Blog ManpowerGroup Brasil

Como pedir aumento para seu chefe? | Blog ManpowerGroup

Escrito por ManpowerGroup Brasil | 10/09/19

Até os profissionais mais experientes podem se sentir desconfortáveis na hora de tocar neste assunto com seus líderes, mas não precisa ser assim! Um pedido sobre um reajuste salarial não será constrangedor se for embasado em fatos e em um bom desempenho. Então, se você acredita que chegou a hora de receber esse reconhecimento financeiro, lembre-se que esse momento não precisa ser tenso, desde que você se prepare. Neste artigo, trazemos algumas dicas de como pedir aumento para seu chefe!

Antes de tudo, é hora de pedir um aumento?

Para negociar com o seu chefe e conseguir o seu aumento salarial é preciso mais do querer, mas, sim, ter argumentos que sustentem seu pedido. Neste cenário, o autoconhecimento é um dos seus grandes aliados. Reconhecer seus pontos fortes e fracos como profissional, o quanto evoluiu e o que ainda tem a crescer, vai te ajudar não só a entender se merece mesmo um aumento, mas também como montar uma argumentação com os líderes de sua empresa e, principalmente, manter os rumos da sua trajetória profissional em suas mãos.

“A responsabilidade pelos rumos da carreira estão cada vez mais nas mãos do indivíduo e menos das empresas”

Wilma Dal Col – Diretora de Gestão Estratégica de Pessoas do ManpowerGroup

Desempenho 

Para saber se você está na hora do reajuste, é preciso fazer uma autoavaliação. Relembre se seus últimos feedbacks foram positivos e se há uma percepção geral de que você é um profissional produtivo. Então, leve em consideração os seguintes pontos:

 

  • sua performance geral nos últimos meses;
  • a evolução como profissional;
  • a contribuição para o crescimento da companhia;
  • o comprometimento com prazos e horários;
  • a postura no ambiente de trabalho.

 

Considere também 

Além do desempenho, também existem fatores internos e externos que você deve considerar, como: 

 

  • uma possível disparidade salarial com os colegas;
  • um longo período sem reajuste salarial;
  • a equivalência com profissionais do mercado com a mesma função (falaremos mais disso ao longo do artigo).

 

Depois de considerar esses pontos acima, está na hora de se preparar para ter a derradeira conversa!

Reúna os argumentos

Antes de fazer o seu pedido de aumento, é importante estar preparado. Primeiro, você já reconheceu em si mesmo características que mostram que o acréscimo faz sentido. Portanto, organize esses argumentos e os tenha na ponta da língua! Por exemplo, traga resultados claros de seu desempenho, como indicadores de algum projeto. Fale também de sua ambição de continuar crescendo. 

Lembre-se que motivos pessoais não devem ser levados em consideração na hora de pedir um aumento salarial. Isso porque, além de não ter embasamento profissional e ter que contar apenas com a boa vontade do seu chefe, pode dar a impressão de que você não tem controle das suas finanças e que pode ter o mesmo problema na companhia. 

“É importante estar ciente sobre os motivos da solicitação. Evite fazer isso por motivações pessoais ou subjetivas. É fundamental se planejar e se preparar para uma conversa sobre aumento salarial e, consequentemente, sobre carreira e desafios”
Wilma Dal Col – Diretora de Gestão Estratégica de Pessoas do ManpowerGroup

Promoção x Aumento

Em vez de pedir apenas um aumento, talvez o caminho seja falar sobre uma promoção. Se sua empresa tem uma gestão de carreira para os colaboradores, esse argumento é ainda melhor. Assim você vai ganhar mais responsabilidades, irá se desenvolver como profissional e deverá ter o reajuste salarial.

Considere a situação da empresa

Um ponto a considerar na hora de pedir um aumento para seu chefe é a situação da empresa. Conversar sobre um aumento quando os negócios vão mal não é uma boa ideia. É mais difícil negociar o salário se a companhia estiver em um momento de dificuldades financeiras, mudança na gerência ou até uma troca nos modelos de gestão. Nesse sentido, é melhor esperar por uma oportunidade melhor para fazer o pedido. Mas quando? Em algumas empresas é mais fácil de saber o momento certo! 

Como os salários fazem parte do orçamento da organização, é interessante que essa conversa aconteça antes da definição do planejamento financeiro. Por exemplo, se onde você trabalha o plano orçamentário for feito anualmente em novembro, ter esse diálogo em outubro pode dar mais tempo para seus líderes lutarem pelo seu aumento no ano seguinte. 

Mas é importante lembrar que nem toda empresa funciona dessa maneira e, por isso, você deve ficar atento à rotina da sua organização.

Saiba quanto vale seu trabalho

A pesquisa de mercado é uma parte importante da preparação para pedir um aumento. Faça a lição de casa e verifique o quanto pessoas que trabalham em funções parecidas com a sua estão recebendo em outras companhias. Lembre-se de considerar o porte em seu levantamento, pois empresas maiores costumam ter salários mais altos.

Na hora da conversa

Iniciar essa conversa pode parecer constrangedor, mas não precisa ser! Você pode transformar esse momento em um bate-papo agradável, transparente e produtivo para ambos os lados. Então, esqueça a ideia de que pedir um aumento é sinônimo de desconforto! Abaixo, trazemos algumas considerações para te ajudar.

Marque uma reunião

Muitos funcionários acabam falando sobre o acréscimo salarial em momentos que acham que são oportunos, mas não são. Por exemplo, no horário do café, um almoço ou em algum projeto em que estão atuando juntos. Essa atitude pode ser interpretada como pouco profissional e dificilmente trará resultado. O mais adequado é marcar formalmente uma reunião com seu superior. Isso facilita para que vocês possam ter uma conversa mais franca em um ambiente controlado.

Seja objetivo

Se você tem uma argumentação bem preparada, apoiada em resultados e dados, não há necessidade de enrolar na conversa. Seja sincero, honesto e objetivo. Fale por que você merece um aumento e o quanto você deseja receber a mais. 

Tem outra proposta?

Isso é muito importante! Apesar de ser uma tática muito usada para pedir um aumento, dizer que tem uma proposta melhor na manga pode ser uma faca de dois gumes. 

Se por um lado, você realmente tiver uma oferta de outro posto de trabalho e se sentir balançado, é importante ser transparente e abrir o jogo, assim a sua empresa tem a chance de lhe fazer uma contraproposta.

Porém, se você não tiver nenhuma intenção de sair, este não é um argumento estratégico. Seu chefe pode desconsiderar qualquer chance de aumento ou promoção por conta deste tipo de comportamento. E, obviamente, fica ainda pior se não for verdade. A companhia pode descobrir e, em vez de ganhar um abono salarial, você acabará prejudicando sua imagem. Então, chantagem nem pensar! 

Prepare-se para negociar

Não é sempre que você vai chegar com uma proposta e seus superiores vão aceitá-la. Ou seja, você precisa estar disposto a negociar. É possível que você tenha que abrir mão de ganhar o aumento com os números que você pediu ou que a proposta demore um pouco para se concretizar. E se for o caso do aumento ser negado, evite qualquer tom de ameaça ou desmotivação, mas reafirme a importância dessa questão para seu crescimento profissional.

Essas foram as nossas dicas para você conversar com seus líderes sobre um aumento. Quer mais dicas sobre o mercado de trabalho? Acesse nosso canal do YouTube com vídeos valiosos para quem quer evoluir na carreira!