Clique no play para ouvir a narração deste conteúdo!
O mercado de trabalho vem passando por inúmeras transformações ao longo dos últimos anos. Como toda mudança traz novos desafios, acompanhar as tendências de RH de perto se tornou ainda mais urgente para as empresas que desejam continuar competitivas.
Para atrair e reter bons profissionais, é fundamental que os líderes de RH fiquem atentos ao que os talentos querem e estejam alinhados às melhores práticas, ferramentas e metodologias que acompanham a evolução do setor.
Ao longo deste artigo, te convidamos a conhecer mais sobre as tendências de RH e, assim, construir estratégias que melhorem a gestão de pessoas na sua empresa em um contexto de rápidas mudanças, aceleração digital e escassez de habilidades.
Boa leitura!
Não há dúvidas de que os líderes são figuras determinantes para a construção de times engajados e altamente produtivos. Sendo assim, a adaptação das empresas às transformações que impactam o ambiente de trabalho deve passar, necessariamente, por eles.
A premissa é simples: conforme as exigências dos colaboradores e do mercado mudam, a liderança também precisa mudar para continuar guiando a organização rumo ao sucesso. E é por isso que o treinamento contínuo destes profissionais é visto, hoje, como uma prioridade.
É possível acompanhar também que a era do "CEO herói" está chegando ao fim. As polêmicas recentes envolvendo Elon Musk e a queda nas ações da Meta mostram que grandes companhias estão perdendo a confiança em seus líderes.
De acordo com a publicação Big Ideas 2023, do LinkedIn Notícias, muitos funcionários acabam se desapontando com lideranças que não demonstram humildade ou vulnerabilidade.
Para 2023, a expectativa é de que as organizações coloquem suas forças na construção de líderes cada vez mais humanos, com destaque para o desenvolvimento de soft skills como empatia, adaptabilidade e autenticidade.
Embora as prioridades mudem de acordo com a geração, uma coisa é certa: bons benefícios seguem sendo uma peça-chave na atração e retenção dos melhores talentos. Por isso, os benefícios também fazem parte das tendências de RH para 2023.
Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de mudar as iniciativas nesta frente, trazemos um dado importante: segundo levantamento realizado pela Betterfly, 77% dos trabalhadores gostariam que a sua empresa melhorasse o pacote de benefícios que oferece atualmente.
Entre os vistos como mais importantes, destacam-se: plano de saúde, seguro de vida, benefícios flexíveis, vale-alimentação, adiantamento de salário, planos de academia e apoio psicológico.
Ainda falando sobre o que os colaboradores querem, não podemos deixar de citar a crescente preferência por regimes de trabalho mais flexíveis.
Para muitos profissionais, inclusive, a flexibilidade já importa mais do que o salário ou a oferta de bons benefícios na hora de se aplicar para uma vaga. Tanto que a consolidação do trabalho híbrido e remoto está entre as tendências de RH previstas para 2023.
Quando falamos de flexibilidade, precisamos citar também o movimento contra a vigilância no trabalho, que aumentou nos últimos meses. Durante a pandemia, foram implementadas tecnologias para monitorar os colaboradores remotos. Contudo, as empresas já estão percebendo que tal atitude acaba, na verdade, corroendo a produtividade e o relacionamento com os funcionários.
É neste contexto, também, que novos arranjos ganham força. Esse é o caso da gig economy, modelo no qual profissionais atuam de forma autônoma, realizando serviços pontuais com duração previamente estabelecida, para uma ou mais empresas.
Em meio a tantas mudanças, a missão dos gestores de pessoas é buscar formas de manter os talentos engajados e alinhados aos valores da empresa — independentemente de onde eles estiverem atuando!
Já parou para pensar que, pela primeira vez na história, há quatro gerações compondo os quadros de colaboradores? Baby boomers, Geração X, Millennials e Geração Z, todos juntos!
Com a previsão de que 57% da força de trabalho no país tenha mais de 45 anos até 2040, a tendência é que essa diversidade etária só aumente daqui pra frente.
Diante deste cenário, o RH assume um papel primordial: o de combater o etarismo e contribuir com a construção de um ambiente de trabalho inclusivo, no qual todos se sintam à vontade para entregar o seu melhor.
Você já deve ter ouvido falar que a capacidade de agir com base em dados é o novo petróleo. Não é de se estranhar, portanto, que o People Analytics continuará impactando as estratégias de RH ao longo de 2023.
Vale lembrar que essa é uma metodologia baseada na coleta e análise de dados aplicada à gestão de pessoas, por meio da qual muitas empresas já têm conseguido tomar decisões mais certeiras em relação à contratação, desenvolvimento e engajamento de talentos.
São tantas vantagens que, segundo uma pesquisa realizada pela Visier, organizações com uma estratégia avançada em People Analytics tendem a apresentar margens de lucro 56% mais altas e um retorno 22% maior sobre os ativos.
Segundo o relatório The Top HR Trends and Priorities For 2023, da Gartner, 36% dos líderes de RH dizem que suas estratégias de sourcing têm se mostrado insuficientes para encontrar profissionais com as habilidades de que precisam.
Esse fato tem tudo a ver com um problema sobre o qual sempre falamos: o índice de escassez global de talentos atingiu 75% em 2022, fazendo com que 3 em cada 4 empregadores relatassem dificuldades na hora de preencher suas vagas.
Em meio a esse cenário, a busca por novas estratégias de recrutamento ganha força – o que inclui não apenas os pontos que já citamos acima, como a oferta de benefícios mais atrativos, mas também a adoção de tecnologias que melhorem a eficácia do processo como um todo.
Entre as tendências do RH do futuro que se sobressaem fortemente nesta frente, o destaque fica por conta de softwares que reúnem as tecnologias de People Analytics, Inteligência Artificial e Machine Learning, além de estratégias diferenciadas de recrutamento, como o Executive Search e o Hunting.
Proporcionar uma experiência positiva durante todo o ciclo de vida do colaborador é a melhor forma de engajar e reter bons talentos. Sendo assim, o Employee Experience se tornou um termo frequente no vocabulário do RH.
A ideia principal por trás deste conceito é posicionar os trabalhadores no centro das decisões tomadas pelo setor e, assim, criar vivências cada vez mais significativas para eles. Isso, por sua vez, demanda um verdadeiro mix de estratégias.
Veja algumas das principais:
Como dissemos, o mercado vem passando por transformações em uma velocidade cada vez maior. E, como você já deve ter percebido, esse é um movimento capaz de gerar insegurança e até mesmo desgaste para muitos profissionais.
De acordo com o relatório da Gartner, 45% dos líderes de RH ouvidos por eles dizem que seus funcionários estão cansados de todas as mudanças. Como isso não deve parar tão cedo, a grande prioridade do setor será construir uma estratégia capaz de apoiar e envolver os colaboradores ao longo de toda a jornada de transformação.
Se a sua empresa está disposta a oferecer o que os colaboradores querem, então a preocupação com o bem-estar não pode ser deixada de lado. Como mostramos na pesquisa The Great Realization, 3 em cada 10 trabalhadores querem mais tempo para cuidar da saúde mental.
Essa demanda crescente vai exigir que os empregadores sejam explícitos sobre seu dever crescente de proteger o emocional de seus profissionais, reforçando a importância da construção de lideranças mais humanizadas e de ações que apoiam a busca por qualidade de vida e equilíbrio.
Vale pontuar, aqui, que as companhias que investem nisso só têm a ganhar: colaboradores felizes com o local de trabalho tendem a serem mais produtivos, engajados e a recomendarem a empresa para amigos e conhecidos!
Finalizando a lista de tendências de RH para 2023, temos uma das ferramentas de gestão de pessoas mais importantes quando se trata de criar possibilidades de aprendizado e desenvolvimento contínuo nas organizações: o feedback.
Uma das apostas para 2023 é que os líderes de RH vão buscar por ferramentas e metodologias cada vez mais avançadas para colocar essa prática em ação e melhorar a efetividade dela.
Entre elas, estão incluídas desde softwares de avaliações de desempenho até a adoção de novas abordagens de feedback, como o feedforward – conceito que propõe uma forma mais expansiva e dinâmica de comunicar aos colaboradores como eles estão se saindo e como podem melhorar.
O ano de 2023 promete muitos desafios. Mas o primeiro passo para superá-los você já deu: estar por dentro dos processos que podem ser adotados a favor da gestão de talentos da sua empresa.
Mais do que saber em quais tendências de RH ficar de olho, você deve ter em mente que, para sobreviver em um mundo veloz e de constantes transformações, qualificar e requalificar serão as palavras de ordem.
Por isso, antes de nos despedirmos, queremos deixar uma sugestão de conteúdo que tem tudo a ver com o assunto: 4 estratégias para criar uma força de trabalho qualificada. Aproveite para dar uma olhada agora ou salve para ler depois!
E se você está precisando de apoio para acompanhar as tendências de RH e transformar a gestão de pessoas na sua empresa, não deixe de conversar com a nossa equipe de consultores de Right Management da Talent Solutions, a solução global de gestão da força de trabalho do ManpowerGroup.