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5 maneiras de tornar o novo normal melhor para todos

6 min de leitura

Publicado em 14/10/20

Atualizado em Julho 28, 2021

Se preferir, ouça este conteúdo aqui:

O mundo do trabalho está vivendo mudanças drásticas em um cenário onde empresas e trabalhadores precisam se adaptar rapidamente à novas práticas e condutas por conta da pandemia da COVID-19. Agora, com as restrições governamentais diminuindo, as organizações estão se preparando para o retorno ao ambiente de trabalho no que chamamos de novo normal. 

Mas afinal o que é esse “novo normal”? Podemos definir esse conceito como sendo as práticas que ganharam força durante a crise, mas que continuarão fazendo parte do cotidiano dos trabalhadores no cenário pós-COVID. 

Em nossa última pesquisa, O Que Os Trabalhadores Querem, mostramos não só como os profissionais estão reagindo a essas mudanças e o que esperam do futuro do trabalho, mas também cinco ações crucias que todos os líderes devem tomar para tornar o novo normal melhor para todos. Confira abaixo: 

Pergunte por que retornar 

A primeira diretriz que deve nortear o novo normal na sua organização é o motivo de voltar ao ambiente de trabalho. Vimos durante a pandemia tarefas que ninguém acreditava serem possíveis de ser resolvidas remotamente se transformarem da noite para o dia. Alguns exemplos são fechamento contábil, atendimento ao cliente e até segurança da informação.  

Com isso em mente é preciso que líderes se questionem se há necessidade de retornar aos escritórios neste momento e como fazer com que esta volta seja bem planejada e justa. É possível que os gerentes consigam liderar suas equipes remotamente? O que eles precisam para tal? Os trabalhadores estão mais produtivos em casa? É possível fazer com que sejam mais produtivos? E o mais importante: podemos garantir a segurança de todos neste momento? 

É preciso que líderes, em especial os de RH, ajudem a organização a compreender as necessidades individuais das pessoas e do negócio para evitar que suposições criem um retorno ao trabalho precoce.  

A evolução das habilidades 

As habilidades que os empregadores precisarão no futuro serão diferentes das do passado. Em nossa pesquisa temos um panorama das principais competências que estão sendo procuradas desde já, com ênfase naquilo que estamos prevendo há tempos: foco nas habilidades humanas e tecnológicas. 

É preciso encorajar toda a sua força de trabalho a se requalificar e se envolver no aprendizado contínuo, e não apenas aqueles que já aprimorariam suas qualificações de qualquer forma.  

O aprendizado remoto é uma boa saída para essa questão. Estimule que suas pessoas aproveitem o tempo que antes era gasto no deslocamento com cursos e outras oportunidades de aprendizado alinhadas aos seus objetivos de carreira e do negócio. 

 Flexibilidade para a maioria e não para poucos 

Obviamente nem todas as funções podem ser feitas de maneira remota, mas isso não significa que estas pessoas não possam ter mais flexibilidade e equilíbrio no trabalho no novo normal. 

Ofereça a esses profissionais turnos de trabalho mais flexíveis, com horários de entrada e saída escalonados, por exemplo. 

Nossa pesquisa mostrou que a maioria das pessoas espera para o futuro uma combinação melhor entre casa e trabalho, por isso líderes devem estar atentos as essas novas prioridades de seus colaboradores. 

Bem-estar físico e emocional = Nova saúde e segurança 

Um dos legados da COVID-19 será a maior atenção das pessoas sobre o valor da saúde, do bem-estar, da família e da comunidade. Sentimentos de isolamento, estresse e ansiedade serão mais comuns daqui para frente e devem ser levados como prioridade no programa de saúde de todas as organizações. 

O bem-estar emocional deve ter a mesma importância das medidas de saúde físicas e segurança organizacionais. Só assim será possível assegurar que as pessoas se sintam confiantes para trabalhar, além de saudáveis e produtivas. 

 Construa resiliência – nas pessoas e na organização 

Mais do que nunca, as empresas precisam gerar confiança em seus colaboradores. Isso significa ouvir e responder às necessidades dos trabalhadores e ajudá-los a “recarregar as energias”.  

Quando falamos de resiliência, estamos falando sobre preparar pessoas e organização para que momentos de estresse como essa crise que vivemos sejam encaradas da maneira mais saudável possível.  

A chave para transformar o estresse gerado em situações de incerteza em resiliência é a comunicação transparente e frequente, uma liderança remota presente e uma cultura organizacional adequada ao trabalho híbrido (em casa ou no escritório) e que apoia o bem-estar de seus colaboradores. 

O Que Os Trabalhadores Querem 

Os pontos acima foram retirados da nossa mais recente pesquisa “O Que Os Trabalhadores Querem” que ouviu mais de 8mil pessoas em 8 países para entender as preocupações e os desejos dos trabalhadores para o futuro do trabalho.  

Você pode baixar o relatório completo se cadastrando abaixo. 


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