Diante das frequentes oscilações econômicas do Brasil e do mundo, muitas empresas constantemente se veem diante da necessidade de atuar de forma mais estratégica para garantir alta performance. Foi nesse cenário que as organizações perceberam que as pessoas são seu maior ativo e que, sem elas, a empresa dificilmente vai progredir. Assim surgiu o que conhecemos por RH estratégico.
Com a grande necessidade de mudar o clima organizacional, os profissionais da área buscaram melhorias para as pessoas se engajarem mais nas atividades da empresa e estarem mais alinhadas com os objetivos da organização.
A gestão do RH estratégico nada mais é do que um conjunto de práticas para garantir resultados mais eficientes do setor de Recursos Humanos alinhado com os objetivos da empresa como um todo.
Isso se dá por meio da elaboração de um planejamento para colocar em prática todas as ações cotidianas e metas do setor, levando em consideração a produtividade para que bons resultados sejam obtidos.
Trazer uma visão estratégica para dentro de um departamento que por anos foi visto como tradicional é uma missão bastante desafiadora. Para facilitar, selecionamos 7 sugestões de melhoria no fluxo de trabalho que tornará a rotina do time de recursos humanos muito mais fácil, estratégica e eficiente. Confira!
1. Analise o cenário
Diferente do profissional de um RH operacional, o perfil ideal do profissional de RH estratégico é proativo e não apenas reativo. Ele projeta os resultados e situações, além de estudar as possibilidades de melhorias dentro dos processos internos e como isso resulta para os colaboradores e para a organização.
Nesta etapa, você precisará coletar o máximo de informações e dados acerca do que já é aplicado no dia a dia da empresa. Depois disso, será possível analisar essas informações e conseguir sugerir alguns pontos a serem otimizados.
2. Terceirize demandas
Entre as principais atividades do departamento de Recursos Humanos está a de seleção de talentos. Mesmo tendo um alto custo de recursos, tempo, pessoas e processos envolvidos, não é uma tarefa que pode ser deixada de lado. Contratações malfeitas acabam impactando diretamente a empresa como um todo e provoca, na maioria das vezes, altos índices de turnover.
Uma boa solução é contratar uma empresa especializada em fazer o recrutamento e seleção desses talentos e respeitar os processos e diretrizes de seu contratante. Dessa forma, a sua empresa consegue focar sua atenção em gerir a organização e seus colaboradores e também ser o elo que equilibra as relações internas.
3. Tenha foco
Ainda sobre a terceirização de demandas, é importante ressaltar que o ideal é que o setor esteja realmente focado em ações que trarão maior retorno para a empresa. Direcionar os esforços para gerir bem a equipe interna ajuda a reduzir possíveis gastos com turnover e recrutamento ou até mesmo pode evitar que a empresa perca bons candidatos no processo de recrutamento e seleção.
4. Alinhe os objetivos
Para que um planejamento seja eficiente é preciso pesquisar, entrevistar e construir ações com base nas metas do negócio. Um erro muito comum nas empresas é que, para cada setor, é desenvolvido um planejamento de forma individual sem integração com os objetivos da instituição e nem com as demais áreas.
Por isso, antes de sair aplicando métodos diferentes no departamento de RH, construa um plano de ação alinhado com o que os gestores, diretores e colaboradores almejam. Defina quais são as prioridades, quais serão as ações necessárias e quem fará parte desse processo.
Delegue tarefas para definir quem ficará responsável por qual ação, com quais recursos elas serão realizadas, em quanto tempo, com qual orçamento e quais indicadores de performance serão utilizados para medir se elas estão dando resultado.
5. Capacite sua equipe
Já pensou em capacitar a sua equipe de RH? Essa é uma das principais dicas para implementar uma estratégia de Recursos Humanos que esteja mais alinhada com os objetivos da empresa.
O time precisa identificar pontos de melhoria para realizar ajustes que sejam eficientes e, portanto, o mais adequado é ouvir o que o time tem a dizer. Com base nesses feedbacks e em benchmarks, é possível traçar uma rota que ajudará no processo de capacitação.
Ainda falando sobre capacitação de equipe, é necessário fazer com que eles enxerguem o macroambiente e não apenas o microambiente. Dessa forma, é preciso que haja uma mudança de pensamento, de comportamento, na forma de conduzir tarefas e no relacionamento com as pessoas, além de estar sintonizado com as demais áreas da empresa.
6. Otimize os processos
Essa etapa é fundamental para saber onde é necessário aplicar as melhorias de uma estratégia de Recursos Humanos. É preciso entender o que já está sendo aplicado, quais resultados essa ação oferece e, claro, avaliar se esses resultados estão sendo satisfatórios para a empresa. Normalmente, é preciso fazer uma reunião com diretores para alinhar expectativas para a área de RH com as demais áreas da empresa.
Ao adotar o modelo de gestão integrada, no qual todas as áreas da empresa exercem um planejamento em prol do objetivo final, os resultados podem ser vistos com poucos dias de reajuste nos fluxos de trabalho.
7. Meça os resultados
Medir a eficiência é fundamental na validação da estratégia de RH para que esse departamento tenha mais espaço entre os gestores. Essa atividade deve ser feita semanalmente e, de preferência, com feedbacks aos envolvidos sempre que necessário.
Ao final de um determinado período (um ano, um semestre ou o que considerar necessário), revise o seu planejamento. Veja o que deu certo e o que não deu, o que pode ser feito de uma forma diferente e documente tudo, pois isso certamente será muito valioso para futuros profissionais da empresa.
É muito importante, acima de tudo, que você consiga desenvolver o que aprendeu neste conteúdo e que todas as dicas façam do departamento de Recursos Humanos da sua empresa um time muito mais eficiente e preparado para lidar com as vertentes do mercado.
Agora que você já percebeu que o RH estratégico já vem se estabelecendo em muitas empresas, aproveite para ler um post sobre como o People Analytics é diretamente incluído na análise comportamental de seus colaboradores e de grande valia no processo de implementação de uma estratégia eficiente de Recursos Humanos.