Construir uma grande equipe está no topo da lista de prioridades para quase todas as empresas, mas os empregadores não têm mais a vantagem quando contratam. Os profissionais mais talentosos de hoje têm sua própria escolha, com organizações lutando por sua atenção e seus serviços. Atrair talentos como esse é um desafio que deve ser encarado de frente, de maneira inovadora.
A chave é vender os benefícios de trabalhar com você para os potenciais funcionários. Isso faz com que o recrutamento seja quase o esforço de marketing, afinal, as melhores técnicas para recrutar têm suas raízes justamente nas táticas de marketing mais eficazes.
Além disso, é muito importante saber como identificar um bom profissional. Por isso, este post vai ajudá-lo a recrutar os melhores em um mercado de trabalho que favorece o candidato! Confira 6 práticas incríveis para atração e seleção de talentos!
Trace um perfil de sucesso para atrair talentos
Seu primeiro passo é garantir que você tenha uma descrição de trabalho efetiva para cada cargo em sua empresa. Suas descrições de trabalho devem refletir um pensamento cuidadoso sobre os papéis que o indivíduo preencherá, os conjuntos de habilidades que ele precisa, os atributos de personalidade que são importantes para completar suas tarefas e qualquer experiência relevante que diferencie um candidato do outro.
Além de criar descrições de cargos, é importante desenvolver um “perfil de sucesso” do colaborador ideal para cargos-chave em sua empresa. Ele pode incluir posições como líderes de equipe, gerentes de departamento ou vendedores. Características como proatividade, espírito de equipe e capacidade de desenvolvimento são extremamente bem-vindas e devem ser buscadas.
Usando essas informações, você poderá desenvolver um direcionamento para ajudá-lo a selecionar os candidatos com maior probabilidade de ter sucesso nessa posição. Lembre-se de que você não pode dizer que encontrou a pessoa ideal se não estiver combinando candidato e um perfil específico.
Aproveite as redes sociais
Os perfis de redes sociais tornaram-se ferramentas corriqueiras para pesquisar e avaliar futuros talentos. Em vez de apenas procurar os currículos dos candidatos e examiná-los minuciosamente, você pode optar por analisar seus perfis de LinkedIn, Twitter e outros meios de comunicação social.
Os perfis das redes sociais dos aspirantes podem destacar experiências e interesses pessoais que combinam com as habilidades profissionais que você demanda. Dependendo do tipo de trabalho, certifique-se de olhar em sites adequados a candidatos que possam estar fora do seu radar.
O envolvimento com potenciais candidatos nas mídias sociais pode ser sua vantagem no mercado. Independentemente de estarem interessados na posição que você oferece agora. Embora a pessoa possa estar contente onde está neste momento, você nunca sabe o que o futuro trará.
Não se esqueça de ter uma presença social ativa como empregador também. Além de divulgar ofertas de emprego e interagir com os candidatos, publique notícias boas sobre o que acontece com seus colaboradores e a sua organização.
Seus canais de mídia social também podem servir como um ótimo lugar para mostrar sua missão corporativa. Ajudando-o, desse modo, a conquistar candidatos com ideias semelhantes.
Use a tecnologia a seu favor
Uma das melhores maneiras de atrair talentos é um processo de contratação amigável para dispositivos móveis. O número de pessoas que usam os celulares em suas buscas de trabalho está crescendo. Obviamente, esse não é o único setor em que os mobiles ganham destaque.
Pensando nisso, seu aplicativo ou site deve permitir que os candidatos aceitem ofertas, realizem entrevistas em vídeo ao vivo, completem tarefas e marquem reuniões. Então, para fins de retenção, você também pode criar funções para novos funcionários. Um manual interativo, registro de benefícios, acesso a saldos de horas extras e muito mais.
Expanda sua área de pesquisa
Hoje os avanços na computação em nuvem e videoconferência abriram as portas para a contratação de colaboradores que moram longe. Assim, os recrutadores não estão mais limitados a candidatos que vivem próximos da sede da organização.
Se sua empresa estiver localizada em um mercado de contratação competitivo, será, então, mais válido procurar por talentos em uma área menos concorrida. A tecnologia permite a colaboração e a comunicação sem problemas, independentemente de onde os funcionários estejam localizados. Logo, você não precisa perder os especialistas em seu campo em razão da localização do seu negócio.
Aumente sua velocidade de contratação
Esteja à frente investigando maneiras de acelerar seu processo de contratação e, ao mesmo tempo, garanta que candidatos de alta qualidade atinjam um padrão elevado.
Você pode acelerar a seleção priorizando as contratações mais urgentes ou posições-chave. Outra opção é contatar os candidatos passados. Então analise suas percepções do que funcionou e do que não deu certo durante seus processos e identifique outros atrasos desnecessários que sejam comuns em seleções.
Pense fora da caixa
O dinheiro é importante, mas não é a única coisa que os melhores talentos querem. Eles desejam um ambiente de trabalho que os desafie. Que permita a inovação, torne o trabalho divertido e ofereça equilíbrio entre com a vida pessoal.
Isso poderia significar ter a possibilidade de gastar os horários extras em dias livres. A capacidade de trabalhar em casa, o tempo para se voluntariar em projetos sociais ou a capacidade de pegar licença não paga para buscar interesses pessoais ou profissionais.
Sua empresa precisa criar uma proposta de valor para os empregados. Isso deve descrever o que separa sua organização das outras e o porquê de as pessoas quererem trabalhar lá. Ou seja: quanto mais atrativa for sua proposta de valor, mais simples será atrair pessoas que acreditam na sua cultura organizacional.
Use os colaboradores atuais para atrair talentos
Às vezes, a melhor maneira de atrair um candidato para sua organização é mostrar as pessoas com quem ele se juntará. Por isso, destaque os talentos existentes da sua empresa durante o processo de recrutamento. Profissionais talentosos querem trabalhar com os melhores. Então, mostrar as qualidades de sua equipe pode ajudar a validar a razão de outros candidatos de alta qualidade subirem a bordo.
Você também pode usar seus funcionários atuais como uma ferramenta de recrutamento. Assim, eles irão compartilhar seus testemunhos positivos com potenciais candidatos. Pergunte a eles a razão de gostarem de trabalhar para sua empresa.
Quando estiver entrevistando um candidato, compartilhe alguns comentários e percepções dos seus trabalhadores. Assim ele terá uma visão do dia a dia da empresa e, ao mesmo tempo, dos valores da companhia.
Por fim, saiba que, o trabalho de preparação para atrair talentos é extremamente importante. Mas nada disso terá valor se você não souber identificar a fundo um bom profissional. Portanto, fique de olho nas tendências do mercado. Procure especialistas da área, faça testes psicométricos, analise profundamente o histórico do candidato e saiba combinar todo seu perfil com o que sua empresa busca.
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