Se em algum momento do ano passado você parou para fazer um balanço sobre os aprendizados que vão guiar os passos daqui para frente, arrisco dizer que entre eles está a elaboração de estratégias mais eficientes de contratação. Acertei?
Posso dizer também que você não está sozinho ou sozinha nessa direção: na mais recente Pesquisa de Expectativa de Emprego, realizada pelo ManpowerGroup, o item “Recrutamento para funções qualificadas” se destacou como a segunda prioridade do RH para 2024. O estudo também revela que o Brasil está na 10ª posição entre os países que mais pretendem contratar no primeiro trimestre deste ano.
Olhando bem para o cenário, alguns fatores justificam a preocupação e os desafios enfrentados logo na etapa de recrutamento e seleção. O primeiro é a própria escassez de talentos que, no Brasil, manteve o índice de 80% dos empregadores relatando dificuldade em encontrar as habilidades desejadas.
Neste quadro, também podemos falar da revolução nas competências necessárias para empresas avançarem na era digital, com a ascensão da inteligência artificial, em um mundo que demanda com urgência modelos mais sustentáveis de negócio. Se a sua empresa está em busca de profissionais qualificados para atuar com IA, segurança cibernética ou ainda em sustentabilidade, você sabe que encontrar esses talentos não é uma tarefa simples.
Outro elemento que vem movimentando o mercado de trabalho é o ingresso de profissionais da Geração Z que, por sua vez, têm ambições e comportamentos diferentes, tanto em relação à carreira quanto em relação à experiência durante um processo seletivo. É uma verdadeira quebra de paradigma para o RH aprender, estruturar e gerenciar.
Desse modo, vemos que não é somente o RH que precisa se ajustar à nova realidade, mas também as pessoas trabalhadoras, as quais devem buscar (re)qualificação para as demandas emergentes, e também as empresas que fornecem soluções em R&S, como o ManpowerGroup.
Há mais de 75 anos no mercado, a organização já atravessou muitas transformações e, por meio de estudos aprofundados, consegue estar à frente e se atualizar constantemente. É deste olhar para o futuro que surgiu a Find Your Talent.
Trata-se de uma célula de inteligência multidisciplinar totalmente dedicada a desenhar estratégias de recrutamento e seleção para cargos operacionais e estratégicos, combinando análise de dados, inovação e ferramentas de conversão.
A partir de identificação das reais necessidades da empresa, a equipe de especialistas define a abordagem e os canais mais adequados para alcançar o público desejado, lançando mão de um ecossistema de recursos digitais para captar pessoas candidatas com alto grau de acuracidade e garantir a aderência ao perfil desejado. É possível, por exemplo, encontrar talentos em regiões ou para funções muito específicas.
Com a tecnologia tornando o processo de conversão mais eficiente, ou seja, agilizando a atração de pessoas candidatas com muito mais precisão, o fator humano se potencializa. Com o devido treinamento para minimizar vieses inconscientes e avaliar a diversidade do pool de candidatos, profissionais de R&S focam toda atenção na triagem e na seleção para identificar os melhores talentos, ou ainda, com base em dados, apontar alternativas para a estratégia.
O processo de contratação de novos colaboradores é fundamentalmente impactado pela transformação digital, comportamentos emergentes e demandas de negócio. Nunca houve uma fórmula mágica, mas, certamente, agora o leque de possibilidades e combinações entre tecnologias e inteligência humana se expande de maneira surpreendente.
É preciso, portanto, que haja conhecimento de mercado, planejamento e indicadores claros para atingir o resultado esperado: fazer das contratações o impulso para novas conquistas ao longo do ano e além.
Aproveite que 2024 está começando para compartilhar os desafios da sua empresa na área de R&S com a Find Your Talent. Vamos transformar os aprendizados em oportunidades de progresso.
Abraços,
Ana Guimarães
Diretora de Operações no ManpowerGroup Brasil