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Como e por que estimular a cultura do protagonismo no trabalho?

Escrito por ManpowerGroup Brasil | 09/05/22

Sabemos bem que o mundo do trabalho passou por mudanças significativas nos últimos anos. Como reflexo das transformações, ocorridas em grande parte pelo avanço digital, o incentivo ao protagonismo no trabalho ganhou relevância ainda maior. 

Esse mindset é potencializado em um cenário marcado pela volatilidade do mercado e necessidade de adaptações constantes. E, diga-se de passagem, é visto com muito bons olhos, já que tomar para si a direção da carreira beneficia colaborador e empresa, de forma mútua. 

Neste artigo, falamos sobre a importância do protagonismo no trabalho e como o RH pode promovê-lo para impulsionar pessoas e negócios. Acompanhe!

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O que é protagonismo no trabalho? 

A capacidade de se adaptar a um futuro digital depende principalmente do desenvolvimento de novas habilidades. 

Em outras palavras, mais do que simplesmente investir em tecnologia, é preciso se concentrar no desenvolvimento das pessoas, para que, então, elas sejam capazes de fazer bom uso das ferramentas tecnológicas. 

Embora parte desse desenvolvimento seja responsabilidade das empresas, é fundamental contar com colaboradores que se destacam pela proatividade em buscar soluções, mesmo que não tenham sido orientados para tal. 

Essa determinação em aprender de forma constante, a fim de responder às constantes mudanças exigidas pelo mercado e contribuir significativamente com os resultados da organização, é uma das essências do protagonismo no trabalho. 

Independentemente do nível hierárquico, um profissional que assume o protagonismo de sua carreira é aquele que se preocupa com o seu futuro, tem confiança e autonomia para superar obstáculos, entrega resultados acima da média e busca o próprio desenvolvimento.  

Por que a cultura do protagonismo é importante? 

Agora que abordamos o conceito de protagonismo no trabalho, é fundamental compreender sua importância para empresas e profissionais dentro do contexto atual. 

Quando as organizações estimulam o protagonismo em seus colaboradores, os benefícios podem ser observados em diversas frentes. Entre eles, destacam-se: 

  • Mais agilidade para lidar com mudanças; 
  • Busca contínua por evolução na carreira; 
  • Aumento do nível de satisfação e engajamento no trabalho; 
  • Incentivo à formação de líderes do futuro;
  • Aumento da produtividade das equipes;
  • Maior capacidade para reter talentos.  

Não à toa, contar com colaboradores que valorizam o protagonismo na carreira é um fator de competitividade para as empresas. Aliás, grande parte delas busca por profissionais que tenham essa característica ao abrir novas oportunidades de trabalho. 

Como estimular o protagonismo no trabalho? 

Quando o assunto é incentivar a cultura do protagonismo no trabalho, o RH desempenha um papel fundamental. 

Entre as responsabilidades da área nessa frente, destacam-se: 

  • Conscientizar sobre a importância do protagonismo, propondo ações que colaborem para esse fim;  
  • Estimular a mudança de mentalidade nos profissionais; 
  • Elaborar estratégias de desenvolvimento profissional.  

O objetivo é apoiar os colaboradores para que se sintam cada vez mais preparados para assumir suas responsabilidades e, assim, contribuírem positivamente para o sucesso nos negócios. 

Abaixo, listamos práticas importantes que você pode adotar para estimular a cultura do protagonismo em sua organização. Veja! 

Promover o desenvolvimento 

Já falamos algumas vezes, mas vale repetir: investir no desenvolvimento das equipes é uma das principais estratégias das empresas que objetivam prosperar em um contexto de rápida adoção digital. 

Porém, mais do que investir em treinamento e desenvolvimento, é fundamental que os colaboradores tenham autonomia para participar ativamente dos programas desenvolvidos. Soma-se a isso a necessidade de conscientizá-los sobre a importância de buscarem as próprias ferramentas de aprendizado, algo que precisa ocorrer de maneira constante. 

Recompensar os esforços 

Se sua empresa quer criar uma cultura de protagonismo, então precisa começar a reconhecer os esforços dos profissionais que já estão trilhando esse caminho. 

A melhor forma de fazer isso é definindo metas e desafios para cada colaborador, acompanhar o desempenho deles ao longo da jornada e, por fim, recompensar os resultados alcançados. 

Essa prática tende a motivar os funcionários e aumentar a satisfação no trabalho, já que eles se sentirão cada vez mais valorizados pela empresa. 

Incentivar a cultura do feedback 

Se você quer saber se está no caminho certo e quais necessidades dos colaboradores ainda não foram atendidas, é preciso ouvir o que eles têm a dizer. 

Entretanto, o feedback é fundamental não só por ser um dos meios para incentivar o protagonismo no trabalho. 

Esse também é o momento ideal para que gestor aponte quais os pontos fortes e a desenvolver de cada profissional, para que eles tenham consciência de quais habilidades e competências precisam para evoluírem na carreira. 

Como você percebeu, o protagonismo no trabalho traz vantagens significativas para as organizações. Afinal, contribui para melhorar a retenção de talentos, aumentar a produtividade da empresa e até mesmo preparar possíveis sucessores. Logo, incentivá-lo deve ser uma das prioridades do RH, ainda mais em um contexto de transformações velozes e profundas no trabalho. 

E então, o que sua empresa tem feito para incentivar o protagonismo no trabalho e o que ainda pode ser melhorado nessa frente? Fique à vontade para comentar!