Você sabia que 65% dos candidatos já usam a inteligência artificial (IA) para dar uma força nos processos de candidatura? Essa é apenas uma das muitas maneiras de usar a IA como coach de carreira.
Embora não substitua completamente o olhar humano e especializado, a tecnologia pode ser uma grande aliada em diferentes momentos da sua trajetória — especialmente quando ainda não é possível investir em um coaching tradicional.
Mas por onde começar? Para te guiar nesse caminho, reunimos aqui 7 maneiras eficazes de usar plataformas de IA generativa, como o ChatGPT, para receber dicas e orientações sobre carreira.
Essas sugestões foram originalmente compartilhadas pelo Dr. Tomas Chamorro-Premuzic, Diretor de Inovação do ManpowerGroup, em um artigo para a Harvard Business Review. Boa leitura!
Se você está em dúvida sobre para onde levar sua carreira e quais opções são mais adequadas, o primeiro passo é entender seus pontos fortes, interesses e valores. E sim, a IA generativa pode ser de grande ajuda nesse processo de reflexão.
Aqui vão algumas perguntas que podem ser feitas a ela:
O currículo e o LinkedIn são seus principais cartões de visita no mundo profissional. Por isso, todo esforço para deixá-los organizados e atraentes é válido.
Neste caso, a IA pode ser usada tanto para otimizar o seu currículo para vagas ou carreiras específicas quanto para sugerir melhorias para tornar seu perfil no LinkedIn mais forte e atrativo.
Seguem três exemplos de prompts úteis para a IA:
Anteriormente, dissemos que o uso da IA como coach de carreira é bem-vindo em diferentes momentos, certo? Pois bem, a busca por emprego é mais um deles.
É possível usá-la para descobrir as melhores estratégias de candidatura em setores e funções específicas, além de receber ideias criativas para encontrar vagas que tenham tudo a ver com o seu perfil.
E mais: a IA generativa também dá aquela mãozinha na hora de criar mensagens de networking personalizadas para se conectar com recrutadores.
A entrevista de emprego é, sem dúvida, uma das etapas mais desafiadoras do processo seletivo. Por isso mesmo, o ideal é se preparar bastante para ela.
Com a IA, nunca foi tão fácil fazer isso: é possível simular perguntas, treinar respostas e receber sugestões de melhorias.
Dê só uma olhada nos melhores prompts:
Agora, se o seu objetivo é alçar voos mais altos e assumir posições de maior responsabilidade, o processo de preparação com a IA é um pouco diferente.
Você pode, por exemplo, pedir para ela listar as principais habilidades de liderança que precisa desenvolver para assumir uma função gerencial, além de identificar comportamentos a evitar.
Outra ideia é solicitar ajuda para redigir um e-mail ou até um roteiro de conversa para pedir uma promoção estrategicamente.
Construir uma marca pessoal forte, que te posicione como referência no seu setor, pode abrir portas profissionais inimagináveis. Porém, sabemos que nem todo mundo tem facilidade ou tempo hábil para criar conteúdo.
Mais uma vez, a IA generativa se sobressai como uma grande aliada, podendo desde sugerir ideias do que compartilhar nas suas redes sociais até apoiar a produção de publicações e artigos. Para deixar tudo com o seu jeito, é importante compartilhar com a ferramenta seus insights, experiências profissionais e estilo de escrita.
Por último, mas não menos importante, a IA também pode te ajudar a lidar melhor com colegas difíceis, expectativas pouco claras, cargas de trabalho elevadas ou problemas de comunicação.
Confira alguns exemplos de prompts escritos pelo Dr. Tomas Chamorro-Premuzic:
Como vimos, usar a inteligência artificial como coach de carreira é extremamente útil, mas é importante ter alguns pontos de atenção em mente.
O primeiro deles é a personalização: quanto mais você alimentar a IA com informações sobre sua experiência, interesses, habilidades e estilo de comunicação, mais relevantes e precisas serão as sugestões que ela vai gerar.
Lembre-se, porém, de que as respostas da IA não são soluções definitivas para os seus desafios profissionais. Elas devem ser vistas como sugestões para ampliar suas opções, ajudando você a considerar diferentes caminhos e estratégias.
Por último, não tenha receio de experimentar diferentes plataformas. Afinal, a principal vantagem de usar a IA não está apenas na automação, mas na sua capacidade de interagir com ela. Quanto mais você conhecer as ferramentas disponíveis e refinar seus prompts, mais criativo e estratégico será o uso da tecnologia!
Para saber mais sobre o potencial da inteligência artificial em relação ao trabalho, aproveite para ler também: Future Forward: Carreiras com Propósito na Era da IA.