Para quem leva a Gestão de Pessoas a sério, planejar ações de datas especiais como Dia dos Pais tende a ser um desafio, e vamos combinar que 2020 não está tornando essa tarefa mais fácil. Por isso, é importante que sua empresa esteja aberta a novas ideias e formatos para comemorar estas importantes datas, assim como fazemos no ManpowerGroup Brasil.
Mas, antes de mostrar como foi a nossa ação de Dia dos Pais, é importante dissociar as datas comemorativas de um “dia de dar/ganhar presente”, e passar a enxergá-las como parte de um planejamento da experiência do colaborador e da estratégia de marca empregadora da companhia.
Em 2020, nossa estratégia foi impactada – como a de qualquer outra organização – pela crise sanitária mundial. Neste cenário, precisamos nos aproximar ainda mais das nossas pessoas, que estão trabalhando em suas casas, o que traz novos desafios para o RH.
Especificamente para o Dia dos Pais, nosso questionamento inicial foi: como criar uma experiência realmente significativa para os participantes e que leve em consideração, não só o momento que estamos vivendo, mas também todo o contexto de paternidade em nosso país?
Criando uma roda para falar de pai para pai
Assim nasceu a ideia de criar uma roda de conversa com todos os pais do ManpowerGroup Brasil. Um ambiente virtual onde eles pudessem trocar experiências, medos, alegrias, dificuldades e benefícios que este período de trabalho remoto tem trazido para a paternidade.
E, para mediar a conversa, convidamos ninguém menos que Leandro Nigre, do Blog Papai Educa. Ele que é pai, jornalista e palestrante sobre paternidade, aceitou a missão de nos auxiliar a fazer com que os papais se abrissem nesse bate-papo.
“Nós homens, em geral, temos mais dificuldade em falar de sentimentos, de nossas falhas, nossas preocupações. É difícil para o homem mostrar afeto. Então, conversar sobre paternidade é um tabu que a gente precisa desconstruir para sermos homens mais preparados para os desafios de criar um filho, para podermos ser melhores pais”.
Leandro Nigre, jornalista e blogueiro criador do Papai Educa
O tabu da paternidade no Brasil
Quando Leandro diz que falar sobre paternidade no Brasil é um tabu, isso remete a questões enraizadas na cultura brasileira que vão desde um machismo estrutural que prega que a responsabilidade da criação dos filhos é apenas da mãe, até o que especialistas chamam de “epidemia social de abandono paterno”.
De acordo com dados do IBGE, são mais de 5,5 milhões de adultos que nunca tiveram o reconhecimento do progenitor. O dado alarmante é ressaltado quando, ainda segundo o Instituto, cerca de 12 milhões de mães cuidam dos lares sozinhas, sem o apoio dos pais.
O impacto desse abandono afetivo gera consequências para os adultos, que crescem com o trauma de terem sido abandonados, além da sobrecarga de suas mães, que enfrentam a tripla jornada diariamente.
Mas qual é a relação destes dados com uma ação interna de Dia dos Pais de uma organização? Aqui no ManpowerGroup falamos muito sobre o papel social e transformador que o RH deve ter.
Isso significa devolver valor à sociedade, não só com oportunidades de trabalho, mas também criando atmosferas de crescimento profissional e pessoal para as pessoas.
Neste vídeo, nossa diretora de Gestão Estratégica de Pessoas, Wilma Dal Col, fala mais sobre o assunto:
Assim, a nossa ação de Dia dos Pais na empresa se tornou uma excelente oportunidade de discutir a paternidade afetiva, permitir que homens tivessem um ambiente seguro para falar sobre suas dores e alegrias, aproximando colaboradores e líderes e ainda uma chance de treinar a skill da comunicação.
O relato da ação
Na última sexta-feira antes do Dia dos Pais, reservamos uma hora na agenda de todos os profissionais do ManpowerGroup Brasil que são pais para participarem desta conversa. Dez minutos antes do horário já havia alguns participantes esperando o início da ação.
Nosso convidado, Leandro Nigre, começou a sessão falando um pouco sobre o que mudou em sua vida quando se tornou pai. A partir daí, nossos colaboradores começaram a se soltar e tivemos uma participação bastante significativa.
Quando a conversa entrou nos males e benefícios da quarentena, houve uma grata surpresa: muitos dos pais relataram que estão aproveitando este momento de trabalho remoto para estar mais presentes e participativos na vida de seus filhos.
Separamos aqui algumas das frases ditas por nossos colaboradores (que não serão identificados) durante a ação:
“A melhor coisa desta quarentena é que tenho a oportunidade de ter com meu filho o contato que não tive com meu pai”.
“Agora eu tiro 20 minutos do dia, que antes era para tomar um café, e dou almoço, jantar para os meus filhos. É algo que sempre quis fazer, mas não podia”.
“Eu não quero que aconteça com minha esposa o que aconteceu com minha mãe. Porque meu pai se aposentou, mas ela continua trabalhando cuidando da casa sozinha até hoje”.
“Hoje é muito diferente de quando nós éramos mais novos. As crianças têm muito mais informação e nós precisamos estar também aprendendo o tempo todo para não ficarmos para trás e recorrer ao medo para ter respeito, como faziam os pais dos anos 70 e 80”.
“O começo (da pandemia) foi estranho porque as crianças não entendiam muito bem, mas com paciência dá para explicar direitinho e elas ficam até mais atentas que a gente agora”.
Ao final, Leandro Nigre propôs uma ação: que os pais aproveitassem as atividades que fazem com os filhos sem levar o celular consigo e prestassem atenção em quantas vezes a criança ou adolescente faz o contato olhos nos olhos. “Fiz essa experiência com meu filho e ele me olhou em uma hora mais de 50 vezes. Esse olhar buscando validação, buscando carinho mostra o quanto você é sim importante para eles”.
Afinal, valeu a pena?
Imediatamente após a ação, podemos dizer que tivemos um resultado bastante positivo. Primeiro em relação à participação de nossas pessoas na ação: mais de 70% dos pais do ManpowerGroup Brasil estiveram presentes na conversa virtual e abraçaram a ideia participando e trazendo o seu ponto de vista sobre este tema tão importante.
Um dos participantes foi o Country Manager do ManpowerGroup Brasil, Nilson Pereira, que é pai do Diego de 16 anos.
“Esta ação trouxe uma oportunidade que nós como homens não estamos tão acostumados a ter. Foi muito bom ver todo mundo participando. Acredito que saímos de lá mais unidos e mais preparados para sermos melhores pais”.
Nilson Pereira, Country Manager do ManpowerGroup Brasil
Também pudemos observar a qualidade da conversa. O próprio “Papai Educa” teve uma ótima impressão do que foi produzido. “É exatamente isso que esperamos quando fazemos uma roda de conversa. Pessoas bastante participativas querendo contar suas experiências e ouvir e aprender também com as de seus colegas”, conta.
O saldo positivo da ação de Dia dos Pais e outras realizadas anteriormente fazem parte das estratégias de Employee Experience e Employer Branding do ManpowerGroup Brasil.
“A intenção com essas ações é que o nosso colaborador enxergue que a companhia está ao lado dele não só profissionalmente, mas também em sua vida pessoal, no desenvolvimento familiar… As pessoas são o maior bem de uma companhia e por isso temos o dever de tornar a experiência do profissional que trabalha no ManpowerGroup a melhor possível”.
Leandro Fernandes, Líder de Pessoas e Cultura no ManpowerGroup Brasil
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