Desafio do Negócio
Muitos dos grandes empregadores costumam usam assessments pré-contratação, geralmente porque assessments bem elaborados proporcionam uma leitura melhor do fit candidato-oportunidade. Por exemplo, uma entrevista estruturada oferece 50% de chances de contratar o profissional certo. Quando um assessment é aplicado, essas chances aumentam para 80%. Os assessments ajudam as pessoas a entender quais trabalhos/carreiras podem ser mais adequados ao mesmo tempo em que fornecem um norte para o desenvolvimento de suas habilidades. Nem todos os assessments, no entanto, proporcionam uma experiência envolvente para o usuário. Assessments longos e no papel – às vezes com centenas de perguntas – são uma experiência insatisfatória para candidatos e frequentemente exigem provedores certificados para que interpretem com precisão os resultados. Mesmo com assessments digitais, a experiência do candidato pode ser prejudicada se as avaliações forem mal estruturadas ou tiverem barreiras ao acesso, como links quebrados, conteúdo desnecessariamente longo ou se forem difíceis de usar.
O ManpowerGroup buscou ser mais estratégico no levantamento de dados e insights para melhorar o job matching ao mesmo tempo em que aumentou o número de assessments realizados por meio de uma experiência de usuário melhorada. Para atingir esses objetivos, os avaliados nos assessments precisavam receber feedback imediato, numa linguagem comum e com uma experiência mais rápida, integrando também as melhores práticas de gamificação (por exemplo, módulos curtos, interativos, imersivos, rápidos e adaptáveis), quando apropriado. Era necessário um parceiro que pudesse cocriar experiências gamificadas para assessments cientificamente validados e escaláveis.
Solução
Aproveitando os insights do campo da psicologia industrial-organizacional em combinação com aplicações digitais, pesquisas e inovações próprias e contínuas e inteligência artificial de última geração, o ManpowerGroup selecionou a MindX (adquirida pela HireVue, líder em entrevistas em vídeo com IA) e sua expertise para criar um assessment cientificamente validado e otimizado para celulares que fosse mais envolvente, especialmente para candidatos mais jovens. Importante apontar que o assessment gamificado também demonstrou ser justo e imparcial, não discriminando por etnia, gênero ou idade e, portanto, promovendo a diversidade.
O assessment psicométrico gamificado da HireVue, projetado para medir a capacidade cognitiva, se adapta dinamicamente ao desempenho do candidato, aumentando em complexidade à medida que as questões são respondidas corretamente e ficando mais simples se erros forem cometidos. O assessment da HireVue foi incorporado ao assessment de empregabilidade do ManpowerGroup, o SkillsInSight, que se trata de uma avaliação de 10 minutos (38 perguntas) para identificar características que preveem o sucesso no local de trabalho. As questões de múltipla escolha são seguidas pelo jogo cognitivo da HireVue. O assessment fornece percepções sobre a probabilidade de sucesso de um indivíduo no local de trabalho em três áreas principais: cordialidade (por exemplo, amigável, cooperativo e recompensador no trabalho em equipe), capacidade (por exemplo, alta capacidade de resolver problemas e pensar criticamente) e motivação (por exemplo, organizado, motivado e orientado para metas). O assessment fornece feedback em tempo real sobre como os usuários podem melhorar. Os candidatos citam rotineiramente a importância de feedback em tempo real em sua experiência, logo este é um aspecto crítico da avaliação.
Ao incluir o game cognitivo e interativo da HireVue, a quantidade de dados comportamentais e de desempenho coletados para cada candidato aumenta. Por exemplo, o game HireVue usa machine learning para entender melhor os tipos de atividades complexas com que o candidato é capaz de realizar e com qual grau de precisão. Também leva em consideração a velocidade/rapidez das tomadas de decisão e infere se os erros cometidos são por falta de atenção/orientação detalhada ou pela maior dificuldade dos desafios. A ferramenta oferece uma experiência de candidato melhorada que minimiza a ansiedade associada às avaliações tradicionais. Como é curto e envolvente, as desistências são menores também. Por fim, o feedback personalizado e instantâneo fica disponível para o candidato ao concluir o assessment.
Como o SkillsInSight é construído em uma plataforma na nuvem, os dados coletados em cada parte do assessment são usados para continuamente iterar e aprimorar o produto. A robusta equipe da HireVue, com cerca de 20 psicólogos ocupacionais, juntamente com cientistas de dados e especialistas em inteligência artificial e RH, coleta e analisa dados de assessments, transformando-os em insights acionáveis para melhorar e aperfeiçoar o game científico. Essa abordagem de aprendizagem contínua aumentará a precisão do assessment – orientado por dados e tecnologia.
Resultados
O SkillsInSight provou ser uma valiosa ferramenta de avaliação para as organizações e uma experiência envolvente para os avaliados. A seguir, alguns dos principais resultados:
- Mais de 30.000 assessments foram concluídos desde o lançamento do produto em setembro de 2018;
- O SkillsInSight está disponível em cinco idiomas (holandês, inglês, francês, italiano e espanhol) e traz inputs fundamentais para o MyPath®, que permite que as pessoas acessem oportunidades e cresçam em carreiras de alta demanda, ao oferecer trilhas de carreira personalizadas, orientação, programas de aprendizagem, oportunidades de qualificação e treinamento prático no local de trabalho para que eles possam alcançar mais.
- O SkillsInSight apoia as decisões sobre talentos, incluindo contratação e desenvolvimento, e melhora a mobilidade dos colaboradores ao ajudar os Consultores de Talentos a alinhar capacidades e potencialidades com novas funções.
- Com base na personalização e escalabilidade do assessment, o Ministério do Trabalho mexicano começou a aplicar o SkillsInSight para aproximadamente um milhão de jovens profissionais no México.
*Veja o texto original no site manpowergroup.com