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Resposta ao coronavírus: pessoas primeiro, economia depois

6 min de leitura

Publicado em 30/03/20

Atualizado em Julho 28, 2021

Enquanto todos nós estamos em choque com os acontecimentos das últimas semanas (quase todos os eventos, reuniões e conferências foram cancelados), tentarei dar algum sentido para tudo isto. 

Penso que a principal mensagem que estamos aprendendo é que, aconteça o que acontecer, a resposta certa é: Pessoas primeiro, Negócios depois

Não sou alarmista, mas precisamos ser honestos. O jornal “The New York Times” acabou de informar que entre 160 e 214 milhões de pessoas estão possivelmente infectadas (estudo confidencial do CDC), sendo que de 200.000 a 1,7 milhão delas poderão morrer. Todos aqueles que já tiveram pneumonia (eu tive, e é realmente impossível negar), provavelmente estão se sentindo como eu: estou muito nervoso. 

Aqueles que têm a minha idade (na casa dos 60 anos) estão seriamente preocupados com esta crise. Alguns de nós podemos ser altamente suscetíveis à doença, e queremos nos sentir seguros, acima de tudo. 

Sim, milhares de fornecedores debruçaram-se sobre este problema e agora promovem sistemas de aprendizado online, sistemas de videoconferência e todos os tipos de ferramentas digitais. Mas a questão não é essa. 

A realidade é que as pessoas estão assustadas e, assim, precisamos criar um sentimento de confiança, responsabilidade compartilhada e segurança.

O Governo Federal dos EUA não tem feito isto muito bem. Além de ser difícil obter informações claras, a principal meta parece estar focada na economia. Da parte do mercado de capitais, está claro que a discussão da noite passada não teve bons resultados.  De fato, quando observamos o índice S&P 500, vemos que não apenas perdemos mais de dois anos de crescimento nesse mercado como também todo o crescimento do mercado de capitais obtido durante o atual mandato presidencial poderá desaparecer.  

Devemos lembrar que o mercado de capitais não é um barômetro da economia: ele é uma visão prospectiva da direção que os investidores acham que as coisas estão tomando. Assim, as perspectivas despencaram a taxas quase recordes. 

O que nós aprendemos com esse episódio? Para mim, como uma pessoa de negócios, profissional e analista, a mensagem aqui é clara. Precisamos colocar o foco sobre as pessoas, e não sobre os negócios. 

De alguma forma, tudo isso parece o “11 de setembro”, mas como se estivesse acontecendo em câmera lenta. 

Naquela época, como agora, se voltarmos o foco para as pessoas, a economia dará conta de si mesma ao longo do tempo.  As pessoas estão preocupadas. Assim, elas não estão viajando, indo a restaurantes ou, até mesmo, indo para o trabalho. 

E, caso você não esteja preocupado, pense no alerta de um furacão. Quando o Governador alerta sobre a chegada de um furacão e força as pessoas a evacuarem os locais, isto é uma enorme inconveniência. Mas, de qualquer forma, não está certo? Pelo menos nós fomos preparados – e, caso o furacão não nos atinja, apenas nos sentimos com sorte. 

Lembre-se que era assim que o país se sentia com relação à AIDS, até Rock Hudson ser diagnosticado. Acabamos de saber que Tom Hanks está infectado, e isto torna as coisas reais para todos. 

O seu papel nos negócios: criar um sentimento de confiança

Assim como descobrimos no “11 de setembro”, precisamos construir um sentimento de segurança, confiança e pensamento coletivo para as nossas pessoas. 

Recentemente, li o 2020 Edelman Trust Barometer, cuja conclusão é muito clara. A confiança baseia-se em três aspectos: a competência (fazer as coisas bem), a ética (viver de acordo com um sistema de valores ético) e a voz (dar às pessoas a oportunidade de falar).

Conforme a Edelman indica, atualmente a matriz de confiança está sendo desafiada. A instituição mais confiável de nossas vidas são as nossas empresas e até elas estão sendo desafiadas.

Lembre-se que, conforme mencionei recentemente em um artigo, são as pessoas da sua empresa que tirarão você de uma desaceleração financeira. Assim, o coronavírus representa uma oportunidade. Se você colocar o foco nas suas pessoas de uma forma competente e ética, e escutar as necessidades delas, você poderá impulsionar a confiança, o trabalho em equipe e a resiliência.       

Aliás, Amy Edmondson, de Harvard, provou que as empresas que promovem a segurança, a ética e a voz obtêm enormes resultados de negócios. Em seu livro “The Fearless Organization”, ela destaca como a criação de um sentimento de segurança verdadeiro e genuíno impulsiona os resultados. 

E a desaceleração? A pressão para demitir pessoas. 

Claramente haverá uma desaceleração econômica e isto resultará em demissões e reduções nos salários. A pressão para demitir pessoas está crescendo (na semana passa, 211.000 pessoas se declararam desempregadas, e empresas tais como United Airlines, Wal-Mart, Southwest e outras estão pensando nisso).

Mais uma vez, peço que vocês pensem, primeiramente, nas pessoas. 

As pesquisas mostram que, quando estes períodos ocorrem, as empresas que realizam grandes demissões sempre registram um desempenho baixo no futuro (muitas fecham as portas).

Por que isto acontece? Existem muitas coisas que atuam contra você: primeiro, você perde habilidades valiosas; segundo, você perde relacionamentos com clientes; mas, o pior de tudo isso, é que as pessoas que permanecem sofrem de uma “síndrome do sobrevivente” e passam a se perguntar: “será que eu serei o próximo?”.

“Este é o tipo de período que define o caráter de uma empresa”, disse Brad Smith, presidente da Microsoft, em uma entrevista. “As pessoas querem trabalhar para empregadores que se importam com o resultado final e o bem-estar de seus funcionários”. 

Espero que o coronavírus não seja tão ruim como pensamos, mas, neste momento, as pessoas estão inseguras e com medo. 

Portanto, conforme mencionei na semana passada, vamos nos acalmar, aceitar a interrupção que ocorrerá nos negócios e cuidar das pessoas. No mundo atual, o CEO precisa ser, antes de tudo, o “Diretor de Empatia”.

Se agirmos assim, a recuperação será mais rápida, e nossas empresas, vidas e toda a sociedade ficarão bem melhores.

 

*Artigo de autoria de Josh Bersin, analista e pesquisador de Recursos Humanos, originalmente publicado no site da Forbes.

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