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Gestão por competências: você conhece?

6 min de leitura

Publicado em 16/10/19

Atualizado em Julho 28, 2021


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A escassez de talentos exige das empresas e dos profissionais de RH estratégias para driblar a falta de profissionais no mercado de trabalho. Uma das maneiras que se destacam pela eficiência é a gestão por competências. Além de uma maneira de administrar o seu pessoal, esse é um meio que valoriza a capacitação e o melhor aproveitamento das características de cada colaborador. Neste artigo, vamos explicar o que é a gestão por competências, por que é uma boa escolha e como aplicá-la. Continue lendo!

A necessidade de capacitar

A utilização da gestão por competências se mostra cada vez mais necessária no cenário atual. Na pesquisa sobre Escassez de Talentos do ManpowerGroup foi constatado que, com a velocidade das mudanças no mundo do trabalho, cada vez mais as empresas têm dificuldades em encontrar profissionais qualificados no mercado. Isso significa que, por mais que existam vagas, muitas vezes não há mão-de-obra preparada para preenchê-las. 

Para resolver o problema, 64% dos empregadores dos países entrevistados para a pesquisa estão investindo em plataformas de aprendizagem e em ferramentas que garantam o desenvolvimento dos seus funcionários.

Eu realmente acredito que o CEO deve se tornar o Diretor de Aprendizagem de sua companhia”

Mara Swan – ManpowerGroup’s Executive Vice President, Global Strategy and Talent

Líderes devem então encontrar as melhores maneiras de incentivar a capacitação dentro das suas empresas.

O que é gestão por competências?

A gestão por competências é, como já falamos acima, uma maneira de gerir suas equipes a partir das características profissionais de cada colaborador. A estratégia de gestão aqui é orientada para desenvolver as capacidades necessárias aos objetivos e metas do negócio.

A principal diferença desse tipo de gestão em relação aos convencionais está em como ela se direciona para planejar, analisar e mensurar quais são as competências mais exigidas para o futuro da organização.

As características da gestão por competências

Quando um departamento de RH decide adotar a gestão por competências seus responsáveis devem estar preparados para alterar diversos processos na companhia, trazendo para a cultura organizacional as seguintes características.

Mensuração de competências e avaliação de colaboradores

O modelo exige que avaliações dentro da empresa sejam constantes, não só do desempenho dos colaboradores, mas também um mapeamento de funções e quais são as skills necessárias para cada uma delas. Isso dá um maior entendimento e controle para os líderes.

Uso de tecnologia

Para aplicar a gestão por competências, a maioria das empresas utiliza softwares ou até mesmo inteligência artificial para auxiliar na implementação de processos. A automação de algumas tarefas permite que os profissionais de RH sejam mais estratégicos no dia a dia.

Cultura de aprendizagem

A cultura da aprendizagem é uma das principais características da gestão por competências. Com o passar do tempo, o upskilling se torna um hábito dentro da organização e os colaboradores passam a desenvolver costumes relacionados a isso.

Mudança em processos seletivos

A maneira como se avalia um candidato na gestão por competências muda em relação aos outros modelos. Em vez de valorizar o desempenho, aqui todo o processo deve ser  construído (dinâmicas, testes, etc) para demonstrar se o profissional tem as habilidades e competências exigidas para sua função.

Benefícios da gestão por competências

Ao adotar um modelo de gestão que prioriza o aprimoramento profissional, será possível notar diversos benefícios dentro da sua organização, tais como:

Ambiente colaborativo
o incentivo ao desenvolvimento faz com que os colaboradores troquem mais conhecimentos entre si, assim passando a ter uma atitude mais solidária uns com os outros.

Produtividade

A gestão por competências foi criada justamente para isso. Com o aprimoramento das skills certas, a produtividade da sua organização vai crescer consideravelmente.

Redução de turnover

Por meio do incentivo profissional da gestão por competências, os colaboradores podem se desenvolver dentro da própria organização. Assim, eles passam a entender sua importância para a companhia e, consequentemente, aumentando as chances de permanência na organização.

Superação de metas

Se a gestão auxilia o colaborador a desempenhar suas funções da melhor maneira, será possível levar a companhia a outro nível, focando em resultados ainda maiores.

Avaliação mais certeira

Dentro da gestão por competências será mais fácil, então, visualizar o desempenho individual de cada profissional da organização.

Como implementar a gestão por competências na minha empresa?

Já falamos das características e dos benefícios de trabalhar com a gestão por competências dentro de uma organização. Assim, agora é hora de explicar como implementá-la.  Para isso, criamos um passo a passo:

1- Diagnóstico 

A primeira atitude que se deve tomar ao optar pela gestão por competências é fazer um mapeamento de competências dentro da sua empresa. 

Faça uma série de pesquisas junto aos líderes dos setores para entender quais habilidades e competências são necessárias para cada função e para o sucesso geral da companhia. 

Paralelamente a isso, é preciso também mapear as características dos colaboradores. Colha feedbacks e relatórios dos profissionais para entender quais características são compatíveis com suas funções e quais devem ser aprimoradas.

2 – Novos processos

Com o diagnóstico de necessidades da empresa em mãos, é hora de dar seguimento à  implantação da gestão por competências. É importante frisar que qualquer mudança de processos deve ser feita gradualmente, pois uma ruptura imediata pode surtir efeitos negativos na equipe.

Promova avaliações de desempenho frequentes, mapeie os cargos (ou novos cargos se for necessário) de acordo com as competências necessárias e crie um plano de remuneração que contemple as possíveis mudanças no organograma.

3 – Aprimoramento

Agora chegou o momento de começar a capacitar os colaboradores. Dentro da gestão por competências você precisa criar uma cultura de upskilling para aproximar os profissionais das necessidades da empresa. A dica é começar treinando as skills consideradas imprescindíveis e ir afunilando à medida que o projeto ganha mais corpo. Existem diversas maneiras de incentivar a evolução profissional, por isso escolha um método que combine com o perfil de trabalhadores que você tem em mãos.

4 – Recrutamento e Seleção

Como falamos acima, a maneira como você irá recrutar talentos irá mudar. Para suprir os gaps de competências que foram encontrados, você pode trazer outra pessoa para determinada função. Mas antes de procurar no mercado, veja se há na sua organização alguém que pode assumir esse desafio. Afinal, você tem mapeada todas as características de cada profissional que ali está. Caso não seja possível, a seleção deve ser feita buscando candidatos que possam agregar para além do desempenho individual, mas com competências que beneficiem a organização como um todo.

5 – Monitoramento Constante

O último passo, então, é manter um monitoramento constante da evolução dos colaboradores e das necessidades da companhia. Para isso, é preciso definir um calendário para avaliações e mapeamentos periódicos que podem incluir pesquisas de feedback, entrevistas e outros métodos pertinentes à sua empresa. O importante é ter sempre em suas mãos o status das competências na organização.

Se interessou pela gestão por competências? Acredita que é possível implementá-la na sua companhia? Se você gostou deste conteúdo, continue conosco lendo sobre modelos de carreira em Y ou em W.

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