Automação, robótica e inteligência artificial estão redesenhando a indústria – aumentando a produtividade, melhorando a agilidade e impactando significativamente a força de trabalho. As empresas de alto desempenho estão capacitando suas equipes para complementar a tecnologia e para executar novas tarefas que as máquinas não podem realizar. Lidar com essa revolução de competências requer uma liderança que crie e encoraje uma cultura de aprendizagem e agilidade. A mudança é o novo padrão, a começar pela liderança da organização que deve dar o exemplo e mostrar que se adapta rapidamente.
O ManpowerGroup analisou as competências necessárias para o futuro da indústria em uma nova pesquisa: A Fábrica do Futuro. Embora o setor industrial tenha sido o nosso foco, o insight que obtivemos não se limita às fábricas. Muitas de nossas constatações estão relacionadas a todos os setores e podem ser resumidas em dois insights principais:
- Agora é possível analisar detalhadamente setores e empresas para prever futuras necessidades da força de trabalho. Nós podemos fazer isso, portanto devemos fazê-lo, para ficar à frente da mudança.
- Preparar a força de trabalho para o futuro requer um novo tipo de liderança. As organizações precisam de Líderes Digitais.
Essa é a linha de partida.
Os líderes digitais são analíticos, conectados e confortáveis com a tecnologia digital. Como acontece com qualquer tipo de líder, eles precisam ser inteligentes, adaptáveis, firmes determinados. Os líderes digitais também precisam enfatizar as seguintes competências:
- Identificar e promover talentos por meio de uma cultura de aprendizagem e de desenvolvimento de carreira
- Acelerar o desempenho incentivando a colaboração
- Ousar liderar ao promover a inovação, assumir riscos calculados e gerenciar decisões corajosas
Essas qualidades são treináveis – ainda mais porque líderes que aprendem são um excelente exemplo para os colaboradores que são confrontados com a tarefa de adquirir novas competências.
A liderança digital é essencial para orientar uma digitização mais ampla de cargos em toda a indústria. Mais de um quarto (28%) dos cargos de produção e processamento serão completamente diferentes no futuro. Outros setores em breve encontrarão seu futuro igualmente pronto para a transformação. A liderança digital precisa identificar líderes em todos os níveis da força de trabalho. O ManpowerGroup identificou três perfis com base no nível de impacto que eles têm em uma organização e um deles, o Pioneiro, tem um papel fundamental a desempenhar na condução de mudanças.
Os Pioneiros são as pessoas que trazem novas ideias ou processos (os outros perfis são os Pilares, que transformam ideias pioneiras em estratégias factíveis, e os Produtores, que executam e criam o produto final).
Os Pioneiros entre as categorias da sua força de trabalho podem influenciar fornecedores, especialmente fornecedores estratégicos, com os quais mantêm relações muito próximas. Isso significa que as decisões de um Pioneiro da sua equipe podem ter consequências em toda a sua rede de fornecimento. Por outro lado, se sua organização não possui líderes digitais e/ou pioneiros geradores de ideias, toda a sua organização e cadeia de fornecimento sentirão isso. A liderança digital precisa ser nutrida em todos os níveis da organização. A liderança digital dita o tom, possibilitando que outros líderes disseminem novos processos digitais em todos os setores da organização.
Conteúdo original disponível em: manpowergroup.com