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O que é indicador de desempenho e quais são os principais?

5 min de leitura

Publicado em 16/07/18

Atualizado em Julho 28, 2021

Neste post, vamos dizer o que é indicador de desempenho, qual sua aplicação e como ele pode ser usado para entender o crescimento da organização. Toda empresa quer crescer e se fortalecer no mercado, aumentando os lucros e construindo boa reputação. Entretanto, o retorno financeiro não é o único termômetro para avaliar essa ascensão.

Além disso, destacamos os principais indicadores que apontam informações importantes para o planejamento e a gestão do RH. Acompanhe!

O que é indicador de desempenho?

Os indicadores de desempenho são ferramentas usadas pelos gestores e pelo RH para entender e mensurar o crescimento da empresa. Existem diversas variáveis nesse processo, como a adesão a treinamentos, o índice de desligamento de funcionários, a produtividade, entre outros aspectos.

Qual a importância dos indicadores para o negócio?

A aplicação dos indicadores de desempenho é importante para entender a situação atual da empresa e promover ações que possam melhorar os resultados e facilitar o alcance dos objetivos.

Quando usados corretamente, esses indicadores funcionam como um direcionamento do desenvolvimento corporativo e de quais erros devem ser corrigidos, alocando investimentos com inteligência e aproveitando o capital humano da melhor maneira possível.

Além disso, servem como ferramenta de comunicação organizacional, quando aplicados como parâmetro para entender o desenvolvimento entre gestores de diferentes equipes.

Cada empresa deve aplicar os indicadores que julgar necessários, de acordo com o setor de atuação e os objetivos do período.

Quais são os principais indicadores de desempenho?

Há uma série de indicadores à disposição, que podem ser usados desde que satisfaçam a análise desejada pelos CEOs e diretores da empresa, ajudando a chegar nos objetivos determinados. Destacamos aqui os mais comuns:

Taxa de absenteísmo

A taxa de absenteísmo é um dos indicadores mais importantes do RH. É responsável pela mensuração da ausência de funcionários e pode indicar uma série de problemas internos na empresa.

Uma taxa alta de absenteísmo é sintoma de problemas no clima organizacional, na liderança, na estrutura física e nas condições de higiene do local de trabalho ou nas questões no relacionamento com os colegas.

Para calcular o absenteísmo, você pode usar a fórmula:

Absenteísmo (%) = horas não trabalhadas/horas efetivamente trabalhadas x 100

O cálculo pode ser feito individualmente ou por equipe. O ideal é que esse resultado não ultrapasse 1,5%.

Índice de rotatividade

Esse é outro indicador importante para avaliar as relações na empresa. A rotatividade (ou turnover) mostra o número de demissões em um período, provocadas por iniciativa do funcionário ou da organização.

Quando esse índice é muito alto, pode indicar problemas no clima organizacional ou na liderança. Também pode ser um déficit nos salários e benefícios em comparação ao mercado de trabalho. A rotatividade alta também pode ser um sintoma de falta de perspectiva de crescimento na empresa, como a ausência de um plano de carreira.

Outra questão que provoca alto índice de rotatividade é o recrutamento falho. Quando a contratação não atenta para o fit cultural ou o nível de senioridade da vaga, a tendência é que esse funcionário saia logo da organização.

Para o cálculo desse índice, é possível aplicar a seguinte fórmula:

Turnover = número de funcionários que saíram da empresa/total de funcionários x 100

A taxa ideal de rotatividade gira em torno de 5%, mas essa porcentagem pode variar de acordo com o segmento de atuação.

Índice de produtividade

O cálculo de produtividade de uma equipe leva três aspectos em consideração: tempo, custos e qualidade. Além desses fatores, outros podem ser usados como parâmetro para entender como está o nível de produtividade: atendimento aos prazos, satisfação dos clientes, otimização de processos, manutenções corretivas, entre outras.

Avaliação de aprendizagem

O indicador de desempenho é usado para analisar o sucesso de um treinamento e até que ponto os conteúdos ministrados foram absorvidos pelos trabalhadores. A evolução das equipes pode ser avaliada pelos resultados apresentados após a aplicação dos novos conceitos.

Para realizar uma avaliação de aprendizagem precisa, podem ser comparados o aumento da produtividade, a melhora na qualidade, a diminuição nas perdas e erros, entre outros aspectos. Também podem ser aplicados formulários ou questionários para conferir a adesão ao treinamento.

Cada tipo de intervenção tem uma finalidade diferente. Portanto, o gestor deve fazer essa análise baseando-se nos propósitos do aprendizado.

ROI de treinamentos

Ainda abordando os treinamentos, também é possível avaliar se os gastos com essa ação promovida pelo RH trouxeram os resultados financeiros esperados.

Para fazer essa análise, é possível usar o ROI (Return over Investments = retorno sobre o investimento) do treinamento.

O cálculo desse indicador pode ser feito da seguinte forma:

ROI (%) = (ganho obtido – valor do investimento inicial)/valor do investimento inicial x 100

Não há um padrão que determine se o ROI é satisfatório ou não, e tudo vai depender dos objetivos da empresa. Porém, trata-se de um investimento de longo prazo, que pode trazer resultados até mesmo anos depois da aplicação do treinamento.

Avaliação de clima organizacional

A qualidade do ambiente de trabalho impacta diretamente nos resultados de produção, na retenção dos profissionais e na construção do employer branding. Afinal, uma organização com ambiente tóxico é evitada pelos colaboradores, afastando os melhores talentos e refletindo até mesmo na qualidade do atendimento ao cliente.

A mensuração do clima organizacional pode ser feita com a aplicação de questionários, análise do relacionamento entre funcionários e gestores, satisfação das equipes, entre outros aspectos.

Perceber que a empresa não oferece um ambiente favorável abre portas para uma série de ações. Podem ser promovidos treinamentos com a liderança, mudança nas instalações físicas e desenvolvimento de programas que promovam a saúde e o bem-estar, incluindo revisão das tarefas e detecção de empregados com sobrecarga de trabalho, por exemplo.

Saber o que é indicador de desempenho e como aplicá-lo vai ajudar a traçar estratégias mais realistas para a empresa, estabelecendo metas alcançáveis e aproveitando todos os recursos disponíveis. Além disso, com o uso desses indicadores é possível fazer uma projeção da organização para curto, médio e longo prazo.

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