Saber como elaborar uma descrição de cargo é uma prerrogativa de qualquer RH. Algumas equipes certamente já trabalham com um documento padrão, que tem atendido às expectativas dos processos de recrutamento e seleção.
No entanto, muitas equipes ainda não chegaram a essa fórmula ideal e estão em busca de entender a melhor forma de lidar com essa atividade. Pensando em prestar auxílio aos profissionais envolvidos nesse processo, organizamos o post de hoje com o objetivo de servir como um guia sobre como elaborar uma descrição de cargo.
Vamos apontar as características que não podem faltar em um documento de descrição de cargo e, além disso, iremos mostrar algumas dicas para que as informações apresentadas estejam da maneira mais adequada possível. Continue a leitura e confira o que preparamos!
Um bom início para qualquer descrição de cargo deve contar com uma breve apresentação da organização e é necessário que você utilize de alguns parágrafos para isso.
É importante relatar qual é a missão da empresa, quais são as expectativas para os próximos meses (expansão de operações, posicionamento da marca, metas etc.), expor um retrospecto recente das operações da companhia e explorar detalhes sobre o clima organizacional.
Tenha em vista que, mais do que entender a aptidão para a vaga disponível, o candidato deverá conhecer, ainda que brevemente, o perfil da empresa. Trata-se de um alinhamento de expectativas para que o profissional saiba “onde ele vai entrar”.
Isso é significativo considerando que empresas de um mesmo segmento podem apresentar características muito distantes no que diz respeito às estratégias de mercado e gestão de recursos humanos.
Tal cenário pode ser facilmente visualizado quando referenciamos geograficamente as empresas. Podemos tomar como exemplo o contraste entre algumas multinacionais europeias e americanas. Segundo a opinião de ex e atuais colaboradores, elas apresentam culturas muito diferentes, influenciando no modo como o trabalho é executado.
Os americanos, por exemplo, são reconhecidos por tomarem as metas estipuladas como prioridade 0, ou seja, a “sobrevivência” do profissional na empresa dependerá, acima de tudo, da entrega de resultados.
Os europeus, por sua vez, embora também trabalhem com metas desafiadoras, dão um outro tratamento à questão. Isso porque eles consideram que variáveis de contexto exercem influência sobre os resultados, de modo que, se as equipes não cumprem determinadas metas, há um esforço maior para se compreender toda a situação antes de pensar na dispensa de alguns profissionais.
Depois da de apresentada a empresa, é hora de descrever os pré-requisitos da vaga. Essa parte é fundamental e deve estar bem destacada no documento.
Falar sobre os pré-requisitos da vaga será importante para que os profissionais reflitam se estão ou não realmente habilitados para participar do recrutamento. Isso também contribuirá para que os recrutadores não recebam um enorme volume de candidaturas que não interessam à empresa, o que diminui consideravelmente o trabalho.
Mas atenção: uma vaga com uma extensa lista de pré-requisitos e exigências de especialização poderá excluir do processo profissionais cujo perfil seja interessante para a organização.
Dessa maneira, os recrutadores devem realizar um exercício de ponderação, escolhendo apenas alguns critérios que sejam “inegociáveis”.
Detalhar os processos de trabalho da equipe na qual o candidato será inserido, caso ele seja aprovado para a vaga, também é outro aspecto indispensável.
Trata-se de mais uma forma de apresentar a empresa, só que, dessa vez, com uma abordagem mais prática e aplicada ao que aguarda o candidato.
Imagine uma situação — um tanto improvável, digamos — em que o profissional esteja apto a concorrer à vaga, mas, ao ser apresentado à descrição das atividades, observa que poderá encontrar dificuldades para lidar com algumas demandas. Dependendo da avaliação feita pelo candidato, essa dificuldade poderá ou não fazer com que ele desista da vaga.
É por isso que enfatizamos a importância de criar mais essa sessão ao elaborar uma descrição de cargo.
Com o candidato já ciente sobre o que ele necessita em termos de formação e experiência para se candidatar à vaga, o documento deve trazer as etapas do processo de recrutamento.
Informações como datas, horários, locais e especificações sobre as provas, dinâmicas, entrevistas e tudo o que estiver relacionado ao processo deve ser apresentado com o maior nível de detalhes possível. Isso evita desencontro de informações e agiliza o recebimento das candidaturas.
Para que tudo fique ainda mais claro, apresentaremos a seguir um modelo de estrutura para um documento de descrição de cargo. Acompanhe:
Faça uma breve apresentação sobre a empresa e características do clima organizacional, tal como foi indicado no primeiro tópico deste artigo. Não deixe de apresentar uma avaliação sobre as perspectivas da organização para os próximos períodos, indicando um futuro promissor, além, claro, de dedicar algumas linhas para tratar da missão da empresa.
Identifique o nome do cargo, assinalando o perfil profissional pretendido, com experiência e formação desejada. Aqui, alguns pontos poderão configurar pré-requisitos e outros serão qualificações desejáveis. Para facilitar você pode organizar listas separadas para cada um.
As informações devem ser passadas para o leitor da forma mais clara possível. Sendo assim, você também pode listar em separados aspectos como: formação acadêmica, experiência e competências solicitadas.
Aproveite para contextualizar os candidatos quanto ao organograma da empresa. Mencione em qual diretoria/time/equipe o profissional será alocado e a quais instâncias estará subordinado.
Descreva as atribuições do cargo com o maior nível de detalhe possível. Ao apontar quais atividades o profissional deverá desenvolver, associe quais competências deverão ser colocadas em prática, como proatividade, compromisso com resultados e dinamismo.
Por último e não menos importante, você deve falar das etapas do processo.
Fique atento ao que já foi mencionado anteriormente e deixe sempre e-mail ou telefone para contato para que os profissionais postulantes à vaga possam tirar eventuais dúvidas.
Bem, esperamos que, com o post de hoje, você e sua empresa tenham aprendido um pouco mais sobre como elaborar uma descrição de cargo. Para colocar essas dicas em prática fique atento a todas as questões apresentadas e adeque o que for necessário às especificidades da política de RH praticadas em sua organização.
E, para você continuar por dentro de outras informações como as apresentadas neste post, convidamos você a acessar outro artigo de nosso blog cujo título é benefícios do software de gestão de RH para o processo de contratação. Não deixe de conferir e até a próxima!