Com a crise econômica no país, os profissionais precisam se esforçar cada vez mais para entrar no mercado de trabalho. Segundo dados do IBGE, a taxa de desemprego no Brasil ficou em 13,6% no primeiro trimestre de 2017. Em meio a esse número cada vez maior, surge a pergunta: como encontrar a vaga certa para o meu perfil?
A primeira coisa que você precisará é encontrar um diferencial que o destaque frente aos demais concorrentes. Ter foco também é fundamental nessa fase, visto que muitas oportunidades que não condizem com as suas habilidades aparecerão, mas como o seu objetivo é alinhar o perfil e o cargo é preciso refletir.
Pensando nisso, no artigo de hoje o guiaremos na busca da melhor colocação profissional de acordo com a compatibilidade do seu perfil. Continue conosco e saiba quais são os erros mais comuns e o que é preciso fazer para voltar para o mercado!
Optar por um currículo genérico pode prejudicá-lo (e muito) na hora de competir por uma vaga de emprego. Cada empresa tem as suas especificidades, bem como estilos diferentes de trabalho. Logo, montar um documento com todas as suas experiências, cursos e afins pode ser um verdadeiro erro.
O primeiro passo para resolver esse problema é entender sobre a instituição onde você deseja trabalhar. Quais são seus valores, sua missão e visão? O estilo de trabalho combina com você? A partir disso, será possível personalizar o seu currículo, ressaltando as habilidades que estão alinhadas com a organização.
Alguns profissionais têm anos de experiência e acham que isso basta para mantê-los no emprego. Porém, quando eles saem à procura de trabalho, percebem que os tempos mudaram e que capacitação e atualização são essenciais.
Logo, procure estar atento às novas tendências de mercado. Esteja sempre em contato com as tecnologias modernas, procure participar de eventos da sua área e leia muito, principalmente, as notícias de política, economia e do setor em que você atua.
Muitos profissionais desempregados pensam que não devem restringir a procura por vagas. Ou seja, eles acreditam que buscar várias opções será mais vantajoso do que concentrar os esforços apenas em cargos para os quais são qualificados. Na verdade, é o contrário que acontece.
Nem todas as vagas são boas opções, por mais que você necessite de um emprego — e é fundamental ter consciência disso. O seu desejo é ter um bom trabalho, estabilidade e oportunidades de crescimento. Então busque as empresas que podem oferecer isso e funções que sejam condizentes com suas habilidades e competências.
Um dos maiores erros de quem deseja se recolocar no mercado é não se planejar. Principalmente, para as pessoas procuram um trabalho, esse plano é bastante negligenciado, basicamente pelo fato de acreditarem que terão tempo de sobra.
Como estão fora do mercado, os profissionais em transição acabam se dedicando a outras atividades. Assim, se esquecem de que precisam ter um horário para realizar a busca. Por esse motivo, ter organização, criar seus métodos de procura e tornar isso uma meta farão com que você tenha mais sucesso na empreitada.
Em uma era em que praticamente todas as pessoas estão nas redes sociais, os recrutadores avaliam os candidatos por elas. Por isso, é bom manter esses canais atualizados e mais formais. Essa regra vale principalmente para o LinkedIn, que tem como finalidade criar vínculos profissionais. Inclusive, manter um perfil ativo nele ajudará você a ter mais visibilidade.
No entanto, vale lembrar de algumas dicas para canais mais informais, como Facebook, Instagram e Twitter. Evite entrar em discussões que demonstram intolerância, fazer posts preconceituosos e afins. Os recrutadores estão de olho em tudo isso, logo, é melhor ter atenção, assim, você evita problemas.
Uma dica básica para quem deseja boas vagas de emprego é investir no networking. Portanto, mantenha-se em contato constante com colegas de antigos empregos e também com profissionais que trabalham na mesma área que você, pois eles podem indicá-lo para boas vagas.
No entanto, esse relacionamento profissional não deve ser visto apenas como uma troca de favores. O networking deve ser usado estrategicamente e beneficiar ambas as partes, o que pode acontecer por meio de troca de conhecimento e desenvolvimento de habilidades.
Hoje, existem opções excelentes para os trabalhadores que desejam encontrar uma vaga para o seu perfil. Os sites que fazem recrutamento são as melhores, visto que oferecem vagas em diversas empresas, dando uma possibilidade maior de escolha.
Entretanto, é fundamental lembrar de que é preciso manter o currículo sempre atualizado, assim, será mais fácil atrair os recrutadores para que eles o chamem para entrevistas. Não se esqueça também de verificar a confiabilidade do site.
Se você observar que as vagas exigem mais competências do que você tem em seu currículo, será preciso investir em capacitação. Na web, existem milhares de opções gratuitas e de qualidade. Aproveite esse tempo também para melhorar o idioma e pesquisar sobre as empresas onde gostaria de trabalhar. O que os seus funcionários têm de diferencial? Aposte nessa pesquisa para se destacar.
Use os meios online para se preparar para as futuras oportunidades, aproveite para buscar em fóruns algumas dicas de profissionais que encontraram a vaga “perfeita” e veja o que eles fizeram. Com certeza, você se tornará um candidato mais completo.
Um dos fatores que mais prejudicam os candidatos na hora de buscar a vaga ideal é o desespero. Consequentemente, isso gera problemas, como a escolha de cargos que não tenham compatibilidade com o tipo de profissional que você é, gerando frustração.
Tenha em mente que a busca precisa ser planejada e que ela pode demorar. Nesses momentos, a melhor amiga do candidato é a resiliência. Uma contratação pode não ter dado certo, mas outras oportunidades, até melhores, virão.
Encontrar uma vaga ideal não é tarefa simples, mas com as nossas dicas, esse trabalho ficará mais estruturado, aumentando consideravelmente as suas chances de sucesso.
Agora que você já sabe como encontrar a vaga certa, que tal nos seguir nas redes sociais e ficar sempre por dentro das novidades que postamos? Estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter e YouTube!