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Entrevistas por telefone: 7 dicas para se adaptar

5 min de leitura

Publicado em 09/10/17

Atualizado em Julho 27, 2021

O processo de seleção para uma vaga pode ter várias etapas e é preciso estar preparado para todas elas. Entrevistas por telefone, por exemplo, são mais comuns do que se imagina. O método tem algumas particularidades, mas é simples se adaptar e, com alguma preparação, o candidato certamente pode se sair muito bem.

Normalmente, as entrevistas por telefone acontecem depois da análise do currículo. Ou seja, as habilidades descritas se enquadraram no perfil da vaga e o recrutador agora quer apenas confirmar algumas informações.

No entanto, se o candidato não estiver bem preparado, as chances de avançar no processo podem acabar indo por água abaixo. Por isso, destacamos 7 importantes dicas para que você se adapte às entrevistas por telefone e garanta uma boa performance — quem sabe dessa forma você conquiste a tão esperada vaga! Confira abaixo.

1. Prepare o ambiente

Falar ao telefone com muito barulho em volta nunca é muito agradável, não é mesmo? Durante uma entrevista de emprego, então, pode ser bastante prejudicial. Isso porque é imprescindível ouvir muito bem o que o recrutador está perguntando para que você possa responder com precisão e com segurança.

Da mesma forma, para quem está do outro lado da linha, ruídos excessivos ou vozes alteradas podem significar que a pessoa não deu a devida importância para o momento da entrevista. Por isso, procure um local silencioso, onde você possa ficar à vontade, escutar bem o outro lado da linha e se fazer ouvir.

2. Estude sobre a vaga e sobre a empresa

Como nas entrevistas presenciais, na conversa por telefone é bem importante mostrar que você conhece a empresa e está por dentro das especificidades da vaga. Nada pior que um candidato que não sabe direito os requisitos para o cargo ou desconhece coisas básicas sobre o negócio e sobre os valores da companhia.

No entanto, isso é bastante comum e demonstrar esse interesse pode ser um grande diferencial no momento da seleção.

Então, para sair na frente dos concorrentes, é importante se preparar antes. Busque informações da empresa na internet e, se possível, com funcionários (atuais ou antigos). Na hora da conversa via telefone, deixe claro que você teve esse cuidado, que foi atrás de dados relevantes e que está interessado em saber mais.

3. Ouça com atenção

Mesmo que bata um nervosismo na hora da entrevista, tente manter a calma e prestar atenção em cada uma das perguntas. Ouça em silêncio e espere que a pessoa do outro lado da linha conclua o pensamento. É muito ruim quando o candidato atropela o recrutador, interrompendo-o no meio de uma pergunta, por exemplo.

O ideal é aguardar o fim de cada questionamento, refletir rapidamente sobre ele e só então dar uma resposta. Tudo de maneira tranquila e segura. Você não precisa ficar afobado: respeite seu tempo. É muito melhor se alongar na ligação do que responder a primeira coisa que vem à cabeça.

4. Fale com clareza

Na hora de responder às dúvidas do entrevistador, procure falar pausadamente, com perfeita clareza. Não tente ser quem você não é, interpretando um personagem que acredita ser mais agradável do que você. Mostre interesse no que ele tem para lhe dizer e em trabalhar na empresa. Faça perguntas oportunas e não fique com dúvidas ao final da ligação.

Aja naturalmente, com objetividade, sem tentar ser rebuscado demais. Como não será possível ver suas expressões faciais, a comunicação verbal precisa ser a mais clara possível, sem chance para subjetividades e dúvidas.

5. Tenha cuidado com o tom de voz

Procure manter a voz linear, sem sussurros, mas também sem gritos. Como não haverá contato visual, é por meio da sua forma de falar que o recrutador irá construir uma imagem. Por isso, você precisa transmitir credibilidade e segurança. Há, inclusive, estudos que apontam uma forte ligação entre o tom de voz e o sucesso na carreira profissional.

A entonação que damos às palavras proferidas, às vezes até inconscientemente, demonstra emoções: bom humor, ansiedade, raiva e tristeza, por exemplo, podem ser percebidas. Igualmente, a forma como usamos a voz passa muitas informações sobre nosso comportamento e nossa personalidade. Então, em uma entrevista, é bom poder controlá-la.

6. Seja descontraído, mas atento ao vocabulário

Jamais, em hipótese alguma, use palavras chulas ou seja grosseiro com a pessoa do outro lado da linha. Da mesma forma, evite piadas de gosto duvidoso, o uso excessivo de gírias ou comentários maldosos de empresas ou pessoas com quem trabalhou anteriormente.

O melhor é ser descontraído sem exageros. Uma informalidade pode ser bem-vinda, mas só se você sentir que o entrevistador deu essa abertura. Fale um português simples e correto — isso já é o suficiente para passar uma boa impressão.

7. Agende um horário, se possível

Ninguém gosta de ser pego de surpresa para uma entrevista. Mas isso pode acontecer. E se você está participando de um processo seletivo, é bom estar sempre preparado. No entanto, se receber uma ligação sem aviso e não puder atender, tente remarcá-la para outro momento.

De maneira nenhuma prossiga com uma entrevista se estava dormindo e foi acordado pela ligação. Sua voz estará embargada e suas ideias não terão a clareza necessária. Agradeça o contato, sugira a mudança, explique brevemente suas razões e tente agendar a conversa para um horário que seja bom para você e para o recrutador.

As entrevistas por telefone não costumam durar muito tempo. Como servem apenas para uma espécie de triagem, duram normalmente entre 10 e 40 minutos. Porém, cada vez mais são levadas em conta e podem ser decisivas na hora de passar um candidato para a próxima etapa. Nem todo mundo fica à vontade com esse tipo de conversa. Mas, seguindo as dicas acima, o resultado certamente será o melhor possível.

Agora que você já sabe como se sair bem em entrevistas por telefone, que tal se manter sempre bem informado sobre processos de recrutamento e seleção? Basta nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e também no YouTube.

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