Potencializar processos e otimizar o tempo já se tornaram tarefas determinantes para uma gestão de RH eficaz. Afinal, sabemos que você, como profissional do departamento de Recursos Humanos, tem atividades estratégicas suficientes para desempenhar e ainda precisa executar tarefas operacionais, não é mesmo?

Nesse contexto, nada melhor do que buscar formas de aperfeiçoar sua metodologia e transformar pequenos procedimentos do dia a dia em pilares que fortaleçam o seu trabalho.

Para te ajudar nessa missão, separamos uma série de ferramentas que poderão tornar a sua rotina muito mais funcional. Acompanhe o nosso post e conheça plataformas para auxiliar a operação da sua gestão!

10 aplicativos para auxiliar a rotina da gestão de RH

Com as ferramentas certas em mãos, você pode utilizar o seu tempo com o que, verdadeiramente, precisa ser contemplado: viabilizar novos projetos, gerenciar seus colaboradores, demandar tarefas, melhorar a produtividade da equipe, entre outros. Pensando nisso, fizemos uma seleção de armazenadores e organizadores para manter a sua gestão de RH completa e organizada. Confira!

  1. Trello

Quanto mais disciplina, mais será possível melhorar o seu fluxo de trabalho e promover os melhores resultados, não é mesmo? Aplicativos como o Trello, por exemplo, trazem soluções tecnológicas simplificadas, mas que proporcionam uma grande facilidade ao estipular metas e realizar direcionamentos para sua equipe.

Com essa ferramenta, é possível otimizar o trabalho do time de forma intuitiva e visual, sem complicação: o Trello permite que você visualize todo o fluxo em um só lugar. Isso significa que você não irá precisar mais se preocupar com trocas de e-mails, notas autoadesivas espalhadas pela mesa ou ainda sistemas operacionais complicados para gerir seus projetos.

Além disso, a plataforma permite ser ajustada de acordo com a necessidade de cada demanda: crie painéis, adicione quantas pessoas quiser, solicite atividades com prazos para um único colaborador ou para um time específico. Um verdadeiro facilitador para agilizar a comunicação com o seu grupo e o cumprimento de tarefas.

  1. Evernote

Vai ficar muito mais fácil aumentar a sua produtividade e a dos colaboradores com o Evernote – um aplicativo de anotação completo. Com ele, você poderá capturar ou priorizar ideias e compartilhar com sua equipe como uma espécie de agenda inteligente que gerencia lembretes e anotações.

A maior praticidade da ferramenta fica por conta dos filtros detalhados: é possível realizar pesquisas rápidas, tudo para encontrar com agilidade suas notas registradas. Assim, você evita perder tempo na rotina do trabalho e aperfeiçoa a gestão de informações. O Evernote ainda possibilita colocar prazos nas tarefas, ou seja, você nunca perde a data das entregas. Lembrando que o app possui versão gratuita e encontra-se disponível para todas as plataformas digitais!

  1. Slack

O Slack irá ajudar sua equipe a trabalhar em conjunto e realizar tarefas com mais integração. A ferramenta funciona como se fosse um chat de conversa entre times, ou seja, é um lugar em que o grupo pode conversar via mensagens de texto, voz, imagens, vídeos e anexos, além de também possibilitar chamadas de vídeo e de áudio entre os participantes.

A comunicação do Slack acontece por meio de canais que podem ser organizados por projeto, tópico ou time. Dessa forma, o app consegue controlar toda a comunicação da empresa dentro de uma sala de bate-papo. Além de ser um facilitador para conversar com colaboradores, a ferramenta também pode ser utilizada como comunicador direto com possíveis clientes, parceiros ou fornecedores.

Você pode testar a ferramenta gratuitamente, já que essa versão contém recursos que suprem pequenas e médias equipes. Caso queira, assine a opção paga e explore muitas outras funcionalidades do aplicativo.

  1. CamScanner

Para quem não conhece, o CamScanner é uma ferramenta de digitalização e compartilhamento que, como um scanner móvel, gerencia documentos digitalizados instantaneamente. Com alta resolução, o aplicativo melhora automaticamente a qualidade da imagem, graças à sua tecnologia que torna o arquivo mais nítido. O CamScanner tem um pequeno editor de imagens, que possibilita cortar, redimensionar e realizar outras edições para que seu documento fique no molde que precisa.

Para utilizar, basta colocar o papel que deseja escanear em uma superfície clara e, de preferência, em um ambiente claro. Pronto! Deixe o aplicativo cuidar de todo o resto. Você poderá compartilhar suas digitalizações para qualquer lugar – e-mail até redes sociais – e facilitar seus processos.

  1. Asana

Com o Asana você disponibiliza mais tempo para o que realmente importa. Essa plataforma tem o intuito de gerenciar tarefas colaborativas, com foco em metas e tarefas diárias. Nele, você consegue criar os objetivos de sua equipe e poderá acompanhar em tempo real o projeto, o status, o progresso, as datas, as prioridades e as pessoas envolvidas.

Os grandes diferenciais do app são os recursos práticos: muito intuitivo e fácil de manusear. É ideal para levar agilidade e simplicidade para os processos de sua empresa e, claro, para a sua gestão. O Asana está disponível na versão gratuita para web e dispositivos móveis.

  1. Google Drive

Muito provavelmente você já ouviu falar sobre as ferramentas do Google, certo? Por isso, vale ressaltar: elas ajudam a ter uma gestão de RH organizada e inteligente. O  Google Drive é um desses aplicativos – um lugar seguro para todos os seus arquivos. Além de ser bastante intuitivo e fácil de usar, com ele, você restringe acessos apenas para pessoas que você determinar que podem visualizar ou editar arquivos ou pastas.

Essa plataforma elimina o uso de intermináveis pilhas de papéis arquivados. Assim, você mantém todos seus documentos armazenados online, podendo editá-los sempre que necessário, apenas com uma conexão de internet. Aliás, o Drive ainda pode ser utilizado como rede, no qual você pode compartilhar e receber diversos arquivos com facilidade. Lembrando que ele sincroniza com todos os seus dispositivos que estejam conectados a partir do seu e-mail do Gmail.

  1. Google Keep

Já imaginou guardar suas ideias em forma de notas, listas e lembretes de voz em qualquer lugar? Com o Google Keep você consegue tudo isso. Essa ferramenta vai te ajudar a deixar as tarefas mais importantes organizadas: deixando os registros de qualquer anotação sempre visível e integrada às demais ferramentas do Google.

Você ainda consegue definir lembretes em formato de post-it com base em horário e local, além de poder criar listas de atividades e dar check em cada tópico quando concluído. A ferramenta é gratuita e compatível com smartphones, tablets e computadores.

  1. Google Documentos

Editar e compartilhar todos os seus documentos onde quer que você esteja nunca foi tão fácil. Mais um produto do Google para complementar e otimizar sua gestão de RH. O Google Documentos auxilia na criação de arquivos de texto com facilidade e recursos simples de edição.

Qualquer pessoa com conta de e-mail no Gmail pode utilizar essa ferramenta gratuitamente para elaborar conteúdos. A plataforma disponibiliza a funcionalidade de compartilhar documentos com pessoas específicas a partir de links que podem ser habilitados para editar, comentar ou apenas visualizar o arquivo. Assim, você nunca mais precisará imprimir e acumular papéis, basta compartilhar e pronto!

  1. Google Planilhas

As planilhas costumam ocupar bastante tempo entre as tarefas que envolvem o departamento de Recursos Humanos. Por isso, use e abuse do Google Planilhas para criar e editar arquivos de forma ágil e online. Sua funcionalidade é muito parecida com a do Google Documentos, já que também é compartilhável e você poderá restringir acessos para determinadas pessoas.

É possível visualizar, montar e editar planilhas sempre que quiser, basta sincronizar com seu e-mail do Gmail. Todos os arquivos que você criar também ficam disponíveis no Google Drive.

  1. Google Apresentações

Conte histórias com apresentações que você pode criar e levar por onde for. Essa é a proposta do Google Apresentações, que oferece uma ótima oportunidade de destacar ideias e informações para seus colaboradores ou clientes em diferentes temas, formatos e fontes. A ferramenta possibilita utilizar inúmeros recursos para criar apresentações animadas, com vídeos, sons e outras multimídias.

Também muito parecido com o Google Docs e o Google Planilhas, esse aplicativo é gratuito, permite acesso, criação e edição em qualquer lugar e qualquer hora, além de gerar um link que pode ser compartilhado e personalizado de acordo com suas necessidades. Para criar um arquivo use o seu navegador ou faça o download no seu dispositivo móvel.

Viu só como as ferramentas certas podem otimizar a sua gestão de RH? Para inovar, demandar tarefas, facilitar a comunicação e tornar a rotina mais leve, opte por experimentar essas plataformas. Deixe o seu comentário e conte para a gente se as ferramentas estão te ajudando, combinado? Aproveite também para ficar por dentro dos indicadores de recrutamento e seleção indispensáveis para a gerência.