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Mantendo uma equipe ao trabalhar remotamente

2 min de leitura

Publicado em 08/05/20

Atualizado em Julho 28, 2021

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Os líderes podem ser intencionais em manter contato com as equipes.

Manter um senso de coesão e envolvimento dos funcionários pode ser difícil quando os membros da equipe estão dispersos em diferentes locais. Mas não é impossível. Os líderes podem criar ainda mais pontos de contato ao trabalhar virtualmente. Ao mesmo tempo, também é importante incentivar tempo de qualidade longe do trabalho. Aqui estão algumas dicas de como manter uma equipe ao trabalhar remotamente.

Tenha Conversas de Carreira

Não perca de vista o panorama geral e o futuro. Conversas de Carreira são mais cruciais do que nunca. Planejar e desenvolver uma equipe é importante para manter os funcionários engajados. Para recursos humanos, isso significa fornecer uma cultura de trabalho que invista nas carreiras dos funcionários. Um elemento fundamental para isso é fornecer recursos para o crescimento, incluindo ferramentas digitais que são facilmente acessíveis aos nativos digitais da força de trabalho mais jovem.

Incentive o tempo de férias

As férias são igualmente importantes – se não mais – quando uma equipe trabalha remotamente e se sente atada a e-mails e aparelhos eletrônicos o tempo todo. Historicamente, a maioria dos funcionários da América do Norte não usa todo o tempo de férias designado. Infelizmente, o comprometimento excessivo é contraproducente. Tirar férias é uma parte vital da prevenção do desgaste, manutenção da satisfação no trabalho e inspiração e motivação do melhor trabalho de um funcionário. Incentive os funcionários a desconectar e tirar o merecido tempo de folga.

Ofereça flexibilidade

Globalmente, 40% das pessoas dizem que a flexibilidade – especialmente horários flexíveis de início e término do expediente e a possibilidade de trabalhar em casa – é um dos três principais fatores na tomada de decisões de carreira, de acordo com a pesquisa do ManpowerGroup. Embora os gerentes devam garantir tempo de disponibilidade de todos os funcionários, é importante permitir flexibilidade nos horários de início, término e intervalos. Oferecer flexibilidade garante que, quando situações estressantes ocorrerem, os funcionários poderão enfrentá-las melhor.

Defina limites

Os líderes devem trabalhar para definir as expectativas de comunicação criando políticas em torno de e-mails após o horário de trabalho e aos finais de semana. De acordo com uma pesquisa da Right Management, dois terços dos funcionários relataram que recebem e-mails de seus chefes durante o fim de semana e um em cada três disse que precisa responder. Isso pode dar a impressão de que não há problema em violar o horário pessoal. Estabelecer limites garantirá que os funcionários possam realmente se desconectar com tranquilidade nas férias ou nos dias de folga e voltar mais energizados.

No final, trabalhar remotamente é um equilíbrio de estrutura, rotina e flexibilidade. Em caso de dúvida sobre o que sua equipe precisa, faça um esforço para verificar com eles. A comunicação aberta é a chave para um trabalho remoto bem-sucedido.

 

*Texto originalmente publicado no site do ManpowerGroup.  

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