Quem trabalha em escritório está acostumado a passar horas sentado na frente do computador. Acontece que esse hábito é péssimo para a nossa saúde! Ficar muito tempo sentado aumenta as chances de desenvolvermos males graves. A boa notícia é que os exercícios laborais são uma forma simples e eficaz de diminuir esses riscos.
A seguir, você compreenderá melhor os benefícios dos exercícios laborais e também aprenderá como fazer 5 deles. Confira!
Entenda os benefícios de se exercitar no trabalho
Assim como doenças graves, trabalhar sentado por muito tempo também pode contribuir para o surgimento de dores nas costas. Da mesma maneira, o uso prolongado de mouse e teclado pode acarretar dores nos ombros e nos punhos e, até mesmo, tendinites. Todos esses são problemas que afastam muita gente das suas atividades.
Alongar essas partes do corpo durante o expediente dá aos músculos e tendões a oportunidade de interromperem, ainda que brevemente, a inércia ou a repetição dos pequenos movimentos de digitar e clicar. Por meio do estiramento das fibras musculares, é possível recobrar a amplitude dos músculos, facilitando a realização dos movimentos e melhorando a circulação sanguínea.
Além disso, uma pausa rápida para um exercício permite que nos afastemos um pouco das nossas tarefas e descansemos também a nossa mente. Dessa forma, temos a chance de recobrar nosso foco em seguida, melhorando o desempenho no resto do dia.
Aprenda a fazer 5 exercícios laborais
Algumas empresas incluem exercícios laborais na rotina do escritório com o intuito de cuidar da saúde dos seus funcionários ou, até mesmo, de promover a integração das equipes por meio de atividades lúdicas.
No entanto, se esse não for o caso da sua, nada impede que você tome a iniciativa e aproveite os benefícios apresentados. Na sequência, veja 5 exercícios simples que podem ser feitos no escritório.
Apenas lembre-se de que, caso não consiga realizar algum desses movimentos, reconheça os limites do seu corpo e não force. Você perceberá que, depois de alguns dias praticando os exercícios que seguem, eles ficarão cada vez mais fáceis.
1. Preparatório para as costas
Para começar o dia mais disposto e deixar seu corpo pronto para um longo dia de trabalho, vale a pena realizar um exercício laboral do tipo preparatório. O objetivo desse exercício é alongar os músculos das costas, e você só precisará de cerca de dez minutos para realizá-lo.
Em pé, relaxe os braços e incline o pescoço para a frente na tentativa de encostar o queixo no peito. Assim como os que seguem, esse movimento deve ser feito vagarosamente e com muita atenção à respiração. Em seguida, contraia os músculos das costas, como se estivesse enrolando o corpo para a frente, começando pelos superiores e só depois chegando à região lombar.
Quando sua cabeça estiver na altura do quadril, tente encostar os dedos das mãos nos dos pés sem tirar o queixo do peito. Por fim, desenrole devagar, agora de baixo para cima: primeiro os músculos inferiores das costas, depois os superiores e, por último, o pescoço.
2. Preparatório para os braços
Ainda em pé, você deverá contar de um até quatro de modo que, a cada número, seus braços estejam em uma posição diferente:
-
estique os braços para a frente;
-
levante os braços esticados em direção ao teto;
-
desça os braços lateralmente, formando um T com o corpo;
-
volte a levantar os braços.
Faça essa contagem 20 vezes, aumentando a velocidade dos movimentos gradualmente. Em seguida, com os braços esticados para a frente, rotacione os punhos durante um minuto, primeiro no sentido horário e depois no anti-horário. Esse exercício ajudará a aquecer os braços, principalmente os ombros e os punhos, preparando-os para a jornada de trabalho.
3. Correção da postura
Depois de muito tempo sentado, se não temos uma boa postura, é comum que nos sintamos desconfortáveis. Sem precisar se levantar, você pode tentar o seguinte exercício para corrigir esse desconforto.
Com as pernas apontadas para a frente e sem virá-las, coloque sua mão direita no braço esquerdo da cadeira e o seu braço esquerdo nas costas da cadeira. Puxe até sentir a coluna e os músculos das costas, fazendo uma rotação. Segure por 20 segundos para que o alongamento surta efeito.
Em seguida, repita o mesmo movimento para o outro lado. Segurando o braço direito da cadeira com a sua mão esquerda, puxe as costas da cadeira com o seu braço direito.
4. Relaxamento do pescoço
Quando sentir cansaço ou estresse, você pode fazer uma breve pausa para relaxar os músculos e a mente. Comece com o alívio da tensão no pescoço com um exercício que pode realizar na cadeira.
Com a postura ereta, incline o pescoço para a esquerda. Lentamente, rotacione o pescoço no sentido horário, tentando encostar o queixo no peito. Em seguida, incline-o para a direita e deixe a cabeça cair sobre as costas o quanto for possível. Faça quatro rotações em cada sentido.
5. Alívio para os punhos
Esse é outro exercício de relaxamento, dessa vez para os punhos, que também pode ser realizado sem se levantar se for o caso.
Com as mãos à frente do seu torso, cruze os dedos. Em seguida, estique os braços para cima o máximo que conseguir. Sinta os músculos dos braços esticando, sem deixar que os dedos se descruzem, puxe-os como se quisesse abrir os braços. Mantenha essa posição por 20 segundos.
Por fim, rotacione os punhos para que as palmas das mãos fiquem viradas para o teto. Segure essa posição por mais 20 segundos e relaxe os braços descendo devagar.
Uma vez que esses exercícios laborais apresentam funções diferentes, você pode praticá-los ao longo do expediente. É bem provável que os esqueça no início, mas se fizer um esforço para criar o hábito de se exercitar todos os dias, logo os incorporará à sua rotina.
Esperamos que essas dicas o ajudem a se sentir mais confortável no trabalho. Se restou alguma dúvida sobre como realizar os exercícios laborais que apresentamos ou mesmo se você conhece outros tipos para fazer no escritório, comente aqui embaixo!