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O que é experiência do funcionário e por que você devia se importar?

5 min de leitura

Publicado em 09/10/17

Atualizado em Julho 27, 2021

Se você tem procurado maneiras de aumentar a produtividade dos colaboradores da sua empresa, promover a retenção de talentos e melhor ambiente organizacional, então precisa entender definitivamente o que é e como valorizar a experiência do funcionário. 

Custos e desgastes gerados pela alta rotatividade, problemas de saúde ou mesmo desentendimentos entre colaboradores são alguns dos motivos pelos quais se importar com a satisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho pode fazer grande diferença nos resultados gerais de uma organização.

Estudos internacionais têm demonstrado a efetividade desse tipo de abordagem nas corporações e os benefícios que trazem, tanto para o crescimento das empresas quanto para os próprios funcionários.

Ao ler este artigo, você entenderá que uma coisa está diretamente ligada à outra. Confira!

1. Invista na modernização e reestruturação do RH

Homens e mulheres de negócios de renome ao redor do mundo, como Richard Branson, fundador do Virgin Group, sintetizaram bem a importância de valorizar a experiência do funcionário em frases como “Cuide dos seus funcionários e eles cuidarão do seu negócio”. 

Uma das melhores formas de criar essa empatia entre colaboradores e empresa é alinhando o seu estilo de vida com o modo de trabalho moderno.

A geração Y, conhecida por sua familiaridade com a internet e as novas tecnologias, demanda que as empresas desenvolvam oportunidades de atuação fora do modelo tradicional baseado no trabalho presencial e registrado em papel.

Existem, hoje, sistemas de RH em nuvem que possibilitam o fácil acesso remoto ao banco de dados da empresa e da produção individual de cada colaborador. Esses sistemas também permitem a interação entre funcionários de regiões distantes que não teriam a oportunidade de entrar em contato uns com os outros se não fosse pela rede.

Tudo isso melhora o networking da empresa, a produção de conhecimento e as possibilidades de inovação nas estratégias de trabalho.

2. Faça com que a experiência do funcionário seja desafiadora e instigante

Já é fato consumado para a maioria das pessoas que o mundo tem mudado em velocidade constante e nunca vista antes. Sendo assim, o mundo do trabalho não poderia ficar de fora de toda essa revolução, e aquele velho jargão “não se mexe em time que está ganhando” pode não valer nesse novo contexto.

Por isso, é tão importante criar um ambiente organizacional onde os colaboradores se sintam desafiados a serem cada vez melhores e mais inovadores. Se o mundo muda rápido, as estratégias precisam ser constantemente revistas e renovadas.

Algumas formas de realizar isso no contexto corporativo são:

  • incentive a continuidade dos estudos e a formação dos seus funcionários — áreas como TI têm grande defasagem de profissionais preparados para o mercado;
  • ofereça ganhos extras ou mesmo participação nos lucros para ideias transformadoras que levarão a empresa ao crescimento;
  • invista na estruturação de planos de carreira, o que gera um ambiente mais consistente de trabalho, maior confiança em seus colaboradores e, consequentemente, a retenção de talentos.

Com um grupo motivado e produtivo, você não só melhorará os resultados e aumentará os lucros da empresa como diminuirá a rotatividade de funcionários e os gastos com treinamentos e reposições. Incentive o melhor em seus colaboradores e colha os resultados!

3. Encontre formas de flexibilizar horários e locais de trabalho

Qualidade de vida tem sido uma questão recorrente e importante na pauta contemporânea. A preocupação com exercícios físicos, dieta saudável e mais tempo para a família e os amigos faz com que os profissionais mais qualificados deem preferência a empregos que permitam alguma flexibilidade entre trabalho e vida pessoal.

Você pode oferecer essa possibilidade a eles sem comprometer os prazos da empresa das seguintes formas:

  • permita que parte do trabalho seja feita em casa em número limitado e preestabelecido de horas dentro da semana;
  • ofereça a oportunidade aos funcionários de saírem um pouco mais cedo para buscar os filhos na escola ou mesmo assistir a uma partida de futebol deles no horário de almoço;
  • seja ainda mais flexível com aqueles colaboradores que demonstram compromisso com os bons resultados da empresa — isso os deixará gratos e os incentivará a serem ainda melhores profissionais;
  • em caso de urgência, como problemas de saúde na família, não hesite em ser compreensivo e permita o uso de algumas de suas horas fora do ambiente de trabalho sem haver desconto na remuneração.

É importante frisar, mais uma vez, que tudo isso deve ser feito com equilíbrio e parcimônia. De nada adiantará criar um clima acolhedor se isso não produzir bons resultados para a empresa.

Saiba discernir a necessidade de oferecer melhor qualidade de vida e trabalho ao seu colaborador com a real demanda em flexibilizar alguns pontos dessa relação. Assim todos sairão ganhando.

4. Propicie momentos de descontração e interação entre os colaboradores

Algumas empresas com relações de trabalho mais flexíveis e ambientes modernizados oferecem espaços de relaxamento, como salas para leitura e meditação, ou mesmo outras vantagens, como cupons para teatro, espetáculos e descontos em academias.

São muitas as formas de você demonstrar que valoriza a qualidade de vida dos seus colaboradores, e elas não se resumem a vantagens individuais.

Separar um momento para happy hour, piquenique ou até mesmo viagens coletivas, como algumas empresas de grande porte têm feito com seus funcionários, é uma excelente maneira de integrar relaxamento e integração entre os colaboradores.

Esses momentos podem propiciar também lampejos para novas ideias transformadoras que visam beneficiar a empresa. Pense nisso!

5. Não hesite em pedir a opinião dos seus colaboradores

Se você está realmente interessado em entender, aprimorar e valorizar a experiência do funcionário, é essencial que em algum momento avalie com eles como enxergam essas possíveis melhorias realizadas no ambiente organizacional.

Cada empresa, de acordo com o número de colaboradores e a estrutura que possui, tem uma forma de abordar e reunir seus funcionários para discutir resultados e novas formas de trabalho. Tenha discernimento sobre qual a melhor maneira para você realizar essa checagem e procure identificar as principais contribuições dadas nesse diálogo.

Você certamente se surpreenderá com o feedback dos seus colaboradores e descobrirá ainda novas formas de aprimorar a experiência do funcionário e a produtividade dentro da empresa.

Se você gostou do nosso artigo, compartilhe nas redes sociais. Muitos profissionais de RH e empresas ainda precisam compreender a importância da experiência do funcionário.

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