Se a atração de talentos e a sustentabilidade ainda não caminham lado a lado na sua empresa, aqui vai um bom motivo para começar: hoje, quase 90% das pessoas candidatas afirmam ser influenciadas por ações ESG.
O dado é da pesquisa Panorama Gestão de Pessoas e Empregabilidade 2025, que revela, precisamente, que 43% das pessoas consideram a adoção de medidas para reduzir o impacto ambiental um fator relevante na hora de escolher onde trabalhar.
Ou seja, se a sua organização tem enfrentado desafios para atrair e reter profissionais, investir em práticas sustentáveis pode ser o primeiro passo para virar esse jogo.
Quer saber como? Então, junte-se a nós na leitura deste artigo!
Talentos buscam por propósito (e o planeta está na lista)
Não é de hoje que chamamos a atenção do mercado para a mudança nas prioridades dos trabalhadores.
Em nosso Relatório de Tendências 2023: A Nova Era do Potencial Humano, vimos que, já naquela época, os talentos estavam interessados em saber o posicionamento das empresas em relação a temas que motivavam suas vidas pessoais, incluindo o compromisso com a sustentabilidade.
Essa demanda também ficou evidente no nosso guia Conquistando a Geração Z, de 2024, onde mostramos que oferecer a esses jovens a oportunidade de participar de projetos que gerem impactos positivos para o planeta é uma estratégia indispensável de engajamento.
Quase um ano depois, essa tendência não apenas se mantém, como se fortalece.
Tanto que, segundo uma pesquisa global publicada pela Deloitte, em 2025, 70% dos Millennials e da Geração X consideram a sustentabilidade um fator imprescindível, seja na hora de procurar emprego ou nos hábitos de consumo.
O fato é que, hoje, salário competitivo e bons benefícios já não são suficientes para garantir a atração e a retenção de talentos. Os profissionais, especialmente das novas gerações, querem sentir que seu trabalho tem um propósito maior.
Na prática, isso significa que eles buscam organizações onde possam se desenvolver e, ao mesmo tempo, fazer parte de algo significativo em prol de um futuro melhor.
Cuidado com o meio ambiente como estratégia de atração
As empresas que compreenderem o movimento apresentado acima e agirem em prol dele terão muito mais chances de construir equipes engajadas, leais e alinhadas com seus valores.
Dito isso, a seguir estão algumas estratégias que o RH pode implementar para usar esse diferencial competitivo a favor da atração de talentos.
PROMOVA PROJETOS QUE TRAGAM UM IMPACTO REAL
A primeira coisa que as organizações precisam entender é que ações pontuais e simbólicas já não bastam — nem para os candidatos, nem para os investidores, e muito menos para os consumidores.
É preciso criar ou apoiar iniciativas que gerem resultados concretos e de longo prazo, como redução da pegada de carbono, uso responsável de recursos, políticas de mobilidade sustentável ou campanhas de conscientização ambiental.
Sem deixar, é claro, de envolver as lideranças e os colaboradores nessas ações para fortalecer o engajamento interno e a cultura de sustentabilidade.
INTEGRE A SUSTENTABILIDADE À MARCA EMPREGADORA
Após implementar projetos e medidas sólidas em prol do meio ambiente, o próximo passo é comunicá-las de forma clara e consistente em todos os pontos de contato com os talentos.
Da página de carreiras às redes sociais, promover uma marca empregadora sustentável é uma maneira interessante de mostrar aos candidatos que esse compromisso faz parte do DNA da organização.
DESTAQUE ESSE VALOR DESDE O PROCESSO SELETIVO
A cultura organizacional começa a ser percebida já no recrutamento. Por isso, é igualmente importante compartilhar os compromissos sustentáveis da empresa durante as principais etapas do processo seletivo.
Isso inclui desde sinalizar nas descrições de vaga o envolvimento com pautas ambientais até mencionar as iniciativas mais recentes nas entrevistas.
MENSURE E COMUNIQUE AMPLAMENTE OS RESULTADOS
Números falam por si só. Logo, monitorar os impactos das ações sustentáveis é a melhor forma de levantar dados que demonstrem haver, de fato, um compromisso contínuo com essa pauta na empresa.
Vale lembrar que a credibilidade da marca empregadora depende da coerência entre discurso e prática. É aí que entra um ponto de atenção: evitar o greenwashing, termo que se refere à promoção enganosa de ações ou discursos sustentáveis.
Aqui, a missão do RH é atuar junto à área de comunicação e às lideranças para garantir que as mensagens transmitidas sejam autênticas e respaldadas por resultados concretos.
DESENVOLVA HABILIDADES VERDES NA EQUIPE
A transição para uma economia sustentável requer as habilidades certas. Isso significa que, para seguir avançando nessa pauta, as empresas precisam investir no desenvolvimento das chamadas green skills, ou habilidades verdes.
Capacitações contínuas sobre gestão de resíduos, eficiência energética, economia circular e até mesmo temas como inovação sustentável podem ser grandes aliadas nesse processo.
Mais do que preparar a equipe tecnicamente, esse movimento fortalece a cultura organizacional, engaja os colaboradores e posiciona a empresa como protagonista da transformação verde.
Considerações finais
Assim como as demandas das empresas, as expectativas dos talentos também estão em constante transformação.
Como vimos até aqui, hoje muitos profissionais buscam mais do que uma recompensa financeira: eles querem fazer parte de companhias que atuem de forma ética e responsável em relação ao meio ambiente e à sociedade.
Por isso, empresas que conseguirem abraçar essa nova realidade, integrando sustentabilidade genuinamente em sua cultura, práticas e comunicação, tendem a conquistar uma vantagem competitiva na atração e retenção de talentos.
Se você gostou deste conteúdo e deseja aprofundar ainda mais essa conversa, confira o episódio sobre ESG do nosso podcast Papo de Talento.
Nele, recebemos Luciana Leite, Head de Marketing, Comunicação e ESG da Vestas, para uma conversa estratégica sobre como esses três pilares podem gerar um impacto real nas organizações e no futuro do trabalho.