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Resiliência no trabalho: como te ajuda e como desenvolvê-la?

7 min de leitura

Publicado em 30/06/19

Atualizado em Setembro 28, 2021

Novas ferramentas de trabalho, outros ritmos de produção, diferentes estilos de gestão: a Revolução das Competências chegou e demanda um novo perfil profissional que tenha flexibilidade, disposição e curiosidade para aprender e capacidade de lidar com novidades, tecnologias e funções. Tudo ao mesmo tempo. As empresas buscam mais do que conhecimento técnico, mas também habilidades interpessoais. E nessa realidade, as chamadas soft skills – habilidades comportamentais –  ganham ainda mais importância. Sim, a exigência emocional no mundo do trabalho atual está elevada! Considerando que esse dia a dia pode ser uma grande fonte de significado e realização para as pessoas, e que também constrói as nossas identidades, é preciso ser estratégico para lidar com tantas atribuições sem chegar ao desgaste. Por isso, neste post, vamos falar de uma das forças mais poderosas para você se sair bem nesse cenário – e igualmente admirada pelas organizações: a resiliência no trabalho.

O QUE É RESILIÊNCIA?

Resiliência é um termo que a psicologia trouxe da física para explicar pessoas que conseguem lidar com adversidades. Um material resiliente é aquele que, mesmo depois de sofrer muita pressão, consegue voltar ao seu estado normal. Exemplo: uma mola, que, sendo esticada, quando solta, retorna à sua forma original.

Mas o que um conceito da física tem a ver com a gente?

Levando isso para a vida profissional, resiliência é a capacidade de passar por momentos difíceis e não ceder à pressão, independentemente da situação. E isso vai muito além de ser educado ou ter experiência e treinamento. É o poder de transformar circunstâncias não tão boas em aprendizados e oportunidades de mudança. Ou seja, de dar a volta por cima.

Profissionais resilientes são muito valorizados, já que são capazes de enfrentar  pressão, competitividade, crises e rejeições de maneira emocionalmente inteligente, sem se deixarem dominar por conta dos problemas relativos ao seu dia a dia no trabalho. Assim, é possível promover comportamentos para superar as situações de alto estresse de forma construtiva.

Pensando nisso, é muito importante para seu crescimento desenvolver e recorrer a essa grande habilidade, pois muitos serão os momentos em que a resiliência será necessária.

COMO A RESILIÊNCIA NO TRABALHO TE AJUDA?

Para entender como a resiliência te ajuda profissionalmente, vamos falar dos pilares deste conceito e usá-los para exemplificar situações de trabalho. Vamos ver?

Empatia

Empatia é a busca por entender os sentimentos das pessoas ao seu redor, tentar sentir as emoções – e as dores – do outro. É um dos pilares da resiliência no trabalho porque, considerando que toda situação tem diversos pontos de vista e atinge as pessoas de formas diferentes, ela te ajuda a compreender melhor as atitudes dos colegas e líderes, analisar fatos e reagir de forma mais equilibrada, tendo um bom relacionamento interpessoal melhor no ambiente de trabalho.

Autoconfiança

Sabe quando você recebe uma tarefa e antes mesmo de saber o que precisa fazer, já acha que é muito difícil? Pode ser uma questão de autoconfiança. Isso não quer dizer acreditar que é bom em tudo. É se conhecer e confiar nas suas habilidades e competências. Algo essencial para ser resiliente no trabalho, pois, seja diante de uma nova tarefa, responsabilidade ou desafio, permite que você se lembre que reúne as condições necessárias para passar pela situação – e caso não, tenha em mente de que está tudo bem pedir ajuda!

Controle emocional

Você já deve ter passado por momentos de estresse no trabalho, não é mesmo? Pois é! O controle emocional vem para auxiliar na forma como lidamos com nossos sentimentos, especialmente em situações mais críticas. No ambiente corporativo, desenvolver essa postura te ajuda a ser mais resiliente, encarar tarefas mais difíceis com equilíbrio e também a não levar para o “lado pessoal” críticas ou conflitos no trabalho.

Proatividade

Proatividade é ter iniciativa, não esperar as coisas acontecerem, criar suas próprias oportunidades. Essa é uma característica extremamente valorizada nos profissionais e essencial para ser mais resiliente: agir conscientemente na antecipação ou resolução de conflitos abre portas para transformar situações em verdadeiras fontes de aprendizados e conquistas. É aquele momento que você vai além no seu trabalho! Atitudes como essa são bem-vistas por gestores e te ajudam a se destacar na carreira. 

COMO SER UMA PESSOA MAIS RESILIENTE

A resiliência é um processo de amadurecimento e existem alguns passos que você pode seguir para desenvolvê-la. 

Cuide de você

O primeiro passo para se tornar uma pessoa mais resiliente é cuidar melhor de si. Quando estamos focados demais em alguma coisa que está incomodando, esquecemos de olhar para nós mesmos. Pratique o foco no presente, vivendo com mais atenção uma situação por vez.  Cuide da sua mente e do seu corpo. Aceite que de vez em quando você precisa de uma pausa. Tenha mais boas noites de sono, faça exercícios físicos e regule melhor sua alimentação. É recomendável também fazer atividades como meditação para conseguir se desligar das tensões do dia a dia.

Outra sugestão é ser mais gentil consigo mesmo e não se cobrar tanto para ser perfeito. Não entre na pilha e dê aos acontecimentos a exata importância que eles têm. Sem se desgastar demais por coisas que são pontuais ou passageiras. Quando mudamos pequenas atitudes que melhoram nosso bem-estar, isso afeta positivamente na forma como nos comportamos e nos relacionamos com os outros.

Controle a impulsividade

A maneira como enxergamos os desafios do dia a dia influenciam muito em como vamos lidar com eles. Por isso, controlar a impulsividade é muito importante. Ao se deparar com uma situação nova, evite reações exageradas. Pois fica muito mais difícil encontrar uma solução agindo no “calor do momento”. A capacidade de administrar suas emoções quando o inesperado surge é muito importante no mundo do trabalho e, daí, vem o exercício de ser flexível e conseguir se adaptar a diferentes contextos com rapidez. 

Exercite a gratidão

Você já deve ter ouvido bastante sobre “gratidão”. Mais do que um termo da moda, exercitá-la vai te ajudar a mudar a maneira como encara seus desafios. Tente fazer uma lista das coisas boas que te aconteceram no dia – tanto pessoais, como profissionais – e agradeça por isso. Aqui, você pode pensar em coisas simples como “aprender algo diferente”, “compartilhar uma ideia com um colega” ou “entregar uma tarefa que estava emperrada”. São as pequenas coisas que fazem do nosso dia melhor, então, por que não agradecer por elas?

Conecte-se com os outros

Ter pessoas ao nosso lado é sempre importante. Isso vale também para ter mais resiliência no trabalho. Cerque-se de pessoas e conecte-se com elas. Esteja disponível para ajudá-las e preparado para pedir ajuda. Para quem tem um perfil mais independente, pode ser difícil pedir auxílio. Porém, às vezes, demorar a compartilhar com seus colegas pode tornar uma situação simples em um problema. Por isso, não tenha medo de confiar nos outros. Lembrando que ajudar faz tão bem quanto ser ajudado! A troca com outros profissionais favorece a empatia que citamos lá em cima, lembra? 

Tanto na vida pessoal como na profissional, é muito difícil passar por adversidades sozinho. E quando você colabora com sua equipe e divide os desafios, é mais produtivo e enriquecedor para alcançar os melhores resultados!

Perseverança

Lidar com problemas e ser mais resiliente no trabalho envolve, mais do que tudo, pensar estrategicamente sobre todas as circunstâncias. Portanto, quando falamos de ser perseverante, fica um alerta para você não cair na armadilha de se tornar “teimoso” e não enxergar novas abordagens. O segredo é encontrar o equilíbrio entre defender seu ponto de vista e entender quando é o momento de abraçar novas ideias ou soluções diferentes daquelas que você julga ser a melhor.

Recapitulando: Resiliência no trabalho não é aguentar tudo e não se abalar. Mas se envolver com as situações profissionais de forma proporcional. O que ajuda, inclusive, a identificar a diferença entre “tenho um trabalho que eu gosto, com dificuldades, mas que fazem parte e que tenho condições de passar” ou quando realmente um cenário passa dos limites de seus valores e objetivos – o que significa que pode ser a hora de buscar uma nova oportunidade. 

Gostou deste conteúdo? Quer aprender mais sobre como enfrentar os desafios do futuro do trabalho? Assista agora ao vídeo que preparamos sobre habilidades e competências essenciais para quem não quer ficar para trás.

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