Em um mercado cada vez mais exigente, os profissionais que buscam por uma nova oportunidade ou recolocação precisam mostrar mais do que uma formação acadêmica e experiência na área. Quem atua com Recrutamento e Seleção vem procurando por candidatos com habilidades diferentes e que os fazem se destacar dentre os demais concorrentes.
Entre esses diferenciais estão a fluência em algum idioma, experiência no exterior, cursos de curta duração e trabalhos voluntários.
No caso específico do voluntariado, ter esse tipo de experiência na bagagem profissional pode indicar que o candidato é um profissional mais preparado para o ambiente corporativo, pois já teve que desenvolver algumas habilidades como atividades em equipe, comprometimento e liderança.
Se você já fez ou está pensando em participar de trabalhos voluntários, veja abaixo mais informações sobre como essa prática pode dar mais valor ao seu currículo, fazendo com que você se destaque na hora do processo seletivo!
Como falado acima, o trabalho voluntário é visto com bons olhos pelo mercado, pois serve como um tipo de treinamento do que é exigido dos profissionais no dia a dia de trabalho. Habilidades técnicas ou comportamentais são estimuladas e praticadas, criando um perfil profissional mais preparado para os desafios corporativos e capaz de lidar com esse ambiente movimentado e competitivo.
Para quem não tem nenhum tipo de experiência e está buscando o primeiro emprego, ter um histórico como voluntário pode ajudar a compor o currículo, mostrando vontade de aprender atividades novas e capacidade de comprometimento. O trabalho voluntário pode até servir como um primeiro contato com a área, caso seja feito no setor de atuação em que o profissional pretende seguir carreira, dando a ele a chance de assimilar conhecimentos exigidos e ainda ver se gosta da rotina da área.
Caso um profissional esteja buscando uma posição em uma nova área ou esteja fora do mercado, os trabalhos voluntários também são uma boa opção para melhorar o currículo e se manter ativo durante esse período. Participar de instituições ou atividades como voluntário mostra que o profissional está aberto a desenvolver novas habilidades e isso pode mostrar aos recrutadores que ele está pronto para uma nova posição.
Se um profissional está empregado mas ainda busca outras oportunidades, os trabalhos voluntários também podem fazer a diferença. Apostar nesse tipo de atividade extracurricular ajuda a construir um perfil mais completo e abrangendo diferentes competências, tornando esse candidato mais atrativo para vagas mais interessantes e ajudando a conquistar uma posição melhor.
Existem diversos tipos de trabalhos voluntários com diferentes focos e espaços para atuação. Aqui não existe um certo ou errado, mas o indicado é que o profissional busque por opções que despertem seu interesse. Tente começar pensando em causas que você gostaria de apoiar e teria prazer em ajudar.
Se você gosta de estar em contato com animais, por exemplo, trabalhar com uma ONG de adoção de cães e gatos pode ser uma boa oportunidade de combinar os seus interesses pessoais e ainda agregar valor ao seu currículo.
Após definir o campo de interesse, você pode passar a procurar o trabalho em si, buscando formatos que se encaixam na sua rotina. Se você estiver trabalhando, conciliar o trabalho voluntário durante a semana com o seu dia a dia pode ser difícil, por isso, nesses casos, o ideal seria encontrar algo que possa ser feito nos fins de semana ou no período da noite.
Também é possível procurar por vagas que façam parte do seu universo profissional, que te ajudarão a fazer um trabalho mais complexo e ainda ganhar mais experiência na área.
Continuando no exemplo da ONG de adoção, alguém que trabalha na área de Comunicação pode atuar criando materiais para divulgar a organização e atrair mais investimentos, enquanto um profissional do Direito pode cuidar dos contratos e negociações burocráticas.
Normalmente, os profissionais incluem seus trabalhos voluntários ao final de seu currículo em suas informações adicionais junto a cursos, idiomas e outras experiências que complementam o seu perfil. Nesta etapa, vale ressaltar para qual instituição trabalhou, a causa apoiada, qual foi o trabalho realizado e por quanto tempo.
Se você achar relevante para o seu perfil profissional, também pode ser inserido o detalhamento dos projetos e conquistas realizadas com sua ajuda. Se você também usar o LinkedIn para buscar novas oportunidades, esses dados podem ser colocados de forma fácil em seu perfil na seção de “Causas e Trabalhos Voluntários”.
No caso de ser o primeiro trabalho ou dos profissionais com pouca experiência, o detalhamento dessa vivência pode ser ainda maior, contando quais habilidades foram exigidas durante o processo, as tarefas realizadas e os níveis de trabalhos realizados, já que, normalmente, jovens que se dedicam 100% ao voluntariado começam como voluntários e, com o passar do tempo, vão ganhando outras responsabilidades e cargos.
Na internet existem diversos sites e portais que ligam instituições a voluntários, o que pode ser uma boa chance para quem está buscando uma oportunidade. Algumas instituições mais conhecidas, como o Greenpeace, Teto Para o Meu País e SOS Mata Atlântica sempre anunciam oportunidades para se candidatar como voluntário e convidam as pessoas a conhecerem os seus trabalhos.
Também existe a opção de procurar por organizações menores em sites especializados no tema como Atados e Busca Voluntária. Não esqueça também de contar com as indicações de amigos e pesquisar se alguma instituição que você já conhece não precisa de ajuda.
Para ter certeza de que você encontrou o trabalho voluntário certo, um bom teste é primeiramente ir conhecer a instituição, seu trabalho e tentar participar de alguma atividade para perceber se é isso mesmo que você está buscando.
Participar de trabalhos voluntários e exercer atividades nessa área não só te torna um profissional melhor e com mais experiência, como também gera mais valor e significado para o trabalho que você realiza. Experimente dar início a uma atividade desse tipo e ainda aproveite essa oportunidade para ter um currículo mais atraente.
Se você gostou das dicas e quer encontrar companhia para começar a participar de trabalhos voluntários, compartilhe este post em suas redes sociais e convide seus amigos!