Os dispositivos tecnológicos estão inseridos de tal forma na nossa rotina que se tornou muito difícil passar um dia sem que os utilizemos. As relações pessoais e profissionais ganharam novos status por causa deles, e já não há motivos para criar resistência ao uso da tecnologia na gestão de pessoas.
A inteligência artificial possibilitou a modernização em vários setores da sociedade, e o RH, ainda que a passos lentos, está acompanhando essas mudanças. Afinal, muitos profissionais da área concordam que é mais simples integrar equipes, conduzir uma gestão eficiente e construir bases sólidas quando há investimento em inovações.
Continue a leitura deste artigo e veja como a tecnologia na gestão de pessoas está gerando efeitos positivos!
Burocracia, trabalho operacional, organogramas verticalizados, sistemas hierárquicos e relações autoritárias: esses eram os principais atributos dos recursos humanos tradicionais. A atuação do setor focava em eficiência e custo, e posteriormente, na produção com base na repetição de tarefas.
Além disso, havia falta de flexibilidade, excesso de etapas nos processos e escassa adaptabilidade à realidade. No entanto, esse modelo mostrou-se ineficaz com o passar do tempo, fracassando na atração e na retenção de bons profissionais no quadro de funcionários das empresas.
Foi preciso repensar a relação do trabalhador com a organização, direcionar esforços para a melhoria do ambiente de trabalho e, consequentemente, para o aumento da motivação e do engajamento das equipes.
É nesse cenário que as tecnologias passaram a fazer parte do dia a dia das empresas com uma relevância significativa. O RH vem se tornando mais dinâmico e proativo. O planejamento e a visão de futuro priorizam as necessidades dos trabalhadores e facilitam o alcance dos resultados desejados.
Em vez de apenas executar o que era imposto e ordenado, reagindo somente em momentos de crise, os profissionais da área passaram a enfatizar o crescimento sustentável da companhia. A busca, agora, é por vantagens mútuas para colaboradores e organização.
Essa mudança de foco proporcionou a humanização dos processos, fazendo surgir a gestão de pessoas. Com isso, as demais áreas organizacionais se interligaram ao RH — setor que, em outro momento, era isolado —, permitindo-o ser mais vivo e participante em todos os ambientes da empresa.
Uma das grandes responsáveis por essa transformação foi a tecnologia, que, ao oferecer ferramentas que facilitam o trabalho, fez com que a parte operacional fosse executada pelos programas de computador, deixando os especialistas com mais tempo para traçar planejamentos e realizar ações estratégicas.
Tanto empresas quanto candidatos e colaboradores vivem um momento ímpar na história. A facilidade de acesso à internet vem possibilitando uma comunicação totalmente nova entre aqueles que desejam admitir e reter talentos e os que querem trabalhar em uma empresa que preze pela valorização dos profissionais.
A tecnologia na gestão de pessoas está presente desde o cadastro em sites de busca por vagas ao desenvolvimento profissional dos funcionários e a disseminação da cultura organizacional. Assim sendo, os aplicativos, os sites de RH, as mídias sociais etc. desempenham um papel cada vez mais importante na divulgação de informações relevantes.
Uma pesquisa do ManpowerGroup revelou que há um número significativo de pessoas que usam a tecnologia para se candidatar a vagas de emprego. Foram entrevistados aproximadamente 18 mil candidatos, com idades entre 18 e 65 anos em 24 países.
O estudo revelou a existência de um grupo, denominado Pioneiros das Tecnologias de RH, que fez uso de pelo menos 3 ferramentas tecnológicas nas suas buscas por emprego nos últimos 6 meses. Esses profissionais têm características em comum: são jovens, urbanos, estudantes e muito adeptos à tecnologia móvel.
Os dados coletados mostraram que tais pioneiros se candidatam ao dobro de vagas que os demais – 18,3 contra 9,9 vagas. Contudo, eles ainda preferem o contato humano quando o assunto é a entrevista com recrutadores, indicando a necessidade de uma combinação entre inteligência artificial e interação humana.
Para exemplificar como as tecnologias têm gerado mudanças para a gestão de pessoas, listamos abaixo algumas ferramentas que vêm ganhando espaço entre os executivos do RH. Veja:
Qual é o melhor candidato para ocupar uma vaga? Quem é o funcionário mais bem preparado para receber uma promoção? Qual membro da equipe tem uma curva de aprendizado diferenciada? Obter respostas para essas e outras perguntas pode ser um desafio para gestores de qualquer empresa.
Entretanto, um uso correto das informações disponíveis torna mais fácil resolver tais questões. Por isso, o Big Data é cada vez mais utilizado. O termo descreve um grande acúmulo de dados digitais que, por si só, não dizem muita coisa, mas quando analisados da forma correta, podem solucionar vários problemas do RH.
As ações, interações e conexões registradas on-line permitem que as pessoas sejam compreendidas em uma nova dimensão, e a função do Big Data é fornecer as informações necessárias para que haja uma análise minuciosa por meio de métodos específicos. Isso gera, como consequência, mais facilidade nas tomadas de decisão.
IoT é a sigla para Internet of Things, que em português quer dizer Internet das Coisas. Essa é uma rede que permite a conexão entre objetos físicos (máquinas, smartphones, veículos etc.) por meio de sensores e APIs.
São inúmeras as possibilidades de uso para a IoT — localização de um funcionário, medição do nível de atividade física, tempo estimado no deslocamento e muito mais. Os aplicativos que autorizam a troca de informações criam uma rede com inteligência avançada que, se utilizada da forma adequada, pode gerar muitos benefícios à empresa e ao colaborador.
Os MOOCs (Massive Open Online Courses) são cursos oferecidos pela internet para muitas pessoas e, em geral, são gratuitos e vinculados a universidades. Desenvolvidos na área da educação a distância, esses cursos têm uma grande quantidade de material, embora alguns não forneçam certificados.
Eles têm se tornado grandes ferramentas de capacitação e treinamento para as organizações, pois podem oferecer muito conhecimento aos inscritos, ajudando profissionais de diversas áreas a se desenvolver.
Com a implantação de ferramentas como as apresentadas acima, o RH tende a se tornar cada vez mais estratégico. A tecnologia permite um maior controle das necessidades de treinamento, maior gerenciamento nas avaliações de desempenho, a diminuição na incidência de erros, entre várias outras soluções.
Os resultados podem impressionar:
baixa na rotatividade;
redução de custos;
aumento na produtividade etc.
No entanto, para que o profissional desse setor usufrua de todas as vantagens oferecidas pelo avanço tecnológico, se faz necessária uma constante atualização dos seus saberes. O líder que não busca conhecer as inovações e as tendências da tecnologia na gestão de pessoas poderá ficar defasado e perder boas oportunidades de enriquecer o currículo e trazer o sucesso para os negócios.
Agora que você já viu o que está mudando no RH tradicional, que tal saber um pouco mais sobre a importância da tecnologia no processo seletivo? Leia nosso post sobre o assunto e descubra!