!

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