Blog ManpowerGroup Brasil

Entenda como fazer networking utilizando as redes sociais | Blog ManpowerGroup

Escrito por ManpowerGroup Brasil | 08/09/17

Você sabe o que é networking? É, basicamente, estabelecer uma rede de relacionamentos profissionais. Uma prática tão importante quanto útil em qualquer área de atuação. É com ele que você pode ampliar a visibilidade de suas competências, além de estar mais antenado nas novidades da sua área, recolocar-se no mercado, entre outras vantagens. Neste artigo, vamos discutir melhor como fazer networking de qualidade.

Por muito tempo, o termo esteve restrito a interações ao vivo. No entanto, as redes sociais têm se tornado ferramentas cada vez mais potentes para isso. Com elas, é possível se conectar com pessoas de referência, conhecer trabalhos relevantes e saber de oportunidades únicas.

Sem sair de casa, é possível se ligar a pessoas de outras cidades, estados ou até mesmo países. Porém, para ter uma boa rede de relacionamentos, é necessário ter estratégia e atenção. Não se tratam de tendências, mas de pontos recorrentes que podem ajudar qualquer um. Veja algumas dicas campeãs para ter os melhores resultados:

Defina bem seus objetivos

Antes de sair adicionando pessoas e buscando conexões, estabeleça onde quer chegar. É essencial pesquisar quem são os profissionais de referência ou que estejam envolvidos em assuntos que lhe interessam. Se a proximidade afetiva é importante quando o assunto é rede pessoal, no networking os temas de interesse são o centro das atenções.

Depois dessa pesquisa, não tenha receio em acompanhar o trabalho desses contatos. Comece fazendo comentários relevantes nas postagens ou interagindo positivamente. Uma maneira produtiva de estabelecer contato é compartilhar com aquela pessoa um conteúdo que possa ser interessante para ambos e propor um debate. Aos poucos, pelos assuntos, a rede se estabelece.

Preze por um bom perfil online

Não é mito que os setores de Recursos Humanos das empresas analisam os perfis pessoais dos candidatos em processos seletivos. Sendo assim, é importante manter uma postura ética, profissional e respeitosa — claro, desde que isso reflita sua postura offline.

O perfil virtual deve espelhar-se honestamente em quem você é. O rompimento de uma relação de confiança iniciada online é uma falha grave no ambiente profissional.

Mas não é preciso ficar obcecado com esse tipo de marketing pessoal: os perfis são pessoais e cada um tem a liberdade de se expressar livremente. O recomendado é não compartilhar conteúdos ofensivos, depreciativos ou mesmo vexatórios.

A coerência também é fundamental: nada de foto de perfil produzida, usando terno com gravata e postagens frequentes sobre como segundas-feiras são horríveis ou atacando empresas/instituições de referência da sua área.

Mantenha-se atualizado

Uma das principais características das redes sociais é o ritmo intenso de circulação das informações. Quem acessa um perfil espera encontrar a informação mais recente sobre alguém ou alguma empresa. Portanto, esteja atento a isso: busque manter suas redes e contatos sempre atualizados, visto que elas funcionam como um cartão de visitas e o primeiro contato entre duas pessoas.

Não confunda estar atualizado com encher o perfil de postagens seguidas. O ideal é um meio-termo entre manter-se presente e não estar sempre aparecendo no feed dos contatos. Um comportamento de uso incessante, pelo contrário, estimula as pessoas a bloquear e deletar você da rede. Seja relevante sem ser sufocante.

Compartilhe seus pontos fortes

Você já sabe que o networking é baseado na troca de conteúdos pertinentes, então foque suas postagens e atualizações naquilo que pode valorizar sua imagem. Aos poucos, claro, para não parecer narcisista, mas se posicionando e evidenciando aquilo que você sabe fazer bem.

Há redes especializadas em funcionar como uma espécie de currículo ou portfólio com os trabalhos mais relevantes de um profissional. Entretanto, nada impede que você utilize assim mesmo aquelas não totalmente focadas nisso.

Entre uma postagem pessoal e outra, compartilhe um prêmio conquistado, um trabalho que se orgulhe ou uma certificação realizada. Isso ajuda a te colocar no radar dos seus contatos.

Integre sua rede

Se você conhece duas pessoas que podem se ajudar, apresente uma à outra. Essa é uma boa maneira de se destacar positivamente para ambos os contatos. Além de melhorar sua imagem, essa prática demonstra que você está atento às necessidades e talentos dos seus contatos.

Unir membros de sua rede também é uma forma de começar uma conversa, tendo um assunto de interesse com aquela pessoa. Esse pode ser o primeiro passo para uma relação de longa data.

Foque em ser positivo

Um dos grandes problemas das redes sociais é a interpretação errada que alguns usuários possuem da ferramenta. Em geral, quem está interessado em potencializar as oportunidades de trabalho com a rede não pode utilizá-la predominantemente como espaço de desabafo.

É claro que somos humanos e nada é menos autêntico do que um perfil só com momentos incríveis e maravilhosos. No entanto, o oposto pode ser muito mais danoso para a sua imagem.

Sendo assim, o segredo, como em outras dicas, é a parcimônia. Evite que seu perfil esteja carregado com mensagens negativas e desmotivadoras. Isso pode transmitir uma impressão de que, no ambiente de trabalho, você também é uma pessoa desanimada e improdutiva.

É claro que nem sempre estamos nos nossos melhores dias, mas, se você realmente precisa de ajuda, talvez seja melhor encontrar um/a amigo/a de confiança ou mesmo um profissional. Expor excessivamente a intimidade na internet pode ser muito nocivo.

Não se limite ao ambiente digital

A última dica é aquela que já adiantamos. O networking é uma preocupação com estabelecer laços profissionais frutíferos, mas isso nem de longe está restrito às interações online. Sendo assim, considere também trocar conteúdos ou mesmo propor debates, conversas e interações fora das redes, sempre com bom senso, focando nos interesses em comum e respeitando o espaço de cada um.

Conheça alguns exemplos

Existem várias opções de redes sociais virtuais que podem ser usadas para ampliar seu networking. Algumas das mais famosas são o LinkedIn, Behance e Atlz. No entanto, a depender da sua área de atuação, redes como About.me, DeviantArt ou mesmo as tradicionais Facebook, Twitter e Instagram podem exercer essa função.

O mais importante é saber se posicionar em cada uma, identificar qual tem mais a sua cara e em que ambientes seus contatos estão mais presentes.

Não existe receita pronta. É preciso navegar pelas possibilidades e entender quais as características que permitem que você demonstre suas habilidades da melhor forma.

E então, o que você acha de começar a praticar hoje mesmo o que acabou de aprender? Agora que você já sabe como fazer networking de qualidade utilizando as redes sociais, é hora de botar a mão na massa! E não se esqueça que, para ter acesso a mais conteúdos como este, basta curtir nossa página no Facebook.