Blog ManpowerGroup Brasil

Agradecimento na entrevista de emprego: qual o comportamento ideal? | Blog ManpowerGroup

Escrito por ManpowerGroup Brasil | 21/05/18


Aproveite para descansar os olhos e ouça esse conteúdo! Clique no play acima!

O agradecimento na entrevista de emprego é um aspecto ainda pouco discutido quando se pensa em qual o comportamento ideal para se conquistar um posto de trabalho. Muito se fala em dicas sobre como montar o currículo e agir de maneira correta na entrevista, mas pouco se explora sobre esse outro ponto tão importante para o sucesso do candidato.

Se você ainda não sabia da importância do agradecimento na entrevista de emprego quer tirar o máximo proveito dessa abordagem, confira as questões que separamos a seguir. Você verá que um simples detalhe pode fazer toda a diferença!

Como realizar o agradecimento na entrevista de emprego presencialmente?

Caso você tenha chegado até a etapa da entrevista, já é um belo motivo para agradecer. Depois de analisarem diversos currículos e trajetórias profissionais, você foi escolhido para participar desse momento face a face com o recrutador, o que certamente pode ser decisivo para sua contratação.

Por isso, se chegou até aí e o recrutador já começar o diálogo logo com um “obrigado por ter vindo”, aproveite também para agradecer pela oportunidade de estar lá e pelo tempo dispendido para estar com você.

Se o gesto do entrevistador for um aperto de mão, faça isso de maneira firme e olhando nos olhos, sem ser agressivo, obviamente. Dessa forma, você passará credibilidade com as suas palavras e começará a entrevista com o pé direito.

Lembre-se também que o agradecimento não precisa ser extremamente humilde, como se você parecesse desesperado, apenas se comunique de maneira parcimoniosa e gentil.

Como agradecer virtualmente?

O agradecimento virtual pode vir, basicamente, de duas formas: você pode responder ao e-mail que algumas empresas mandam após a entrevista aos candidatos ou tomar a iniciativa de escrever uma mensagem ao recrutador agradecendo e fortalecendo o contato feito naquele mesmo dia.

O bom disso é que o entrevistador poderá lembrar de você mais uma vez e ter certeza do seu interesse em trabalhar na empresa. Além disso, você pode usar a oportunidade para esclarecer algum ponto da entrevista de forma sutil. Um exemplo disso seria:

“Caro (nome do recrutador),

Envio este e-mail para agradecer a oportunidade de estar hoje na empresa (nome da corporação) realizando a entrevista para a vaga de emprego (especifique o cargo ao qual está concorrendo).

Aproveito para complementar a informação sobre a minha atuação na área (continue uma resposta que não foi completada) a fim de dar uma informação mais completa do meu trabalho.

Aguardo com interesse um novo contato a fim de seguir adiante nesse processo seletivo.

Att.,

(sua assinatura).”

Assim você encerra com seu nome, telefone e profissão (sua assinatura de e-mail), demonstrando de forma cordial que agradece a oportunidade e tem real interesse na vaga.

Como manter contato com o recrutador?

Algumas empresas têm usado não só o contato por telefone e a entrevista presencial para realizarem seus processos seletivos, mas também WhatsApp ou uma plataforma própria para se comunicar com seus candidatos.

Pense sempre que as mesmas regras de boa convivência que existem no contato presencial com o recrutador devem valer também para as mídias utilizadas.

O diferencial que você deve estar atento é o fato de que uma frase mal colocada em texto pode se tornar difícil de contornar depois. Por isso, leia bem o que escreveu antes de enviar qualquer mensagem ao entrevistador ou à empresa que está em contato com você.

Se já tiver enviado o e-mail de agradecimento e agradecido presencialmente — o ideal é que você realize ambos —, mas não obteve nenhuma resposta, você pode fazer mais uma tentativa depois de alguns dias: averigue se há algum resultado e quando será a próxima etapa.

Todos esses assuntos podem te manter mais próximo do recrutador e, se feitos com educação e inteligência, podem até contar como ponto a favor por demonstrar seu interesse e compromisso com a entrevista feita.

Como evitar gafes na entrevista?

Todos temos dúvidas de como nos comportar em situações formais que exigem certas regras de etiqueta, as quais nem sempre estamos familiarizados. Nesse sentido, evitar possíveis gafes na entrevista se torna uma ótima forma de se conseguir o sucesso profissional que você tanto almeja.

Alguns pontos a serem evitados são:

  • pensar que você só está sendo avaliado quando entra para a sala do recrutador; aja bem desde o momento de entrar até o sair da empresa;

  • não controlar a euforia e se comportar de forma muito agitada e animada com o entrevistador e demais pessoas da empresa;

  • contar com o improviso e não treinar dias antes os principais pontos da sua trajetória profissional, a fim de não ficar sem resposta na entrevista;

  • se vestir de forma extravagante ou mesmo que discreta, mas fora da cultura da empresa ao qual tem interesse em trabalhar;

  • não saber expressar que está ansioso como forma de tranquilizar a si mesmo e explicar a situação ao recrutador.

Esses são apenas alguns pontos básicos, mas que, se não forem observados, podem acontecer inesperadamente. Pense que você não é o único a se sentir pressionado nessa situação e se souber lidar com isso poderá se destacar na entrevista.

Qual é o comportamento ideal?

Bom, se falamos das gafes, certamente existe um comportamento ideal para entrevistas de emprego, não é mesmo? Inclusive alguns deles são justamente a antítese dos erros citados acima. Se você não sabe do que estamos falando, é só ficar atento às questões abaixo:

  • observe bem o que foi dito no seu currículo e esteja seguro que é capaz de explicar de forma convincente os principais pontos;

  • pesquise sobre a empresa na qual está interessado para estar seguro na entrevista e conhecer a cultura corporativa;

  • aproveite a sua pesquisa para se vestir adequadamente à situação, as startups, por exemplo, têm uma forma diferente de lidar com isso;

  • cuide da postura corporal, contato visual e aperto de mão forte; a desatenção com esses aspectos podem ser sinal de insegurança;

  • não minta, isso é comprometedor profissionalmente e você perderá a chance de imprimir a marca da sua autenticidade.

Não existem fórmulas de como se sair bem em uma entrevista de emprego, mas é possível, sim, cuidar de certas questões que te deixarão mais seguro nesse momento profissional tão importante.

Se você gostou de saber como o agradecimento na entrevista de emprego pode te ajudar a ir mais longe na busca por recolocação profissional, siga-nos nas redes sociais para receber novas informações! Estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.