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Thought Leadership: o poder de inspirar pessoas para além da organização

5 min de leitura

Publicado em 02/03/23

Atualizado em Março 2, 2023

Na era digital, palavras e ações são amplificadas em proporções antes inimagináveis. Para profissionais e organizações, essa amplitude transformou o modo como se entende e se constrói reputação: a experiência dos colaboradores, o impacto em relação aos desafios do mundo e a postura das lideranças se tornaram importantes fatores na percepção sobre uma marca, atraindo ou repelindo oportunidades, talentos e consumidores. 

Neste sentido, se abrem novos caminhos para que líderes também ampliem seu raio de influência, movendo pessoas dentro e fora das empresas. Afinal, a liderança do futuro é aquela que facilita, impulsiona e gera diálogos em uma rede plural de pessoas onde quer que elas estejam. É aí que surge o conceito de “Thought Leadership”, ou “liderança de pensamento”. 

Líder de pensamento é aquele ou aquela que está profundamente em contato com um determinado setor, indústria ou especialidade. Desse modo, consegue ter um olhar crítico e enriquecedor não apenas para o próprio negócio, mas também para o que acontece ao redor, criando repertório relevante para orientar e provocar conversas neste território. 

“Líderes de pensamento se baseiam no passado, analisam o presente e iluminam o futuro para criar uma visão abrangente, única e impactante de sua área de especialização.” 

Jake Dunlap, CEO fundador da Skaled 

Uma das mais importantes características da pessoa líder de pensamento é a autenticidade. Ou seja, é a habilidade de elaborar perspectivas originais, procedentes de investigações em diversas fontes – troca com várias pessoas, leitura de outros especialistas, pesquisas, tendências, estudos formais, por exemplo. É de uma formação diversificada que nascem avaliações e opiniões robustas – às vezes, até controversas diante do senso comum – para apoiar profissionais a (re)pensarem suas atuações e decisões.  

Aliás, o objetivo de compartilhar e cooperar para que o conhecimento chegue e seja útil aos demais é também premissa de quem é líder de pensamento, sempre com uma abordagem de contribuir, não de impor verdades. 

Para que você possa trabalhar este tipo de reputação, alguns caminhos devem ser percorridos. O primeiro é, antes de mais nada, se manter em movimento. Isso significa estar em constante desenvolvimento, buscando por aprendizados e atualizações sobre o seu nicho. Focar em uma especialidade, inclusive, favorece esse processo, ao direcionar esforços e também gerar consistência.  

Ao se alimentar de conhecimento, é preciso, então, construir e ampliar a rede. Desse modo, manter o networking vivo é essencial para que mais pessoas possam conhecer, ouvir e compartilhar suas visões e avaliações. Invista em encontros presenciais, procure oportunidades de falar em público e de ser fonte para materiais sobre a sua área – por exemplo, em matérias e artigos publicados por veículos de comunicação especializados. 

É claro que, como comecei este artigo, a própria era digital permite que suas análises e comentários alcancem mais pessoas. Por isso, gerar conteúdos com frequência, aqui mesmo no LinkedIn ou em blogs, pode ser de grande valia na jornada de uma liderança de pensamento.  

Nesses espaços, é possível mostrar abertura para diálogos e trocas com mais pessoas – lembre-se de que liderar é também não ter todas as respostas. Aproveite para convidar outros profissionais que também se destacam como referência para compor conteúdos mais ricos e colaborativos. 

Tornar-se líder de pensamento não se trata de uma ascensão imediata, mas de passos firmes e persistentes, especialmente em um mundo hiperinformativo no qual a confiança é testada a todo momento. A regra de ouro é fazer da transparência valor inegociável na sua comunicação.  

Ao agregar valor às pautas relativas à sua especialidade/atuação e apresentar novos pontos de vista para o setor, líderes e profissionais formam e fortalecem suas próprias reputações e ainda podem gerar impacto positivo para a credibilidade da marca e da empresa. O que, por sua vez, pode trazer resultados na marca empregadora, na abertura de novos negócios e nos vínculos com o público. 

Você planeja ser líder de pensamento? Já exercita algum desses caminhos para construir autoridade no seu nicho? Compartilhe sua experiência e vamos conversar sobre como é possível apoiar o desenvolvimento de mais pessoas. 

Abraços, 

Nilson Pereira 

Country Manager no ManpowerGroup Brasil 

Confira aqui a publicação original.

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